Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Renata Manuel Maia Mendes Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6055
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
id RCAP_1fb3f9559169f5fa33f8f4ee662cb8a3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificadaqualidadeavaliaçãoensino superiorcertificaçãoISO 9001estudantesDissertação de Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e SegurançaA avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes tem sido alvo de atenção no plano internacional e nacional. O presente estudo tem como objetivo verificar se existem diferenças significativas na qualidade de instituições de ensino superior certificadas pela ISO 9001 face a instituições não certificadas, quando avaliadas na perspetiva dos estudantes. A investigação suportou-se numa abordagem quantitativa, usando como contexto de estudo o ensino superior público politécnico, mais precisamente duas unidades orgânicas do Instituto Politécnico do Porto (IPP). A metodologia baseou-se na recolha de dados primários através de questionário de autorrelato, ministrado online aos estudantes das duas unidades orgânicas, uma certificada e outra não, contando com a participação de 191 estudantes. O questionário aplicado foi adaptado do desenvolvido por Cid et al. (2010), para incluir parâmetros que vão para além da qualidade do ensino, uma vez que se pretendia contemplar temas relacionados com a qualidade segundo alguns dos requisitos da ISO 9001. Os dados obtidos demonstram que os níveis de satisfação dos estudantes são semelhantes em ambas as unidades orgânicas. Assim, apesar da certificação pela ISO 9001 ser uma mais-valia, não foi possível comprovar que uma instituição de ensino superior certificada apresenta níveis de satisfação mais elevados.Quality evaluation of higher education in the perspective of the students has been the subject of attention internationally and nationally. This study aims to determine whether there are significant differences in the quality of higher education institutions certified by ISO 9001 to institutions that are not certified, when evaluated from the perspective of students. Research supported in a quantitative approach, using context as the study of public higher education polytechnic, more precisely two organic units of the Polytechnic Institute of Porto (IPP). The methodology was based on primary data collection through self-report questionnaire, administered online to students of the two organic units, one certified and one not, counting with the participation of 191 students. The questionnaire was adapted from developed by Cid et al. (2010), to include parameters that go beyond the quality of education, since it was intended to cover issues related to quality according to some of the requirements of ISO 9001. The data show that levels of student satisfaction are similar in both organic units. Thus, despite the ISO 9001 certification is an asset, it was not possible to prove that a higher education institution certified presents highest levels of satisfaction.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de FelgueirasRebelo, MárioLima, VandaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFreitas, Renata Manuel Maia Mendes Ribeiro de2015-05-20T13:49:20Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6055TID:201142104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:41.108130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
title Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
spellingShingle Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
Freitas, Renata Manuel Maia Mendes Ribeiro de
qualidade
avaliação
ensino superior
certificação
ISO 9001
estudantes
title_short Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
title_full Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
title_fullStr Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
title_sort Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificada
author Freitas, Renata Manuel Maia Mendes Ribeiro de
author_facet Freitas, Renata Manuel Maia Mendes Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Mário
Lima, Vanda
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Renata Manuel Maia Mendes Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade
avaliação
ensino superior
certificação
ISO 9001
estudantes
topic qualidade
avaliação
ensino superior
certificação
ISO 9001
estudantes
description Dissertação de Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-20T13:49:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6055
TID:201142104
url http://hdl.handle.net/10400.22/6055
identifier_str_mv TID:201142104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131361210007552