A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Luísa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Romão, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29069
Resumo: As fortes restrições orçamentais têm vindo a pressionar os municípios a aumentar os índices de eficiência, de eficácia e de qualidade no serviço prestado e os sistemas de contabilidade de custos (SCC) devem desempenhar um papel preponderante nesta matéria. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos principais avaliar a implementação do SCC nos municípios portugueses, bem como, analisar a utilidade da informação produzida por este sistema. Para tal, elaborámos um questionário (distribuído pelos 308 municípios), o qual foi utilizado como ferramenta na operacionalização da investigação. Os resultados demonstraram que apenas 58% dos inquiridos já implementou o SCC encontrando-se numa fase de implementação intermédia. Quanto aos outputs produzidos pelo sistema, concluímos que, apesar dos mesmos assumirem um papel importante para os inquiridos, têm ainda uma utilização bastante reduzida, não contribuindo de forma efetiva para a gestão municipal e para o controlo e racionalização dos recursos dos municípios.
id RCAP_1f59e04c802d7d7013f7c5d45b15d81e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portuguesesThe implementation of the cost accounting system in the portuguese municipalitiesLa implementación del sistema de contabilidad de costes en los municipios portuguesesContabilidade Pública. Sistema de Contabilidade de Custos. Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais. Municípios.As fortes restrições orçamentais têm vindo a pressionar os municípios a aumentar os índices de eficiência, de eficácia e de qualidade no serviço prestado e os sistemas de contabilidade de custos (SCC) devem desempenhar um papel preponderante nesta matéria. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos principais avaliar a implementação do SCC nos municípios portugueses, bem como, analisar a utilidade da informação produzida por este sistema. Para tal, elaborámos um questionário (distribuído pelos 308 municípios), o qual foi utilizado como ferramenta na operacionalização da investigação. Os resultados demonstraram que apenas 58% dos inquiridos já implementou o SCC encontrando-se numa fase de implementação intermédia. Quanto aos outputs produzidos pelo sistema, concluímos que, apesar dos mesmos assumirem um papel importante para os inquiridos, têm ainda uma utilização bastante reduzida, não contribuindo de forma efetiva para a gestão municipal e para o controlo e racionalização dos recursos dos municípios.Repositório da Universidade de LisboaPereira, Ana LuísaRomão, Ana Lúcia2023-10-19T13:40:59Z2015-12-302015-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29069por10.5007/2175-8069.2015v12n27p165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-12T01:31:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:19.437015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
The implementation of the cost accounting system in the portuguese municipalities
La implementación del sistema de contabilidad de costes en los municipios portugueses
title A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
spellingShingle A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
Pereira, Ana Luísa
Contabilidade Pública. Sistema de Contabilidade de Custos. Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais. Municípios.
title_short A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
title_full A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
title_fullStr A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
title_full_unstemmed A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
title_sort A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses
author Pereira, Ana Luísa
author_facet Pereira, Ana Luísa
Romão, Ana Lúcia
author_role author
author2 Romão, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Luísa
Romão, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade Pública. Sistema de Contabilidade de Custos. Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais. Municípios.
topic Contabilidade Pública. Sistema de Contabilidade de Custos. Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais. Municípios.
description As fortes restrições orçamentais têm vindo a pressionar os municípios a aumentar os índices de eficiência, de eficácia e de qualidade no serviço prestado e os sistemas de contabilidade de custos (SCC) devem desempenhar um papel preponderante nesta matéria. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos principais avaliar a implementação do SCC nos municípios portugueses, bem como, analisar a utilidade da informação produzida por este sistema. Para tal, elaborámos um questionário (distribuído pelos 308 municípios), o qual foi utilizado como ferramenta na operacionalização da investigação. Os resultados demonstraram que apenas 58% dos inquiridos já implementou o SCC encontrando-se numa fase de implementação intermédia. Quanto aos outputs produzidos pelo sistema, concluímos que, apesar dos mesmos assumirem um papel importante para os inquiridos, têm ainda uma utilização bastante reduzida, não contribuindo de forma efetiva para a gestão municipal e para o controlo e racionalização dos recursos dos municípios.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
2015-12-30T00:00:00Z
2023-10-19T13:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29069
url http://hdl.handle.net/10400.5/29069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5007/2175-8069.2015v12n27p165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133653920382976