Aplicação de Lean Thinking a serviços de controlo da qualidade : caso de uma instituição universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32104 |
Resumo: | A designação Lean Thinking, aparece referenciada pela primeira vez por James Womack, considerado o pai do movimento Lean, na obra de 1996 em co-autoria com Daniel Jones “Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation”. Com origem na Toyota Production System (TPS) esse conceito de gestão é inicialmente utilizado nas organizações industriais com 2 propósitos essenciais: criação de valor e abolir desperdícios. Os estudos existentes sobre a aplicabilidade do “pensamento magro” às organizações de serviços são muito escassos embora, comece a ser cada vez mais entendido que é crucial a utilização, com as devidas adaptações, desta forma de gestão. É muito raro encontrar-se qualquer tipo de estudo sobre as instituições de ensino e particularmente as de ensino superior o que leva a pensar que, é ainda, muito pouco utilizado este pensamento e forma de gestão. Sendo uma filosofia recente, mas com resultados bastante promissores em muitas áreas, incluindo os serviços, achou-se que seria interessante estudar e analisar a possibilidade de iniciar a adaptação ao caso concreto do Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGIQ) da Universidade Católica Portuguesa e mais concretamente na avaliação do ensino. O entendimento generalizado é que o Lean Thinking é uma evolução natural das metodologias da Gestão da Qualidade, como o TQM (Total Quality Management), com um enfoque muito grande na melhoria contínua e, portanto, faz todo o sentido a Universidade Católica Portuguesa dar este passo. Após um trabalho profundo de procura em bases de dados bibliográficos, estudos académicos e motores de busca para encontrar material que pudesse acrescentar valor prático a este estudo efectuou-se uma análise aos mesmos de forma a encontrar informações que se viessem a tornar importantes para o objectivo deste trabalho. Chegou-se à conclusão de que, como já referido, o material existente é diminuto e, portanto, ir-se-á, sempre que possível, adaptar os ensinamentos recolhidos sobre os serviços em geral ao caso concreto que está em estudo. A maioria dos artigos refere como ferramentas principais de implementação do Lean Thinking o VSM (mapeamento da cadeia de valor) e o 5s . Como resultados apresentam a melhoria dos processos, a redução e eliminação de desperdícios e a melhoria da qualidade. Sendo esta tese um estudo exploratório da implementação de Lean Thinking no caso do SIGIQ da Universidade Católica Portuguesa espera-se incluir indicações para futura implementação e possíveis estudos com vista a alterações estruturais que possam trazer benefícios ao ensino na Instituição. |
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Aplicação de Lean Thinking a serviços de controlo da qualidade : caso de uma instituição universitáriaImplementação LeanAvaliação LeanEnsino superiorLean implementationLean assessmentHigher educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA designação Lean Thinking, aparece referenciada pela primeira vez por James Womack, considerado o pai do movimento Lean, na obra de 1996 em co-autoria com Daniel Jones “Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation”. Com origem na Toyota Production System (TPS) esse conceito de gestão é inicialmente utilizado nas organizações industriais com 2 propósitos essenciais: criação de valor e abolir desperdícios. Os estudos existentes sobre a aplicabilidade do “pensamento magro” às organizações de serviços são muito escassos embora, comece a ser cada vez mais entendido que é crucial a utilização, com as devidas adaptações, desta forma de gestão. É muito raro encontrar-se qualquer tipo de estudo sobre as instituições de ensino e particularmente as de ensino superior o que leva a pensar que, é ainda, muito pouco utilizado este pensamento e forma de gestão. Sendo uma filosofia recente, mas com resultados bastante promissores em muitas áreas, incluindo os serviços, achou-se que seria interessante estudar e analisar a possibilidade de iniciar a adaptação ao caso concreto do Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGIQ) da Universidade Católica Portuguesa e mais concretamente na avaliação do ensino. O entendimento generalizado é que o Lean Thinking é uma evolução natural das metodologias da Gestão da Qualidade, como o TQM (Total Quality Management), com um enfoque muito grande na melhoria contínua e, portanto, faz todo o sentido a Universidade Católica Portuguesa dar este passo. Após um trabalho profundo de procura em bases de dados bibliográficos, estudos académicos e motores de busca para encontrar material que pudesse acrescentar valor prático a este estudo efectuou-se uma análise aos mesmos de forma a encontrar informações que se viessem a tornar importantes para o objectivo deste trabalho. Chegou-se à conclusão de que, como já referido, o material existente é diminuto e, portanto, ir-se-á, sempre que possível, adaptar os ensinamentos recolhidos sobre os serviços em geral ao caso concreto que está em estudo. A maioria dos artigos refere como ferramentas principais de implementação do Lean Thinking o VSM (mapeamento da cadeia de valor) e o 5s . Como resultados apresentam a melhoria dos processos, a redução e eliminação de desperdícios e a melhoria da qualidade. Sendo esta tese um estudo exploratório da implementação de Lean Thinking no caso do SIGIQ da Universidade Católica Portuguesa espera-se incluir indicações para futura implementação e possíveis estudos com vista a alterações estruturais que possam trazer benefícios ao ensino na Instituição.The designation Lean Thinking, is referenced for the first time by James Womack, considered the father of the Lean movement, in the 1996 work co-authored with Daniel Jones “Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation”. Originating in the Toyota Production System (TPS), this management concept was initially used in industrial organizations with two essential purposes: creating value and abolishing waste. The existing studies on the application of Lean Thinking in service organizations are very scarce but people have started to understand that the use of this form of management, with the necessary adaptations, is crucial. It is very rare to find any type of study about educational institutions and particularly the higher education institutions, which leads one to think that this way of thinking and form of management is still rarely used. Since its a relatively new philosophy, but with very promising results in many areas, including services, it was found that it would be of interest to study and analyse the possibility of starting the adaptation to the specific case of the Internal Quality Assurance System (SIGIQ) of the Portuguese Catholic University and more specifically the evaluation of the teachers. The generalized understanding is that Lean Thinking is a natural evolution of Quality Management methodologies, such as TQM (Total Quality Management), with a very strong focus on continuous improvement and, therefore, it makes perfect sense for the Catholic University to take this step. After conducting a thorough research of bibliographic databases, academic studies and search engines to find material that could add practical value to this study, an analysis was carried out in order to find information that would be important to achieve the objectives of this work. It was concluded that, as already mentioned, the existing material is scarce and, therefore, we will, whenever possible, adapt the lessons learned from services in general to the specific case under study. Most articles refer to VSM (value stream mapping) and 5s as the main tools for implementing Lean Thinking. These tools have been shown to lead to process improvement, waste reduction and elimination and quality improvement. This thesis being an exploratory study of the implementation of Lean Thinking in the case of the SIGIQ of the Catholic University of Portugal, it is expected to include indications for future implementation and possible studies with the purpose of introducing structural changes that may bring benefits to teaching at the Institution.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorgado, Pedro Afonso de Carvalho2021-02-24T12:23:32Z2020-07-0720202020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32104TID:202561704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:51.981325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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