Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, Manuela
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24319
Resumo: Portugal é um dos países da União Europeia que, apesar do crescimento económico verificado nos últimos anos, continua a apresentar algumas assimetrias em termos sociais acentuadas pela recente crise económica e financeira. Estas assimetrias têm-se reflectido na vida das famílias e das crianças e têm condicionado as políticas educativas e sociais, principalmente as que se referem à infância. Embora a desvantagem socio-económica apareça estatisticamente associada a um aumento no risco de ocorrerem perturbações no desenvolvimento das crianças, o que está em causa é o facto destes aspectos de carácter social conduzirem a variações na qualidade do ambiente familiar. Desta forma, o mecanismo de risco próximo decorrerá da baixa qualidade dos cuidados prestados e não da situação de desvantagem social. Partindo do estudo dos contextos de socialização, família e creche, em que se processava o desenvolvimento de 120 crianças residentes no Distrito do Porto, o objectivo principal deste trabalho foi o de examinar a influência da qualidade destes contextos no desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem destas crianças. Interessava-nos, muito particularmente, verificar em que medida a qualidade dos contextos extra-familiares de prestação de cuidados poderia contribuir para promover o desenvolvimento das crianças provenientes de contextos familiares pouco estimulantes e desfavorecidos. Apesar da idade precoce das crianças estudadas e, particularmente, no que respeita ao grupo de crianças consideradas em risco, os resultados obtidos evidenciaram os efeitos da qualidade do ambiente familiar no seu desenvolvimento apontando, também, para a ausência de influências significativas da qualidade das creches participantes nos seus resultados desenvolvimentais. Esta quase ausência de efeitos poderá ser atribuída, em parte, à baixa qualidade evidenciada pelas salas de creche. Estes resultados apontam para a necessidade de se melhorar a qualidade dos cuidados prestados às crianças mais novas e, especialmente, às que se encontram em situação de maior vulnerabilidade através de esforços sistemáticos no sentido de melhorar o processo educativo, bem como aspectos estruturais e características dos prestadores de cuidados, através da mobilização de recursos adicionais.
id RCAP_1ffb178587fe6dfeb4e35305a6ad858e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das criançasPortugal é um dos países da União Europeia que, apesar do crescimento económico verificado nos últimos anos, continua a apresentar algumas assimetrias em termos sociais acentuadas pela recente crise económica e financeira. Estas assimetrias têm-se reflectido na vida das famílias e das crianças e têm condicionado as políticas educativas e sociais, principalmente as que se referem à infância. Embora a desvantagem socio-económica apareça estatisticamente associada a um aumento no risco de ocorrerem perturbações no desenvolvimento das crianças, o que está em causa é o facto destes aspectos de carácter social conduzirem a variações na qualidade do ambiente familiar. Desta forma, o mecanismo de risco próximo decorrerá da baixa qualidade dos cuidados prestados e não da situação de desvantagem social. Partindo do estudo dos contextos de socialização, família e creche, em que se processava o desenvolvimento de 120 crianças residentes no Distrito do Porto, o objectivo principal deste trabalho foi o de examinar a influência da qualidade destes contextos no desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem destas crianças. Interessava-nos, muito particularmente, verificar em que medida a qualidade dos contextos extra-familiares de prestação de cuidados poderia contribuir para promover o desenvolvimento das crianças provenientes de contextos familiares pouco estimulantes e desfavorecidos. Apesar da idade precoce das crianças estudadas e, particularmente, no que respeita ao grupo de crianças consideradas em risco, os resultados obtidos evidenciaram os efeitos da qualidade do ambiente familiar no seu desenvolvimento apontando, também, para a ausência de influências significativas da qualidade das creches participantes nos seus resultados desenvolvimentais. Esta quase ausência de efeitos poderá ser atribuída, em parte, à baixa qualidade evidenciada pelas salas de creche. Estes resultados apontam para a necessidade de se melhorar a qualidade dos cuidados prestados às crianças mais novas e, especialmente, às que se encontram em situação de maior vulnerabilidade através de esforços sistemáticos no sentido de melhorar o processo educativo, bem como aspectos estruturais e características dos prestadores de cuidados, através da mobilização de recursos adicionais.Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e TecnologiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessanha, Manuela2023-12-20T10:04:12Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24319porPessanha, M. (2008). Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia. ISSN/ISBN: 978-972-31-1264-1.978-989-611-183-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:48:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:13.254698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
title Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
spellingShingle Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
Pessanha, Manuela
title_short Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
title_full Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
title_fullStr Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
title_full_unstemmed Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
title_sort Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
author Pessanha, Manuela
author_facet Pessanha, Manuela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha, Manuela
description Portugal é um dos países da União Europeia que, apesar do crescimento económico verificado nos últimos anos, continua a apresentar algumas assimetrias em termos sociais acentuadas pela recente crise económica e financeira. Estas assimetrias têm-se reflectido na vida das famílias e das crianças e têm condicionado as políticas educativas e sociais, principalmente as que se referem à infância. Embora a desvantagem socio-económica apareça estatisticamente associada a um aumento no risco de ocorrerem perturbações no desenvolvimento das crianças, o que está em causa é o facto destes aspectos de carácter social conduzirem a variações na qualidade do ambiente familiar. Desta forma, o mecanismo de risco próximo decorrerá da baixa qualidade dos cuidados prestados e não da situação de desvantagem social. Partindo do estudo dos contextos de socialização, família e creche, em que se processava o desenvolvimento de 120 crianças residentes no Distrito do Porto, o objectivo principal deste trabalho foi o de examinar a influência da qualidade destes contextos no desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem destas crianças. Interessava-nos, muito particularmente, verificar em que medida a qualidade dos contextos extra-familiares de prestação de cuidados poderia contribuir para promover o desenvolvimento das crianças provenientes de contextos familiares pouco estimulantes e desfavorecidos. Apesar da idade precoce das crianças estudadas e, particularmente, no que respeita ao grupo de crianças consideradas em risco, os resultados obtidos evidenciaram os efeitos da qualidade do ambiente familiar no seu desenvolvimento apontando, também, para a ausência de influências significativas da qualidade das creches participantes nos seus resultados desenvolvimentais. Esta quase ausência de efeitos poderá ser atribuída, em parte, à baixa qualidade evidenciada pelas salas de creche. Estes resultados apontam para a necessidade de se melhorar a qualidade dos cuidados prestados às crianças mais novas e, especialmente, às que se encontram em situação de maior vulnerabilidade através de esforços sistemáticos no sentido de melhorar o processo educativo, bem como aspectos estruturais e características dos prestadores de cuidados, através da mobilização de recursos adicionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2023-12-20T10:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24319
url http://hdl.handle.net/10400.22/24319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pessanha, M. (2008). Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia. ISSN/ISBN: 978-972-31-1264-1.
978-989-611-183-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136447622545408