O que sente o cliente: Impacto da perceção de emoções e de justiça no Burnout em enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Débora Alexandra Neves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20178
Resumo: Estudos anteriores revelaram que a Crença no Mundo Justo (CMJ) se torna num mecanismo adaptativo do bem-estar psicológico e que a infrahumanização, isto é, negar, por vezes, a atribuição de emoções secundárias no outro é um mecanismo de defesa utilizado pelos profissionais de saúde para reduzir os sintomas de burnout. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal medir e correlacionar a CMJ Geral, as Emoções Negativas percecionadas e o Burnout nos Enfermeiros e testar o efeito protetor conjunto da CMJ Geral e das Emoções Negativas na predição do Burnout. Para medir estas três variáveis foi aplicado um questionário on-line a enfermeiros portugueses (N=193), sendo 88% dos participantes do sexo feminino (N=170). Desta amostra, foram medidas e analisadas as seguintes variáveis: a CMJ Geral; as dimensões das Emoções Negativas que são as emoções primárias negativas e as emoções secundárias negativas; e as três dimensões do Burnout, que são o Burnout Pessoal, o Burnout relacionado com o Trabalho e o Burnout relacionado com o Cliente. Os resultados demonstraram que os enfermeiros com elevados níveis de CMJ Geral apresentam níveis mais baixos de Burnout e que tanto as emoções primárias negativas como as emoções secundárias negativas moderam esta relação. Ou seja, quanto maior é a CMJ Geral menor é o Burnout (Pessoal, relacionado com o Trabalho e o Cliente) quando são percecionadas elevadas emoções negativas primárias e secundárias. Contudo, quando são percecionadas emoções secundárias negativas não existe associação significativa entre a CMJ Geral e o Burnout relacionado com o Cliente.
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