O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Sónia de Jesus Elias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11900
Resumo: A teoria da evolução Darwin tem sido o eixo integrador do desenvolvimento do pensamento biológico. Neste sentido, esta investigação teve como problema o ensino da evolução biológica e as aprendizagens realizadas, procurando dar resposta às questões de investigação: (i) Como é tratado pelos professores o tema evolução biológica na sala de aula? e (ii) Que aprendizagens são efectuadas pelos alunos sobre o tema evolução biológica? O estudo incidiu sobre duas turmas do 11.º ano e respectivos professores, na disciplina de Biologia e Geologia, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa, na forma de um estudo de caso. No sentido de obter dados e dar resposta às questões formuladas, foram utilizados inquéritos por questionário e testes de aprendizagens, realizadas entrevistas semi-estruturadas aos alunos e aos professores das turmas e foi feita observação de aulas. Utilizaram-se, assim, vários instrumentos de recolha de dados, de forma a aprofundar a análise e a triangular a informação obtida. Após analisados os dados, foram cruzadas as informações obtidas e aferidos os principais resultados e conclusões. Os resultados mostram que embora o ensino praticado seja muito centrado no professor, existe uma manifesta preocupação em envolver os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, os estudantes revelaram dificuldade em estabelecer relações entre conceitos e em alcançar aprendizagens mais profundas. O que nos leva a concluir que as aprendizagens realizadas foram pouco rigorosas do ponto de vista científico; ### Abstract: Darwin’s evolution theory has been the integrating axis of the development of biological thinking. In this sense, this investigation had has the aim to finding out about the teaching of Biological Evolution and the learning that takes place, searching for the answers for the investigation questions: (i) How is the teaching of Biological Evolution handled by the teachers in the classroom? ; and: (ii) How is the learning of Biological Evolution by the students rigorous enough from a scientific point of view?. The study focused on two classes from the 11th grade and their teachers, in the class of Biology and Geology, following a qualitative and interpretive approach, being this case study qualitative and analytical. The information was collected through direct class observation, interviews, questionnaires, learning test and document analysis. The results shown that the teaching was priority expositive. There is a clear concern to engage students in the teaching and learning process. The students shown difficulties in establishing relationships between concepts and to took more profound approaches, which leads us to conclude that the learning performed is not very accurate.
id RCAP_1f65956b09f9ca5184a5675d2cc5f0a2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologiaTeoria da evoluçãoAprendizagemConhecimentoEstratégias e métodos de ensinoTheory of evolutionLearningKnowledgeStrategies and teaching methodsA teoria da evolução Darwin tem sido o eixo integrador do desenvolvimento do pensamento biológico. Neste sentido, esta investigação teve como problema o ensino da evolução biológica e as aprendizagens realizadas, procurando dar resposta às questões de investigação: (i) Como é tratado pelos professores o tema evolução biológica na sala de aula? e (ii) Que aprendizagens são efectuadas pelos alunos sobre o tema evolução biológica? O estudo incidiu sobre duas turmas do 11.º ano e respectivos professores, na disciplina de Biologia e Geologia, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa, na forma de um estudo de caso. No sentido de obter dados e dar resposta às questões formuladas, foram utilizados inquéritos por questionário e testes de aprendizagens, realizadas entrevistas semi-estruturadas aos alunos e aos professores das turmas e foi feita observação de aulas. Utilizaram-se, assim, vários instrumentos de recolha de dados, de forma a aprofundar a análise e a triangular a informação obtida. Após analisados os dados, foram cruzadas as informações obtidas e aferidos os principais resultados e conclusões. Os resultados mostram que embora o ensino praticado seja muito centrado no professor, existe uma manifesta preocupação em envolver os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, os estudantes revelaram dificuldade em estabelecer relações entre conceitos e em alcançar aprendizagens mais profundas. O que nos leva a concluir que as aprendizagens realizadas foram pouco rigorosas do ponto de vista científico; ### Abstract: Darwin’s evolution theory has been the integrating axis of the development of biological thinking. In this sense, this investigation had has the aim to finding out about the teaching of Biological Evolution and the learning that takes place, searching for the answers for the investigation questions: (i) How is the teaching of Biological Evolution handled by the teachers in the classroom? ; and: (ii) How is the learning of Biological Evolution by the students rigorous enough from a scientific point of view?. The