Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18582
Resumo: Tem vindo a ser demonstrado em diversos estudos que os professores sofrem de burnout (ex., Rita, Patrão & Sampaio, 2010). Partindo do princípio de que a desumanização de pacientes (i.e., percecionar os pacientes como possuindo menos características humanas, Haslam & Loughan, 2014) está associada a menores níveis de burnout, sendo considerado um mecanismo defensivo para os profissionais de saúde (Vaes & Muratore, 2013), e sabendo que a Crença no Mundo Justo (CMJ) é um recurso pessoal (Dalbert, 1999, Lerner, 1980), tentámos replicar a associação entre a infrahumanização (um tipo de desumanização) da vítima e os baixos níveis de burnout, mas neste caso em professores, investigando ainda se a infrahumanização defensiva medeia a relação entre a CMJ e o burnout. De modo a medir estas variáveis, foi desenvolvido um questionário online que foi preenchido por professores de diferentes escolas (N=144). Os resultados revelaram que existe uma correlação negativa significativa entre a CMJ e os níveis de burnout e que a infrahumanização não se revela um mediador desta relação. Ademais, foi possível verificar que existe uma correlação positiva significativa entre a CMJ e o grau de infrahumanização e uma correlação negativa significativa entre esta variável e os níveis de burnout.
id RCAP_1fd93fbd382c7bbf7f78c8b15388c8cb
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professoresPsicologia socialSíndrome de burnoutProfessorCrençaJustiçaBelief in a just worldInfrahumanizationTem vindo a ser demonstrado em diversos estudos que os professores sofrem de burnout (ex., Rita, Patrão & Sampaio, 2010). Partindo do princípio de que a desumanização de pacientes (i.e., percecionar os pacientes como possuindo menos características humanas, Haslam & Loughan, 2014) está associada a menores níveis de burnout, sendo considerado um mecanismo defensivo para os profissionais de saúde (Vaes & Muratore, 2013), e sabendo que a Crença no Mundo Justo (CMJ) é um recurso pessoal (Dalbert, 1999, Lerner, 1980), tentámos replicar a associação entre a infrahumanização (um tipo de desumanização) da vítima e os baixos níveis de burnout, mas neste caso em professores, investigando ainda se a infrahumanização defensiva medeia a relação entre a CMJ e o burnout. De modo a medir estas variáveis, foi desenvolvido um questionário online que foi preenchido por professores de diferentes escolas (N=144). Os resultados revelaram que existe uma correlação negativa significativa entre a CMJ e os níveis de burnout e que a infrahumanização não se revela um mediador desta relação. Ademais, foi possível verificar que existe uma correlação positiva significativa entre a CMJ e o grau de infrahumanização e uma correlação negativa significativa entre esta variável e os níveis de burnout.In several studies, it has been shown that teachers suffer from burnout (e.g., Rita, Patrão & Sampaio, 2010). Departing from the finding of that dehumanization of patients (i.e., perceiving the patients as lacking human characteristics, Haslam & Loughan, 2014 not workers that is associated with less burnout (Vaes & Muratore, 2013), and knowing that Belief in a Just World (BJW) is a personal resource (Dalbert, 1999, Lerner, 1980), we tried to replicate the association between infrahumanization (one type of dehumanization) of a victim and lower burnout, this time on teachers, investigating if defensive infrahumanization mediate the relation between BJW and burnout. In order to measure the stated variables, we conducted an online questionnaire to teachers of different schools (N=144). The research findings show that there is a significant negative correlation between BJW and the burnout levels and that infrahumanization do not mediate that relation. In addiction, it was possible to verify that there is a significant positive correlation between BJW and infrahumanization degree and one significant negative correlation between this variable and the burnout levels.2019-08-21T13:47:21Z2018-11-15T00:00:00Z2018-11-152018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18582TID:202056120porAbreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:57.791293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
title Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
spellingShingle Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
Abreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira de
Psicologia social
Síndrome de burnout
Professor
Crença
Justiça
Belief in a just world
Infrahumanization
title_short Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
title_full Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
title_fullStr Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
title_full_unstemmed Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
title_sort Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
author Abreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira de
author_facet Abreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia social
Síndrome de burnout
Professor
Crença
Justiça
Belief in a just world
Infrahumanization
topic Psicologia social
Síndrome de burnout
Professor
Crença
Justiça
Belief in a just world
Infrahumanization
description Tem vindo a ser demonstrado em diversos estudos que os professores sofrem de burnout (ex., Rita, Patrão & Sampaio, 2010). Partindo do princípio de que a desumanização de pacientes (i.e., percecionar os pacientes como possuindo menos características humanas, Haslam & Loughan, 2014) está associada a menores níveis de burnout, sendo considerado um mecanismo defensivo para os profissionais de saúde (Vaes & Muratore, 2013), e sabendo que a Crença no Mundo Justo (CMJ) é um recurso pessoal (Dalbert, 1999, Lerner, 1980), tentámos replicar a associação entre a infrahumanização (um tipo de desumanização) da vítima e os baixos níveis de burnout, mas neste caso em professores, investigando ainda se a infrahumanização defensiva medeia a relação entre a CMJ e o burnout. De modo a medir estas variáveis, foi desenvolvido um questionário online que foi preenchido por professores de diferentes escolas (N=144). Os resultados revelaram que existe uma correlação negativa significativa entre a CMJ e os níveis de burnout e que a infrahumanização não se revela um mediador desta relação. Ademais, foi possível verificar que existe uma correlação positiva significativa entre a CMJ e o grau de infrahumanização e uma correlação negativa significativa entre esta variável e os níveis de burnout.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-15T00:00:00Z
2018-11-15
2018-09
2019-08-21T13:47:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/18582
TID:202056120
url http://hdl.handle.net/10071/18582
identifier_str_mv TID:202056120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134707047202816