Influência de um programa de ginástica para todos nas habilidades motoras e qualidade de vida de crianças que vivem em unidades de acolhimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7256 |
Resumo: | A Ginástica Para Todos (GPT) ou Ginástica Geral é uma modalidade ginástica que é entendida como uma prática corporal estruturada no olhar pedagógico, que valoriza as experiências corporais dos indivíduos praticantes, que proporciona o diálogo e a socialização dos mesmos, reconhecendo suas individualidades dentro do coletivo. É nessa perspectiva que muitas pessoas vem aderindo sua prática afim de elevarem seus níveis de qualidade vida e de habilidades motoras, pois seus benefícios vão além dos elementos da saúde ou da beleza, ela proporciona a satisfação pessoal, a inclusão social, cultural e momentos de diversão e lazer. O presente estudo tem por objetivo elaborar, aplicar e avaliar um programa de ensino em Ginástica Para Todos relacionando-o com a qualidade de vida e as habilidades motoras de crianças que vivem em unidades de acolhimento. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório e longitudinal. Para tanto, foram utilizados 3 instrumentos, sendo 2 de avaliação e 1 de intervenção. Os instrumentos de avaliação consistiram no Teste de Qualidade de Vida (Escala de Avaliação de Qualidade de Vida – AUQEI) e a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM, que foram aplicados num desenho de pré e pós teste intermediados por um programa de Ginástica Para Todos/Ginástica Geral. O tempo de 8 semanas de aula mostrou-se significativo tanto na comparação Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE), quanto na comparação pré e pós testes do GE, destacando-se, no primeiro caso, a percepção da Qualidade de Vida primeiro nas dimensões Lazer (p=0,02), Autonomia (p=<.0001), e no segundo caso as dimensões Escola (p=0,001) e Família e si mesmo (p=0,002). Já nas variáveis das habilidades motoras na comparação entre grupos observou-se melhoria nos itens Idade Motora Geral (p=0,01), Equilíbrio (p=0,0003), Quociente Motricidade Global (p=0,01) e Quociente Equilíbrio (p=0,001) e na relação de efeito com o tempo constatou-se melhoria na Idade Motora Geral (p=<.0001), Motricidade Fina (p=<.0001), Esquema Corporal (p=0,01), Organização Espacial (p=0,05), Quociente Motor Geral (p=0,0005), Quociente Motricidade Fina (p=<.0001), Quociente Motricidade Global (p=0,04) e Quociente Esquema Corporal (p=0,05). A prática da GPG pode influenciar a percepção da qualidade de vida de seus praticantes ao modificar o grau de satisfação pessoal e social do indivíduo, que ela é uma estratégia pedagógica motivacional para fortalecer as experiências de sucesso dos alunos nas atividades motoras, na maestria das habilidades e na autonomia em aprender novas tarefas. |
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O presente estudo tem por objetivo elaborar, aplicar e avaliar um programa de ensino em Ginástica Para Todos relacionando-o com a qualidade de vida e as habilidades motoras de crianças que vivem em unidades de acolhimento. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório e longitudinal. Para tanto, foram utilizados 3 instrumentos, sendo 2 de avaliação e 1 de intervenção. Os instrumentos de avaliação consistiram no Teste de Qualidade de Vida (Escala de Avaliação de Qualidade de Vida – AUQEI) e a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM, que foram aplicados num desenho de pré e pós teste intermediados por um programa de Ginástica Para Todos/Ginástica Geral. O tempo de 8 semanas de aula mostrou-se significativo tanto na comparação Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE), quanto na comparação pré e pós testes do GE, destacando-se, no primeiro caso, a percepção da Qualidade de Vida primeiro nas dimensões Lazer (p=0,02), Autonomia (p=<.0001), e no segundo caso as dimensões Escola (p=0,001) e Família e si mesmo (p=0,002). Já nas variáveis das habilidades motoras na comparação entre grupos observou-se melhoria nos itens Idade Motora Geral (p=0,01), Equilíbrio (p=0,0003), Quociente Motricidade Global (p=0,01) e Quociente Equilíbrio (p=0,001) e na relação de efeito com o tempo constatou-se melhoria na Idade Motora Geral (p=<.0001), Motricidade Fina (p=<.0001), Esquema Corporal (p=0,01), Organização Espacial (p=0,05), Quociente Motor Geral (p=0,0005), Quociente Motricidade Fina (p=<.0001), Quociente Motricidade Global (p=0,04) e Quociente Esquema Corporal (p=0,05). A prática da GPG pode influenciar a percepção da qualidade de vida de seus praticantes ao modificar o grau de satisfação pessoal e social do indivíduo, que ela é uma estratégia pedagógica motivacional para fortalecer as experiências de sucesso dos alunos nas atividades motoras, na maestria das habilidades e na autonomia em aprender novas tarefas.Gymnastics for All (GPT) or General Gymnastics is an gymnastics mode which is understood as a physical practice structured in pedagogical way that enhances the body experiences of practicing individuals, providing dialogue and socialization, recognizing their individuality within the collective. It is in this perspective many people has been adhering to its practice in order to raise their levels of quality of life and motor skills, because its benefits go beyond health and beauty items, it provides personal fulfillment, social inclusion, cultural and moments fun and recreation. This study aims to develop, implement and evaluate a teaching program in Sport for All relating it to the quality of life and motor skills of children living in shelter. Relating to the quality of life and motor skills of children living in residential units. This study is characterized as qualitative and quantitative research with exploratory and longitudinal. It was used 3 instruments, which was involved evaluation of intervention. The assessment instruments consisted of the Quality of Life Test (Quality of Life Assessment Scale - AUQEI) and the Motor Development Scale - EDM, which were applied in pre design and post intermediated test for a gymnastics program for All / General Gymnastics. The time of 8 weeks of classes was significant compared to control group (CG) and experimental group (GE). In comparing pre and post the GE test presented differences in Quality of Life, Leisure (p = 0.02) Autonomy (p = <. 0001), school dimensions (p = 0.001) and Family (p = 0.002). In the variables of motor skills, comparison between groups showed improvement in items: Age Motor General (p = 0.01), Balance (p = 0.0003), Global Mobility Quotient (p = 0.01), Quotient balance ( p = 0.001) and effect relationship with the time it was noted improvement in General Motor age (p = <. 0001) Kinetics Fina (p = <. 0001), Body Scheme (p = 0.01), Spatial Organization (p = 0.05), General Motor Quotient (p = .0005), Thin Kinetics quotient (P = <. 0001), Global Mobility Ratio (p = 0.04) and Figure Body Quotient (p = 0.05 ). The practice of GPG can influence the perception of the quality of life of its practitioners to modify the degree of personal and social satisfaction of the individual, it is a motivational pedagogical strategy to strengthen the successful experiences of students in motor activities in the mastery of skills and autonomy in learning new tasks.2017-02-06T14:25:26Z2017-02-06T00:00:00Z2017-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7256porRocha, Maria Tatiana de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:02.276689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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