study focused on two classes from the 11th grade and their teachers, in the class of Biology and Geology, following a qualitative and interpretive approach, being this case study qualitative and analytical. The information was collected through direct class observation, interviews, questionnaires, learning test and document analysis. The results shown that the teaching was priority expositive. There is a clear concern to engage students in the teaching and learning process. The students shown difficulties in establishing relationships between concepts and to took more profound approaches, which leads us to conclude that the learning performed is not very accurate.Universidade de Évora2014-12-09T15:08:51Z2014-12-092011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11900http://hdl.handle.net/10174/11900porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Correia, Sónia de Jesus Eliasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:35.068126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
title O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
spellingShingle O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
Correia, Sónia de Jesus Elias
Teoria da evolução
Aprendizagem
Conhecimento
Estratégias e métodos de ensino
Theory of evolution
Learning
Knowledge
Strategies and teaching methods
title_short O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
title_full O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
title_fullStr O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
title_full_unstemmed O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
title_sort O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia
author Correia, Sónia de Jesus Elias
author_facet Correia, Sónia de Jesus Elias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Sónia de Jesus Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da evolução
Aprendizagem
Conhecimento
Estratégias e métodos de ensino
Theory of evolution
Learning
Knowledge
Strategies and teaching methods
topic Teoria da evolução
Aprendizagem
Conhecimento
Estratégias e métodos de ensino
Theory of evolution
Learning
Knowledge
Strategies and teaching methods
description A teoria da evolução Darwin tem sido o eixo integrador do desenvolvimento do pensamento biológico. Neste sentido, esta investigação teve como problema o ensino da evolução biológica e as aprendizagens realizadas, procurando dar resposta às questões de investigação: (i) Como é tratado pelos professores o tema evolução biológica na sala de aula? e (ii) Que aprendizagens são efectuadas pelos alunos sobre o tema evolução biológica? O estudo incidiu sobre duas turmas do 11.º ano e respectivos professores, na disciplina de Biologia e Geologia, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa, na forma de um estudo de caso. No sentido de obter dados e dar resposta às questões formuladas, foram utilizados inquéritos por questionário e testes de aprendizagens, realizadas entrevistas semi-estruturadas aos alunos e aos professores das turmas e foi feita observação de aulas. Utilizaram-se, assim, vários instrumentos de recolha de dados, de forma a aprofundar a análise e a triangular a informação obtida. Após analisados os dados, foram cruzadas as informações obtidas e aferidos os principais resultados e conclusões. Os resultados mostram que embora o ensino praticado seja muito centrado no professor, existe uma manifesta preocupação em envolver os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, os estudantes revelaram dificuldade em estabelecer relações entre conceitos e em alcançar aprendizagens mais profundas. O que nos leva a concluir que as aprendizagens realizadas foram pouco rigorosas do ponto de vista científico; ### Abstract: Darwin’s evolution theory has been the integrating axis of the development of biological thinking. In this sense, this investigation had has the aim to finding out about the teaching of Biological Evolution and the learning that takes place, searching for the answers for the investigation questions: (i) How is the teaching of Biological Evolution handled by the teachers in the classroom? ; and: (ii) How is the learning of Biological Evolution by the students rigorous enough from a scientific point of view?. The study focused on two classes from the 11th grade and their teachers, in the class of Biology and Geology, following a qualitative and interpretive approach, being this case study qualitative and analytical. The information was collected through direct class observation, interviews, questionnaires, learning test and document analysis. The results shown that the teaching was priority expositive. There is a clear concern to engage students in the teaching and learning process. The students shown difficulties in establishing relationships between concepts and to took more profound approaches, which leads us to conclude that the learning performed is not very accurate.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-09T15:08:51Z
2014-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11900
http://hdl.handle.net/10174/11900
url http://hdl.handle.net/10174/11900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540810543104