(Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, António da Câmara Machado Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22093
Resumo: A dissertação (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana tem como principal objetivo, refletir e fundamentar uma proposta de intervenção arquitectónica na atual Faculdade Motricidade Humana (FMH). Através deste ensaio crítico e desenhado procurou-se entender o modo de atuação mais equilibrado, o planeamento e a adição de um corpo contemporâneo face à pré-existência de uma estrutura escolar. O presente trabalho desenvolve-se em dois momentos. O primeiro correspondente a uma breve contextualização da arquitetura escolar produzida no período do Estado Novo. O segundo consiste na seleção de dois casos de estudo, neste caso duas escolas, cujo projeto se assemelha ao objeto de intervenção construído na mesma época. Através da análise dos desenhos originais e das respetivas memórias descritivas, este ensaio expressa uma observação intuitiva e crítica do autor. Uma recolha exaustiva de fotografias de época, disponíveis em repositórios, e atuais dos projetos em questão, é também compilada neste trabalho. Procurando seguir a configuração dos casos de estudo, é desenvolvido o projeto individual de ampliação da FMH no qual se aplicam os conceitos e as reflexões retirados da análise feita anteriormente.
id RCAP_1f59f596a0d6e4b8b581dcd1b7be0be9
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade HumanaArquitetura escolarReabilitaçãoVale do JamorFaculdade de Motricidade HumanaScholar architectureRefurbishmentJamor valleyFaculty of Human KineticsA dissertação (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana tem como principal objetivo, refletir e fundamentar uma proposta de intervenção arquitectónica na atual Faculdade Motricidade Humana (FMH). Através deste ensaio crítico e desenhado procurou-se entender o modo de atuação mais equilibrado, o planeamento e a adição de um corpo contemporâneo face à pré-existência de uma estrutura escolar. O presente trabalho desenvolve-se em dois momentos. O primeiro correspondente a uma breve contextualização da arquitetura escolar produzida no período do Estado Novo. O segundo consiste na seleção de dois casos de estudo, neste caso duas escolas, cujo projeto se assemelha ao objeto de intervenção construído na mesma época. Através da análise dos desenhos originais e das respetivas memórias descritivas, este ensaio expressa uma observação intuitiva e crítica do autor. Uma recolha exaustiva de fotografias de época, disponíveis em repositórios, e atuais dos projetos em questão, é também compilada neste trabalho. Procurando seguir a configuração dos casos de estudo, é desenvolvido o projeto individual de ampliação da FMH no qual se aplicam os conceitos e as reflexões retirados da análise feita anteriormente.The dissertation (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana regards, as its main purpose, to reflect and uphold an intervention proposal in the Faculdade de Motricidade Humana campus. This critical and sketched essay addresses the operation, planning and addition of a new, contemporary body in view of the pre-existence of an academic structure. This thesis was established in two phases. The first focuses on a brief examination of the academic architecture during the Estado Novo period, in the middle of the 20th century. The second phase addresses two study cases, those of two schools that match the intervention object, created at the same time. Through the analysis of original sketches and descriptive memories, this work states its author’s intuitive observation and criticism. Furthermore, it is presented an extensive collection of old photographs, available in repositories, and modern ones, depicting all projects. Finally, following study cases usual form, it is also developed an individual project regarding FMH’s campus expansion, on which concepts and reflections gathered by the above-mentioned analysis are applied.2021-02-19T10:46:17Z2020-12-14T00:00:00Z2020-12-142020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22093TID:202627845porCastro, António da Câmara Machado Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:23.279812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
title (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
spellingShingle (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
Castro, António da Câmara Machado Rodrigues de
Arquitetura escolar
Reabilitação
Vale do Jamor
Faculdade de Motricidade Humana
Scholar architecture
Refurbishment
Jamor valley
Faculty of Human Kinetics
title_short (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
title_full (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
title_fullStr (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
title_full_unstemmed (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
title_sort (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
author Castro, António da Câmara Machado Rodrigues de
author_facet Castro, António da Câmara Machado Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, António da Câmara Machado Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura escolar
Reabilitação
Vale do Jamor
Faculdade de Motricidade Humana
Scholar architecture
Refurbishment
Jamor valley
Faculty of Human Kinetics
topic Arquitetura escolar
Reabilitação
Vale do Jamor
Faculdade de Motricidade Humana
Scholar architecture
Refurbishment
Jamor valley
Faculty of Human Kinetics
description A dissertação (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana tem como principal objetivo, refletir e fundamentar uma proposta de intervenção arquitectónica na atual Faculdade Motricidade Humana (FMH). Através deste ensaio crítico e desenhado procurou-se entender o modo de atuação mais equilibrado, o planeamento e a adição de um corpo contemporâneo face à pré-existência de uma estrutura escolar. O presente trabalho desenvolve-se em dois momentos. O primeiro correspondente a uma breve contextualização da arquitetura escolar produzida no período do Estado Novo. O segundo consiste na seleção de dois casos de estudo, neste caso duas escolas, cujo projeto se assemelha ao objeto de intervenção construído na mesma época. Através da análise dos desenhos originais e das respetivas memórias descritivas, este ensaio expressa uma observação intuitiva e crítica do autor. Uma recolha exaustiva de fotografias de época, disponíveis em repositórios, e atuais dos projetos em questão, é também compilada neste trabalho. Procurando seguir a configuração dos casos de estudo, é desenvolvido o projeto individual de ampliação da FMH no qual se aplicam os conceitos e as reflexões retirados da análise feita anteriormente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T00:00:00Z
2020-12-14
2020-11
2021-02-19T10:46:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22093
TID:202627845
url http://hdl.handle.net/10071/22093
identifier_str_mv TID:202627845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134679500062720