Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Paula Azevedo Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19145
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
id RCAP_997d1a5798739c564bce1459760f0dd7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente371.12Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)Este trabalho incidiu sobre o desenvolvimento profissional docente e resiliência, num agrupamento TEIP do distrito de Braga. Interessou-nos compreender como os professores veem o seu próprio desenvolvimento profissional e como percecionam as oportunidades de desenvolvimento profissional dentro da escola, para depois compreendermos como estes profissionais se mantêm resilientes na profissão, num tempo em que têm sido alvo das maiores críticas sociais sobre educação. Depois quisemos identificar as oportunidades de desenvolvimento profissional que o projeto educativo deste agrupamento potenciou e quais as representações dos professores sobre o programa TEIP, antes e após a sua implementação. O estudo assumiu uma abordagem qualitativa e foi orientado pelos seguintes objetivos: descobrir os aspetos positivos e negativos da profissão, sentidos pelos docentes nos últimos anos; relacionar a capacidade de resiliência dos professores com as suas condições de trabalho e com o seu percurso profissional; compreender as perceções dos professores sobre desenvolvimento profissional docente; compreender as motivações e constrangimentos dos professores para investirem na sua aprendizagem; identificar as oportunidades de desenvolvimento profissional potenciadas pelo projeto TEIP; relacionar o projeto TEIP com oportunidades de trabalho colaborativo; descobrir o impacto do TEIP na mudança de práticas dos professores ao nível da sala de aula; descobrir o impacto do TEIP ao nível dos recursos pedagógicos. A metodologia adotada privilegiou o estudo de casos, realizado com doze professores, e foram adotadas as narrativas biográficas e entrevistas de grupo como técnicas de recolha de dados. As principais conclusões do estudo vieram reforçar que as relações afetivas criadas com os alunos são a motivação mais forte para que os professores se mantenham resilientes na profissão.This paper focused on teachers’ professional development and resilience in a TEIP (Educational Territories of Priority Intervention) school division, in the district of Braga. We were interested in understanding how teachers see their own professional development and how they perceive the opportunities for professional development within the school to then understand how these professionals keep themselves resilient in their profession during a time when they have been the target of the greatest social criticism. The next goal was to identify the opportunities for professional development that this school’s educational project promoted and what were the teachers’ perceptions regarding the TEIP programme before and after its implementation. This study took on a qualitative approach and was guided by the following objetives: to ascertain the profession's positive and negative aspects felt by teachers during the last few years; to relate teachers’ resiliency capacity to their working conditions and to their professional experience; to understand teachers' perceptions towards professional development; to understand teachers' motivations and constraints in investing in lifelong learning; to identify the opportunities for professional development promoted by the TEIP project; to relate the TEIP project to opportunities for collaborative work; to weigh up the impact of TEIP in the changing of teachers' practices concerning the classroom; to weigh up the impact of TEIP regarding pedagogical resources. The adopted methodology privileged case studying conducted with twelve teachers and biographic narratives and group interviews were used as techniques for data collection were. The main conclusions of this study reinforced that the affective relationships created with students are the strongest motivation for teachers to maintain resiliency in their profession.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoCorreia, Ana Paula Azevedo Gomes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:53.655658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
title Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
spellingShingle Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
Correia, Ana Paula Azevedo Gomes
371.12
title_short Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
title_full Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
title_fullStr Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
title_full_unstemmed Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
title_sort Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente
author Correia, Ana Paula Azevedo Gomes
author_facet Correia, Ana Paula Azevedo Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Paula Azevedo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv 371.12
topic 371.12
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19145
url http://hdl.handle.net/1822/19145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132499537821696