Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19145 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
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Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente371.12Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)Este trabalho incidiu sobre o desenvolvimento profissional docente e resiliência, num agrupamento TEIP do distrito de Braga. Interessou-nos compreender como os professores veem o seu próprio desenvolvimento profissional e como percecionam as oportunidades de desenvolvimento profissional dentro da escola, para depois compreendermos como estes profissionais se mantêm resilientes na profissão, num tempo em que têm sido alvo das maiores críticas sociais sobre educação. Depois quisemos identificar as oportunidades de desenvolvimento profissional que o projeto educativo deste agrupamento potenciou e quais as representações dos professores sobre o programa TEIP, antes e após a sua implementação. O estudo assumiu uma abordagem qualitativa e foi orientado pelos seguintes objetivos: descobrir os aspetos positivos e negativos da profissão, sentidos pelos docentes nos últimos anos; relacionar a capacidade de resiliência dos professores com as suas condições de trabalho e com o seu percurso profissional; compreender as perceções dos professores sobre desenvolvimento profissional docente; compreender as motivações e constrangimentos dos professores para investirem na sua aprendizagem; identificar as oportunidades de desenvolvimento profissional potenciadas pelo projeto TEIP; relacionar o projeto TEIP com oportunidades de trabalho colaborativo; descobrir o impacto do TEIP na mudança de práticas dos professores ao nível da sala de aula; descobrir o impacto do TEIP ao nível dos recursos pedagógicos. A metodologia adotada privilegiou o estudo de casos, realizado com doze professores, e foram adotadas as narrativas biográficas e entrevistas de grupo como técnicas de recolha de dados. As principais conclusões do estudo vieram reforçar que as relações afetivas criadas com os alunos são a motivação mais forte para que os professores se mantenham resilientes na profissão.This paper focused on teachers’ professional development and resilience in a TEIP (Educational Territories of Priority Intervention) school division, in the district of Braga. We were interested in understanding how teachers see their own professional development and how they perceive the opportunities for professional development within the school to then understand how these professionals keep themselves resilient in their profession during a time when they have been the target of the greatest social criticism. The next goal was to identify the opportunities for professional development that this school’s educational project promoted and what were the teachers’ perceptions regarding the TEIP programme before and after its implementation. This study took on a qualitative approach and was guided by the following objetives: to ascertain the profession's positive and negative aspects felt by teachers during the last few years; to relate teachers’ resiliency capacity to their working conditions and to their professional experience; to understand teachers' perceptions towards professional development; to understand teachers' motivations and constraints in investing in lifelong learning; to identify the opportunities for professional development promoted by the TEIP project; to relate the TEIP project to opportunities for collaborative work; to weigh up the impact of TEIP in the changing of teachers' practices concerning the classroom; to weigh up the impact of TEIP regarding pedagogical resources. The adopted methodology privileged case studying conducted with twelve teachers and biographic narratives and group interviews were used as techniques for data collection were. The main conclusions of this study reinforced that the affective relationships created with students are the strongest motivation for teachers to maintain resiliency in their profession.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoCorreia, Ana Paula Azevedo Gomes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:53.655658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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