Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos pesados e de todo-o-terreno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, José Luís Antunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13988
Resumo: Nesta dissertação vai-se estudar a viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos pesados e de todo-o-terreno. Os veículos elétricos vão ser cruciais no futuro dos transportes terrestres, tendo vindo a servir de alternativa aos veículos de combustão interna, mais poluentes, para mitigar e reduzir os efeitos do aquecimento global. Nos veículos elétricos existe a possibilidade de reutilização de alguma da energia desperdiçada durante o movimento. Neste trabalho, estuda-se a possibilidade de aproveitar a energia proveniente das irregularidades da estrada através do uso de uma suspensão ativa regenerativa. Vai ser abordado o estado atual da tecnologia e as várias topologias já estudadas, sendo ainda proposta, simulada e analisada, de forma pormenorizada, uma solução de conversão de energia, usando um gerador linear de relutância variável comutado. O estudo e análise dessa nova proposta serão feitos com recurso aos softwares FEMM e MatLab.
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