Um estudo sobre os usos criativos do smartphone e da Internet na disciplina de História da Cultura e das Artes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11035 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística com especialização nas Artes Plásticas em Educação |
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Um estudo sobre os usos criativos do smartphone e da Internet na disciplina de História da Cultura e das ArtesProssumidorAdolescênciaPedagogias ativasAutorretratoSubjetividadeProsumerAdolescentsActive pedagogySelf portraitSubjectivityProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística com especialização nas Artes Plásticas em EducaçãoA presente investigação de mestrado procura compreender que usos os adolescentes desta geração, conhecida como millennials (ou dos nativos digitais), estão a dar aos seus smartphones num dado contexto escolar português. Cada vez mais, estes artefactos parecem constituir extensões dos seus próprios corpos. Neste contexto, intenciona-se ultrapassar, ou contornar as críticas que têm vindo a ser feitas sobre a suposta desumanização e falta de empatia pelo “outro” que o excesso de uso do telemóvel parece provocar nos seus jovens usuários. A presente investigação olha para este problema como uma oportunidade de, mediante um uso didático, produzir conteúdos artísticos. Ao mesmo tempo, ajuda os jovens alunos “produtores/consumidores” a reconhecerem-se na produção de subjetividade inerente a determinadas propostas de trabalho realizadas no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes. Partindo dos conceitos inerentes à disciplina de História da Cultura e das Artes e da seleção e estudo de uma obra de arte, tendo como objeto de estudo a autorepresentação, o aluno (re)cria (a obra por si selecionada) através do uso do smartphone, mobilizando competências transversais (técnicas, estéticas e metodológicas) num processo que se quer criativo. A investigação assentou na metodologia de investigação-ação (IA), pautada por uma natureza interpretativa de abordagem qualitativa, embora recorrendo também a tratamento de dados quantitativos (sempre integrados numa perspetiva qualitativa). Como técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados, foram utilizados: análise documental, questionários e observação sistemática e participante, recorrendo depois à triangulação para validação dos resultados. A metodologia fez emergir linhas de reflexão, nas produções e comentários dos alunos, sobre a utilização didática e criativa do smartphone. Da reflexão conclusiva, podemos registar a boa adesão ao projeto, por parte dos alunos, investindo, assim, em novas técnicas e tecnologias de tratamento e manipulação de imagem cativando abordagens pluridisciplinares, encetando metodologias mais ativas e exercícios de reflexão/criação na representação e na autorepresentação, cativando processos de (re)conhecimento.ABSTRACT The following research seeks to understand smartphone usage in a portuguese schooling context within teenagers of this generation, also known as millennials (or digital natives). Everyday, we're seeing this technology become an extension of the teens’ minds and bodies. The objective of this research does not focus on an in-depth analysis of the de-humanization and lack of empathy generated by the excessive use of mobile phones in teens. Rather, the research aims to explore an opportunity of content creation through the use of this technology. At the same time, it focuses on helping young students, who act as both producers and consumers of content, to come face to face with the subjectivity found within the production of different work tasks in the discipline of History of Culture and the Arts. Starting from concepts inherent to the discipline at hand, History of Culture and the Arts and the selection of a case study of a work of art. The student undergoes a process of recreation of said art, utilizing their smartphone and applying different transversal techniques, both technical, aesthetical and methodological, in a creative process. The research was founded upon the action methodology (IA), ruled by an interpretative nature of a qualitative approach, sometimes making use of quantified data but always integrated in the qualitative methodology. Such techniques were used in the gathering and sourcing of data: document analysis, questionnaires, system and participant observation and finally, triangulation of results based on validation. The methodology spawned both lines of reflection, production and critic amongst the students, about the educational and creative use of the smartphone. As discussed in the post-reflexion, there was a good project engagement from the participating students. Thus, investing in new techniques and technologies of image production and manipulation could be a captivating, multidisciplinary, approach to the creation and representation of art, culminating in a contribution of new processes of awareness.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaCharréu, LeonardoRCIPLDuarte, Maria Luisa Luis2020-01-30T10:16:26Z2019-12-272019-12-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11035TID:202383377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:22.290307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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