Influência do exame nacional do 9.º ano de escolaridade nas práticas de ensino e de avaliação em matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7180 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática |
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Influência do exame nacional do 9.º ano de escolaridade nas práticas de ensino e de avaliação em matemática371.2751:372.851372.851:51Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da MatemáticaEste estudo teve como principal objectivo avaliar a influência do Exame Nacional de Matemática do 9.º ano, quer nas práticas de ensino, quer nas práticas de avaliação. Neste sentido estabelecerem-se as seguintes questões de investigação: 1. Quais os efeitos do Exame Nacional de Matemática do 9.º ano (avaliação externa) nas práticas de ensino e de avaliação dos professores (avaliação interna)?; 2. Como explicam os professores possíveis discrepâncias entre as práticas de avaliação externa e as práticas de avaliação interna?; 3: Como analisam os professores os resultados dos seus alunos no Exame Nacional do 9.º ano? Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de quinze professores de Matemática de escolas diferentes do distrito do Porto. A partir da análise de conteúdo do discurso dos professores (bem como de materiais pedagógicos usados pelos mesmos), procurou-se estudar os efeitos, a posteriori , da introdução da “avaliação externa” nas práticas avaliativas e pedagógicas. O estudo teve como principais referentes teóricoconceptuais a literatura científica, os programas de Matemática e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. Os resultados obtidos mostram a existência de um impacto objectivo do Exame Nacional de Matemática do 9.ºano, provocando mudanças no plano das práticas de ensino e avaliação que, por um lado, contrariam as orientações curriculares, didácticas e legislativas, mas, por outro, reforçam práticas colaborativas, reflexivas e de investimento na auto-formação. De um modo genérico, verifica-se que os professores passam a ensinar e a avaliar, considerando a prova de exame nacional como o principal objectivo (efeito teleológico), como modelo ou norma (efeito normativo) e como instrumento de vigilância e pressão externa e interna (efeito de controlo).The key aim of this study was to evaluate the effects of the National Exam of Mathematics in the 9th schooling grade, either on the teaching practices or on the evaluation procedures. In this regard were identified the following research questions: 1.Which are the effects of the National Exam of Mathematics in the 9th schooling grade (external evaluation) on the teaching practices and evaluation procedures (internal evaluation)? 2. How do the teachers explain the potential discrepancies between external evaluation practices and the internal evaluation ones? 3. How do the teachers analyse their students’ results in National Exam of Mathematics in the 9th schooling grade? Using a qualitative methodology, semi- structured interviews were held with fifteen teachers of Mathematics, from different schools in the district of Porto. Analysing the teachers’ speech (as well as their pedagogic materials), we tried to study, a posteriori , the effects of the introduction of the “external evaluation” on the evaluative and pedagogic practices. The study adopted the following conceptual frameworks: the scientific literature, the Mathematics syllabuses and the appliable laws and regulations in Portugal. The final results showed a concrete impact of the National Exam of Mathematics, changing the teaching and evaluation practices. This opposes the curricular, didactic and legislative guidelines, but, on the other hand, it strengthens the collaborative and reflexive practices and the investment in self-training. In most cases, the teachers teach and evaluate, considering the National Exam as the prime aim (teleologic effect), as model or standard (normative effect) and as way of surveillance and external and internal pressure (control effect).Fernandes, José AntónioUniversidade do MinhoRosário, Marília André do2007-07-162007-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:16.214603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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