Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13204 |
Resumo: | A relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal. |
id |
RCAP_1fcf3fb76f35c0468d188fba7ab6df51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13204 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovensJornalismoEducação para os mediaRádioJovensOnlineJournalismEducation for mediaRadioYoungsJournalismeÉducation aux médiasJeunesEn lignePeriodismoEducación para los mediaJóvenesA relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal.The relationship between journalism and education remains in a yet weakly explored camp, although journalism can embody a pedagogical tool, oriented to the practice of journalistic concepts and techniques. In this article, we explore a case-study of an online radio developed with youth communities, using participant observation, interviews and focus groups conducted in the scope of the project RadioActive Europe (2013-14). We argue that these young participants take similar roles in daily life and particularly in school to those used in contexts of radio participation. Learning through action, however, implies long lasting intervention processes so that the transposal of roles taken up in the project may be more perennial, dynamic and fluid in the personal life processes.Le rapport entre journalisme et éducation est un domaine encore peu exploré, même si l’application des principes et des techniques journalistiques constitue aussi un outil pédagogique. Cet article part de l’étude de cas d’une radio en ligne développée auprès de groupes de jeunes, en utilisant l’observation participante, les entretiens et les groupes cibles dans le cadre du projet RadioActive Europe (2013-14), pour montrer comment les jeunes participants jouent dans leur vie quotidienne et en particulier à l’école des rôles semblables à ceux utilisés dans les contextes de la radio. Cependant, l’apprentissage par l’action a besoin de processus d’intervention durables pour que cette transposition des rôles joués dans le projet soit plus pérenne, dynamique et fluide dans les processus de la vie personnelle.La relación entre periodismo y educación configura un campo poco explorado aún, aunque la práctica de principios y técnicas periodísticas se constituya también como herramienta pedagógica. En este artículo, partimos de un estudio de caso con radio online desarrollado con comunidades juveniles y recurrimos a la observación participativa, entrevistas y grupos focales conducidos en el ámbito del proyecto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como los jóvenes participantes asumen en la vida cotidiana y, particularmente en la escolar, papeles semejantes a los usados en los contextos de la radio. Sin embargo, el aprendizaje obtenido por la práctica necesita de procesos de intervención duraderos para que esa transposición de los papeles asumidos en el proyecto sea más perene, dinámica y fluida en los procesos de la vida personal.Editora Mundos Sociais2017-05-04T10:07:48Z2017-05-01T00:00:00Z2017-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/13204por0873-652910.7458/SPP2017846102Brites, Maria JoséSantos, Sílvio CorreiaJorge, AnaCatalão, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:38.382871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens |
title |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens |
spellingShingle |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens Brites, Maria José Jornalismo Educação para os media Rádio Jovens Online Journalism Education for media Radio Youngs Journalisme Éducation aux médias Jeunes En ligne Periodismo Educación para los media Jóvenes |
title_short |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens |
title_full |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens |
title_fullStr |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens |
title_full_unstemmed |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens |
title_sort |
Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens |
author |
Brites, Maria José |
author_facet |
Brites, Maria José Santos, Sílvio Correia Jorge, Ana Catalão, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sílvio Correia Jorge, Ana Catalão, Daniel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brites, Maria José Santos, Sílvio Correia Jorge, Ana Catalão, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Educação para os media Rádio Jovens Online Journalism Education for media Radio Youngs Journalisme Éducation aux médias Jeunes En ligne Periodismo Educación para los media Jóvenes |
topic |
Jornalismo Educação para os media Rádio Jovens Online Journalism Education for media Radio Youngs Journalisme Éducation aux médias Jeunes En ligne Periodismo Educación para los media Jóvenes |
description |
A relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-04T10:07:48Z 2017-05-01T00:00:00Z 2017-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/13204 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/13204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 10.7458/SPP2017846102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134858594746369 |