Marketing político: a utilização dos social media pelas juventudes partidárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gato, Ana Rita Rolim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12896
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Marketing político: a utilização dos social media pelas juventudes partidáriasMarketing PolíticoComunicação PolíticaSocial MediaJuventudes Partidárias PortuguesasPolitical MarketingPolitical CommunicationPortuguese Party YouthsMestrado em MarketingCom a afirmação dos meios de comunicação de massas a comunicação entre os indivíduos alterou-se, e o Marketing Político teve que se adaptar às novas necessidades. Após o desenvolvimento da Internet a comunicação política começou a ser mais próxima dos cidadãos, e a preocupação na produção e qualidade dos conteúdos a partilhar aumentou. Com a diminuição da participação política os profissionais de comunicação política tiveram que criar estratégias de comunicação, por um lado para a tornar mais informal e próxima dos eleitores, e por outro para diminuir a apatia política. A camada mais jovem da população é a que maior afastamento da política revela pelo que é também a que maior atenção e incentivo necessita. As novas tecnologias da informação e comunicação desempenham um importante papel nesta tentativa de aproximação dos cidadãos à política. Com a emancipação da web 2.0. vive-se na era da instantaneidade e as redes sociais tornaram-se uma constante na vida dos indivíduos. Assim, além dos meios de comunicação tradicionais, ou sites institucionais dos partidos as redes sociais tornaram-se um dos principais veículos de comunicação e aproximação entre os atores políticos. Compreender os objetivos delineados, as estratégias utilizadas e as perspetivas de futuro, no que respeita à utilização dos social media enquanto ferramenta de comunicação política, afigura-se assim da maior importância para o desenvolvimento do Marketing Político.The establishment of mass media led to changes in how individuals communicate, meaning that Political Marketing had to adapt to the new needs and demands. With the Internet development, political communication began to be closer to citizens and a direct consequence was an increase of content quality to be shared, as well as an extra care associated with its production. With the lack of political participation and confidence in political institutions, political communication professionals had to come up with communication strategies to make it more informal and closer to the electorates in one hand, and to decrease political apathy in the other. The youngest layer of the population is the one that shows a bigger estrangement towards political issues, intensifying the need to encourage their attention and motivation. The new information and communication technologies play an important role in this attempt to bring citizens closer to politics, in particular regarding young adults. With the emancipation of web 2.0 and the era of instantaneity, social media have become a constant in individual?s lives. They are one of the main communication vehicles between political actors and the electorate, aside from institutional party websites and traditional communication media. Understanding the proposed objectives, eventual strategies which have been put to use, as well as future perspectives in terms of social media usage as a political communication tool, seem to be of a major importance to the Political Marketing development.Instituto Superior de Economia e GestãoCunha, SandraRepositório da Universidade de LisboaGato, Ana Rita Rolim2017-07-01T00:30:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12896porGato, Ana Rita Rolim (2016). "Marketing político: a utilização dos social media pelas juventudes partidárias". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:57.876221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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