Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Sofia Milheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4980
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica
id RCAP_1facb9be041d58ec1ba89aaac31d3bd2
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensinoEscolaFatores arquitetónicosComportamento desvianteSchoolArchitectural factorsDeviant behaviorDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia JurídicaCompreendendo que a escola se apresenta como um dos ambientes que tem maior impacte no desenvolvimento do jovem, o estudo dos fatores que influenciam este contexto é uma mais-valia. Elementos, tanto internos (e.g. regulamento disciplinar) como externos (e.g. elementos paisagísticos do meio envolvente à escola), poderão afetar o funcionamento escolar, assim como o desempenho dos alunos. O conhecimento profundo dos fatores com que o jovem contacta ao longo do seu desenvolvimento, apenas poderá ser encarado como um ponto forte, tanto para estes como para os restantes integrantes da sua formação (sejam eles pais ou profissionais do ensino). O presente estudo teve como principal objetivo conhecer a escola nas suas diferentes dimensões e identificar os aspetos, internos ou externos, que poderão estar a afetar o funcionamento da mesma. Este seguiu um desenho exploratório, descritivo, com recurso ao inquérito suportado pelas técnicas do questionário e da observação, sendo esta uma investigação transversal, em que se procede à recolha e tratamento de dados qualitativos e quantitativos. A amostra foi constituída, aleatoriamente, por 43 sujeitos. As conclusões deste estudo revelaram-se enriquecedoras e produtoras de conhecimento. A divulgação dos dados encontrados nesta investigação aos profissionais de ensino revela-se imperativa, pelo que poderá originar mudanças comportamentais nos alunos, assim como nos próprios profissionais de ensino.Understanding that the school presents itself as one of the environments that have greater impact on the development of the human being, the study of factors that influence this context is an asset. Factors, both internal (e.g. disciplinary system) and external (e.g. landscape elements surrounding the school environment), may affect school functioning and performance of the students. The deep knowledge of the factors with which the students contact throughout their development, can only be seen as a strong point, bringing advantages to the students themselves and to the adults that support their development (whether they are parents or school employees). This study aimed to know the school in its different dimensions and identify aspects, internal or external, that may be affecting their function. This study followed an exploratory, descriptive design, using the survey supported by questionnaire and observation techniques. This is a transversal research, where it proceeds to the collection and processing of qualitative and quantitative data. The sample included, randomly, 43 subjects. The findings of this study have proved enriching and producing knowledge. The disclosure of the data found in this research to educational professionals may cause behavioral changes in students, as well as in their own professionals.[s.n.]Nunes, Laura M.Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPimenta, Sofia Milheiro2015-10-23T13:17:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4980TID:202183840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-30T02:01:24Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:48.882917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
title Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
spellingShingle Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
Pimenta, Sofia Milheiro
Escola
Fatores arquitetónicos
Comportamento desviante
School
Architectural factors
Deviant behavior
title_short Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
title_full Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
title_fullStr Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
title_full_unstemmed Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
title_sort Análise do meio escolar atendendo à distribuição dos espaços físicos e aos pontos de vista dos profissionais do ensino
author Pimenta, Sofia Milheiro
author_facet Pimenta, Sofia Milheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Laura M.
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Sofia Milheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Fatores arquitetónicos
Comportamento desviante
School
Architectural factors
Deviant behavior
topic Escola
Fatores arquitetónicos
Comportamento desviante
School
Architectural factors
Deviant behavior
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-23T13:17:39Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4980
TID:202183840
url http://hdl.handle.net/10284/4980
identifier_str_mv TID:202183840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130285091061760