Práticas letivas em Biologia (reprodução sexuada e evolução biológica) e Geologia (processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres) no 11º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24621 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Biologia e Geologia apresentado ao Departamento Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
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Práticas letivas em Biologia (reprodução sexuada e evolução biológica) e Geologia (processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres) no 11º ano de escolaridadeEnsino e aprendizagemEstágio pedagógicoEvolução biológicaPráticas de ensino supervisionadasProcessos e materiais geológicos em ambientes terrestresReprodução sexuadaDissertação de mestrado em Biologia e Geologia apresentado ao Departamento Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Este estudo foi desenvolvido durante o estágio pedagógico, mais especificamente nas aulas de práticas de ensino supervisionado das unidades didáticas de Biologia, Reprodução sexuada e Evolução biológica, e de Geologia, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres. Face à importância da natureza das ciências, educação em ciências e ensino das ciências, pretendeu-se averiguar se as estratégias implementadas nestas aulas (apresentação de diapositivos, atividades práticas, análise de filmes, animações e documentários) foram importantes para o ensino e aprendizagem dos conteúdos selecionados. A amostra (N=27) foi constituída por alunos do 11º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária José Falcão. Os instrumentos de avaliação, usados para obter dados para responder às questões de investigação propostas, foram: os testes de avaliação na forma de teste diagnóstico antes (pré-teste) e após (pós-teste) a lecionação das unidades didáticas e os testes de avaliação sumativa; uma grelha de observação; os questionários relativos à opinião dos alunos sobre algumas das estratégias implementadas. Os resultados dos testes diagnósticos evidenciaram uma maior discrepância, entre os conhecimentos prévios e os construídos, na biologia relativamente à geologia. Por outro lado, algumas das estratégias implementadas, como a utilização de audiovisuais e construção de modelos 3D digitais, revelaram que houve uma evolução tanto na construção de conhecimentos sobre os temas, como na importância que os alunos atribuem a algumas temáticas, de biologia e geologia. Assim, pode concluir-se que as estratégias implementadas foram vantajosas no entendimento da natureza das ciências, por parte dos alunos, proporcionando uma evolução dos conhecimentos relativos às temáticas lecionadas. Além disso, este estudo permitiu fazer uma reflexão sobre as potencialidades e limitações das estratégias utilizadas nas práticas letivas.This study was carried out during the pedagogical training, specifically in the lessons supervised lectures of the units of Biology, Sexual Reproduction, Biological evolution and Geology, Important processes and geological materials in terrestrial environments. Given the importance of the nature of science, science education and science teaching, the main goal of this study was to find out whether the implemented strategies (slideshow, practical activities, and analysis of films, animations and documentaries) were important for teaching and learning the selected contents. The sample (N = 27) consisted of students from the 11th grade of the course Scientific-Humanistic of Sciences and Technologies, High School Jose Falcão. The assessment instruments used to obtain data to answer the research questions proposed were: the evaluation tests in the form of diagnostic test before (pre-test) and after (post-test) the teaching of the didactic units, and the summative test; an observation grid; questionnaires regarding students' opinions about some of the strategies. The results of the diagnostic tests showed a greater discrepancy, between the prior and constructed knowledge, in biology in relation to geology. On the other hand, some of the implemented strategies, such as the use of audiovisual and building 3D digital models, revealed that there was an evolution in the construction of knowledge about the theme and in the importance that students attribute to some issues, of biology and geology . Thus, it can be concluded that the strategies implemented were useful for the understanding of the nature of science, providing an evolution of knowledge concerning the topics taught. Moreover, it was possible to make a reflexion on the potential and limitations of the strategies used in teaching practices.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24621http://hdl.handle.net/10316/24621TID:201669587porPires, Rute Cláudia Esteves Teixeira de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:48.717934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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