A influência do líder desportivo de um clube de futebol nos resultados comportamentais e atitudinais dos seus adeptos: a perceção dos adeptos de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Luísa Fernandes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74956
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
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spelling A influência do líder desportivo de um clube de futebol nos resultados comportamentais e atitudinais dos seus adeptos: a perceção dos adeptos de futebolThe influence of the sports leader of a football club on the behavioral and attitudinal results of football club supporters: the perception of football supportersConsumidores desportivosEngagementFutebolLiderançaRelacionamentoSports consumersEngagementFootballLeadershipRelationshipCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO desporto e, particularmente, o futebol, foram sofrendo, progressivamente, um processo de comercialização, adquirindo valor económico e suportando investimentos e acumulações de capital. Neste sentido, sucedeu-se uma alteração no modo de interação no seio da indústria do futebol, levando à necessidade de adotar uma abordagem de orientação para o mercado para que os relacionamentos pudessem ser geridos. Como consequência deste processo, no contexto desportivo, os adeptos passaram a ser reconhecidos como consumidores e stakeholders decisivos na liderança de uma organização desportiva. A literatura evidencia a necessidade dos líderes concederem relevância às perceções, interesses e comportamentos dos consumidores, no entanto apresenta um conhecimento limitado no que se refere ao relacionamento consumidor desportivo – líder desportivo, bem como às perceções de stakeholders externos presentes nesse contexto. Assim, o entendimento da liderança de um clube de futebol percecionado pelos consumidores desportivos e como ele influencia as suas atitudes e comportamentos tornam a presente investigação relevante. Tendo como fundamento a revisão de literatura, foi desenvolvido um modelo concetual com a formulação de hipóteses referentes às relações entre a influência do líder desportivo de um clube de futebol nos resultados comportamentais e atitudinais dos seus adeptos. Para testar o modelo teórico foi adotado um estudo quantitativo, com recurso a escalas validadas na literatura e à aplicação de um inquérito por questionário via online. Os dados foram analisados através de uma análise descritiva e multivariada de equações estruturais. Os resultados confirmaram todas as hipóteses, ou seja, a imagem do líder e a governança no clube têm capacidade explicativa da confiança no líder, a confiança no líder tem significância estatística na explicação da atitude do adepto e, por sua vez, a atitude do adepto tem capacidade explicativa do comportamento nãotransacional (word-of-mouth e apoio ao clube), lealdade e resistência do adepto a informações negativas em relação ao seu clube de futebol. A presente investigação apresenta os seus principais contributos que se focam nas contribuições teóricas para o conhecimento da literatura académica e nas contribuições práticas para o conhecimento dos profissionais e líderes desportivos, de modo a desenvolverem estratégias eficazes e adaptadas ao contexto desportivo e aos adeptos do respetivo clube de futebol.Sport and, particularly football, gradually underwent a commercialization process, acquiring economic value and bearing investments and capital accumulations. In this sense, there has been a change in the way the football industry interacts, leading to the need to adopt a market-oriented approach so that relationships can be managed. Because of this process, in the sports context, supporters have come to be recognized as consumers and decisive stakeholders in the leadership of a sports organization. The literature highlights the need for leaders to give relevance to consumers' perceptions, interests, and behaviors, however, it presents limited knowledge regarding the sports consumer - sports leader relationship, as well as the perceptions of external stakeholders present in this context. Thus, the understanding of the leadership of a football club perceived by sports consumers and how it influences their attitudes and behaviors make this research relevant. Based on the literature review, a conceptual model was developed with the formulation of hypotheses involving the influence of the sports leader of a football club on the behavioral and attitudinal results of football club supporters. To test the theoretical model, a quantitative study was adopted, using scales validated in the literature and applying an online questionnaire survey. The data were analyzed using descriptive analysis and the multivariate data analysis technique of structural equation modeling. Findings confirmed all hypotheses, that is, the leader’s image and governance in the club have an explanatory capacity of the trust in the leader, the trust in the leader has statistical significance in explaining the supporter's attitude and, in turn, the supporter's attitude has explanatory capacity of the non-transactional behavior (word-of-mouth and support for the club), loyalty and resistance of the supporter to negative information in relation to his football club. This research presents its main contributions that focus on theoretical contributions to the knowledge of academic literature and on practical contributions to the knowledge of professionals and sports leaders, in order to develop effective strategies adapted to the sports context and the supporters of the respective football club.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoCosta, Ana Luísa Fernandes da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74956por202752038info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:48.759027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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