Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Maria José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Sílvio Correia, Jorge, Ana, Catalão, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13204
Resumo: A relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal.
id RCAP_1fcf3fb76f35c0468d188fba7ab6df51
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovensJornalismoEducação para os mediaRádioJovensOnlineJournalismEducation for mediaRadioYoungsJournalismeÉducation aux médiasJeunesEn lignePeriodismoEducación para los mediaJóvenesA relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal.The relationship between journalism and education remains in a yet weakly explored camp, although journalism can embody a pedagogical tool, oriented to the practice of journalistic concepts and techniques. In this article, we explore a case-study of an online radio developed with youth communities, using participant observation, interviews and focus groups conducted in the scope of the project RadioActive Europe (2013-14). We argue that these young participants take similar roles in daily life and particularly in school to those used in contexts of radio participation. Learning through action, however, implies long lasting intervention processes so that the transposal of roles taken up in the project may be more perennial, dynamic and fluid in the personal life processes.Le rapport entre journalisme et éducation est un domaine encore peu exploré, même si l’application des principes et des techniques journalistiques constitue aussi un outil pédagogique. Cet article part de l’étude de cas d’une radio en ligne développée auprès de groupes de jeunes, en utilisant l’observation participante, les entretiens et les groupes cibles dans le cadre du projet RadioActive Europe (2013-14), pour montrer comment les jeunes participants jouent dans leur vie quotidienne et en particulier à l’école des rôles semblables à ceux utilisés dans les contextes de la radio. Cependant, l’apprentissage par l’action a besoin de processus d’intervention durables pour que cette transposition des rôles joués dans le projet soit plus pérenne, dynamique et fluide dans les processus de la vie personnelle.La relación entre periodismo y educación configura un campo poco explorado aún, aunque la práctica de principios y técnicas periodísticas se constituya también como herramienta pedagógica. En este artículo, partimos de un estudio de caso con radio online desarrollado con comunidades juveniles y recurrimos a la observación participativa, entrevistas y grupos focales conducidos en el ámbito del proyecto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como los jóvenes participantes asumen en la vida cotidiana y, particularmente en la escolar, papeles semejantes a los usados en los contextos de la radio. Sin embargo, el aprendizaje obtenido por la práctica necesita de procesos de intervención duraderos para que esa transposición de los papeles asumidos en el proyecto sea más perene, dinámica y fluida en los procesos de la vida personal.Editora Mundos Sociais2017-05-04T10:07:48Z2017-05-01T00:00:00Z2017-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/13204por0873-652910.7458/SPP2017846102Brites, Maria JoséSantos, Sílvio CorreiaJorge, AnaCatalão, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:38.382871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
title Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
spellingShingle Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
Brites, Maria José
Jornalismo
Educação para os media
Rádio
Jovens
Online
Journalism
Education for media
Radio
Youngs
Journalisme
Éducation aux médias
Jeunes
En ligne
Periodismo
Educación para los media
Jóvenes
title_short Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
title_full Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
title_fullStr Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
title_full_unstemmed Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
title_sort Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
author Brites, Maria José
author_facet Brites, Maria José
Santos, Sílvio Correia
Jorge, Ana
Catalão, Daniel
author_role author
author2 Santos, Sílvio Correia
Jorge, Ana
Catalão, Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Maria José
Santos, Sílvio Correia
Jorge, Ana
Catalão, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Educação para os media
Rádio
Jovens
Online
Journalism
Education for media
Radio
Youngs
Journalisme
Éducation aux médias
Jeunes
En ligne
Periodismo
Educación para los media
Jóvenes
topic Jornalismo
Educação para os media
Rádio
Jovens
Online
Journalism
Education for media
Radio
Youngs
Journalisme
Éducation aux médias
Jeunes
En ligne
Periodismo
Educación para los media
Jóvenes
description A relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04T10:07:48Z
2017-05-01T00:00:00Z
2017-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13204
url http://hdl.handle.net/10071/13204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
10.7458/SPP2017846102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134858594746369