Aplicação do método de previsão de acidentes do HSM a Portugal: estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliana Maria Ribeiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48056
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Infraestruturas Viárias)
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spelling Aplicação do método de previsão de acidentes do HSM a Portugal: estudo comparativoAcidentesModelos de previsão de acidentesInterseçõesColisõesHSMAccidentAccident prediction modelsIntersectionsMultiple vehicle accidentEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Infraestruturas Viárias)Os acidentes rodoviários serão, num futuro próximo, uma das principais causas de morte a nível global. Por essa razão a gestão da segurança rodoviária é um fator essencial para qualquer país. O método de previsão de acidentes proposto no Highway Safety Manual (HSM), surgiu neste contexto, com o objetivo de fornecer um abrangente conjunto de ferramentas para a gestão de medidas de segurança. Este trabalho teve como objetivo aplicar o modelo proposto pelo HSM a segmentos e interseções, para a previsão da frequência estimada de acidentes, e comparar os seus resultados com os de modelos desenvolvidos e ajustados às condições locais, visando proporcionar confiança na aplicação do método às condições portuguesas. As condições do estudo foram as intrínsecas ao Norte de Portugal, tendo envolvido trechos selecionados em estradas de vários concelhos. Para a previsão da frequência de acidentes foram feitas três abordagens: i) aplicação do método de previsão da frequência de acidentes, sem qualquer ajuste; ii) aplicação do método de calibração, este consistiu na determinação de um fator de calibração, calculado pela divisão do número de acidentes previsto pelo número de acidentes observados nos trechos em estudo; iii) aplicação do método empírico Bayes, que requer dados de sinistralidade históricos. Este procedimento foi aplicado a estradas com uma via em cada sentido em zonas rurais e suburbanas para previsão da frequência média esperada de acidentes (com múltiplos veículos – colisões – e despistes) em segmentos e interseções. A aplicação direta do método conduziu a resultados pouco fiáveis para as interseções, enquanto que para os segmentos em zonas rurais o número de acidentes com múltiplos veículos (colisões) previsto já se aproximou bastante dos valores observados. Contudo, apenas com aplicação do método empírico de Bayes se obteve uma relação entre valores observados e valores previstos aceitável. A seguir, as previsões da frequência de acidentes com múltiplos veículos feitas pelo método empírico de Bayes para interseções inseridas em vias urbanas e suburbanas foram comparadas com as previsões feitas por modelos especificamente desenvolvidos para as condições de estudo. Com a comparação dos modelos concluiu-se que os modelos propostos pelo HSM para as interseções de três ramos inseridas em vias suburbanas e rurais não apresentam um desempenho satisfatório. Conclui-se assim, no que às interseções diz respeito, que é essencial desenvolver-se modelos de previsão da frequência de acidentes adequados às condições locais. Portanto, considera-se que o presente trabalho contribuiu para clarificar a confiança nos resultados de previsão da frequência estimada de acidentes pelo método proposto no Highway Safety Manual no que respeita a interseções suburbanas e rurais.Road accidents will be in the near future, one of the leading causes of death. For this reason road safety management is an essential factor for any country. The accident prediction method proposed in the Highway Safety Manual (HSM), emerged in this context, in order to provide a comprehensive set of tools for managing safety measures. This study aimed to apply the model proposed by HSM to segments and intersections, to determine the estimated frequency of accidents, and compare the results with those delivered from models developed and adjusted to local conditions, in order to provide confidence in the application of the method to Portuguese conditions. The study conditions were intrinsic to the north of Portugal, involving selected stretches on roads of several municipalities. To predict the frequency of accidents three approaches were made: i) application of the method without any adjustment; ii) application of the calibration method, the determination of a calibration factor was done by dividing the number of accidents estimated by the number of accidents observed; iii) application of empirical Bayes method, which requires historical data. This procedure was applied to roads with one lane in each direction in rural and suburban areas to estimate the average frequency of accidents (with multiple vehicles and run offs) for segments and intersections. The direct application of the method led to unreliable results for the intersections, while for the segments in rural areas the number of accidents involving multiple vehicles estimated approached the observed values. However, only with the application of the Empirical Bayes method was obtained an acceptable relationship between observed and predicted values. Next, the frequency of accidents involving multiple vehicles determined by the empirical Bayes method in intersections placed in urban and suburban roads were compared with the predictions made by models developed specifically for the study conditions. From the comparison of models it was concluded that the models proposed by HSM for three leg intersections placed in suburban and rural roads do not perform satisfactorily. Therefore, with respect to three leg intersections, it is essential to develop accident frequency estimation models the suitable for local conditions. Consequently, it is considered that this work helped to clarify the confidence of the outcomes of the method proposed in the Highway Safety Manual to estimate the frequency of accidents with multiple vehicles in suburban and rural intersections.Freitas, Elisabete F.Universidade do MinhoSilva, Liliana Maria Ribeiro da20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48056por201706130info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:08.777486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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