A relação umbilical entre turismo rural e línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6190 |
Resumo: | Introdução: As línguas estrangeiras assumem hoje uma importância vital no turismo, em particular no turismo rural. Se considerarmos ainda que mais de um terço da procura do TER em território nacional é composto por estrangeiros (INE, 2017), compreende-se a importância das competências em línguas estrangeiras. A própria norma portuguesa de qualidade do TER refere que promotores da atividade devem ter pelo menos conhecimento de uma língua estrangeira. Se o referido é inquestionável, também é verdade que no universo de empreendimentos existentes, vários indícios dão conta que a competência em línguas estrangeiras se apresenta como uma fragilidade para muitos empreendimentos. Objetivos: Tomando como referência um empreendimento de turismo rural, o objetivo deste estudo é explorar a importância das línguas estrangeiras no sucesso da atividade turística em meio rural. Métodos: De forma a permitir uma análise mais profunda, utiliza-se uma metodologia de estudo de caso. Para além de uma entrevista semiestruturada recorre-se à informação documental e à observação dos idiomas usados nos comentários on-line (no TRIPadvisor e booking.com). Resultados: Na entrevista foi realçada a importância das línguas estrangeiras. Muitos dos comentários on-line são feitos numa língua estrangeira. Conclusões: A competência em línguas estrangeiras assume-se como vital para o sucesso da atividade turística em meio rural. |
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A relação umbilical entre turismo rural e línguas estrangeirasThe umbilical relationship between rural tourism and competence in foreign languagesLa relación umbilical entre turismo rural y lenguas extranjerasTurismo RuralCompetênciasLínguas estrangeirasSucessoIntrodução: As línguas estrangeiras assumem hoje uma importância vital no turismo, em particular no turismo rural. Se considerarmos ainda que mais de um terço da procura do TER em território nacional é composto por estrangeiros (INE, 2017), compreende-se a importância das competências em línguas estrangeiras. A própria norma portuguesa de qualidade do TER refere que promotores da atividade devem ter pelo menos conhecimento de uma língua estrangeira. Se o referido é inquestionável, também é verdade que no universo de empreendimentos existentes, vários indícios dão conta que a competência em línguas estrangeiras se apresenta como uma fragilidade para muitos empreendimentos. Objetivos: Tomando como referência um empreendimento de turismo rural, o objetivo deste estudo é explorar a importância das línguas estrangeiras no sucesso da atividade turística em meio rural. Métodos: De forma a permitir uma análise mais profunda, utiliza-se uma metodologia de estudo de caso. Para além de uma entrevista semiestruturada recorre-se à informação documental e à observação dos idiomas usados nos comentários on-line (no TRIPadvisor e booking.com). Resultados: Na entrevista foi realçada a importância das línguas estrangeiras. Muitos dos comentários on-line são feitos numa língua estrangeira. Conclusões: A competência em línguas estrangeiras assume-se como vital para o sucesso da atividade turística em meio rural.Introduction: Foreign languages are of vital importance in tourism today, particularly in rural tourism. If we consider that more than a third of the demand for TER in the national territory is made up of foreigners (INE, 2017), we understand the importance of foreign language skills. Moreover, the Portuguese quality standard of the TER states that promoters of the activity must have at least knowledge of a foreign language. If this is unquestionable, it is also true that in the universe of existing enterprises, several indications are that foreign language competence presents itself as a fragility for many enterprises. Objetives: Taking as a reference a rural tourism enterprise, the objective of this study is to explore the importance of foreign languages in the success of tourism activity in rural areas. Methods: In order to allow a deeper analysis, a case study methodology is used. In addition to a semi‐structured interview, we use documentary information and the observation of the languages used in the online comments (in TRIPadvisor and booking.com). Results: In the interview the importance of foreign languages was highlighted. Many of the comments online are made in a foreign languageInstituto Politécnico de Viseu, CIDETSRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPato, Lúcia2020-02-05T13:56:14Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6190porPato, L. (2019). A relação umbilical entre turismo rural e línguas estrangeiras. Millenium Journal of Education, Technologies, and Health, 2(4:ed. spec.), 21-29.1647-662Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:08.286403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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