Desenvolvimento de metodologia para recuperação de corpos de bombas de óleo não-conformes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33136 |
Resumo: | O presente relatório de estágio aborda o desenvolvimento de uma metodologia para a recuperação de corpos de bombas de óleo nas linhas produtivas da Renault Cacia, empresa produtora de componentes mecânicos e caixas de velocidades, sediada na zona industrial de Cacia, em Aveiro, Portugal. O intuito desta metodologia é realizar a recuperação dos corpos de bombas de óleo não-conformes e, consequentemente, reduzir os gastos associados aos corpos de bomba classificados como sucata. No relatório, é apresentada uma introdução à Renault Cacia a fim de enquadrar o leitor no meio envolvente do trabalho. Também é feita uma introdução à lubrificação dos motores automotivos bem como ao funcionamento das bombas hidráulicas e das bombas de óleo. Primeiramente, para o desenvolvimento da metodologia de recuperação, foi feita uma análise da situação produtiva das linhas, e, depois, elaborado um levantamento estatístico a fim de justificar a viabilidade do desenvolvimento dessa metodologia. Foi realizada uma análise dos gastos provenientes do desenvolvimento do projeto, a fim de que um tempo de amortização (payback) fosse calculado e facilitasse a perceção da viabilidade do investimento. A prensa Tromboline A30 foi utilizada para a conclusão do procedimento, sendo apresentado todo o seu funcionamento e como tal o seu enquadramento no posto de recuperação. Todas as ações periféricas que de alguma forma contribuíram para a conclusão desse trabalho também são apresentadas, nomeadamente, elaboração de prateleiras para separar os componentes recuperados, limpeza do posto de recuperação ao aplicar princípios do Lean Manufacturing, modelação dos componentes periféricos à prensa, entre outros. É apresentado com detalhe os diferentes tipos de bombas produzidas na empresa, o funcionamento das múltiplas linhas produtoras de bombas de óleo e como o processo de recuperação se adequa em cada uma delas. A fim de estandardizar o procedimento desenvolvido, foram desenvolvidas uma FOS (Folha de Operação Standard) e uma PMA (Plano de manutenção Autônoma), documentos cuja função é garantir a padronização da utilização e da manutenção do posto de recuperação desenvolvido. Após a implementação da metodologia, foi feita uma análise prática dos resultados a fim de que os valores inicialmente estimados fossem verificados, sendo apresentada uma projeção de ganhos da empresa com o investimento ao longo dos anos. No final, calculou-se que a empresa teria um retorno anual de aproximadamente € 7711, com um payback de 0,54 anos. |
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Desenvolvimento de metodologia para recuperação de corpos de bombas de óleo não-conformesBomba de óleoRecuperaçãoRenaultCaciaLinha de produçãoSucataRetrabalhoNão-conformidadeMotores de combustão internaLubrificaçãoO presente relatório de estágio aborda o desenvolvimento de uma metodologia para a recuperação de corpos de bombas de óleo nas linhas produtivas da Renault Cacia, empresa produtora de componentes mecânicos e caixas de velocidades, sediada na zona industrial de Cacia, em Aveiro, Portugal. O intuito desta metodologia é realizar a recuperação dos corpos de bombas de óleo não-conformes e, consequentemente, reduzir os gastos associados aos corpos de bomba classificados como sucata. No relatório, é apresentada uma introdução à Renault Cacia a fim de enquadrar o leitor no meio envolvente do trabalho. Também é feita uma introdução à lubrificação dos motores automotivos bem como ao funcionamento das bombas hidráulicas e das bombas de óleo. Primeiramente, para o desenvolvimento da metodologia de recuperação, foi feita uma análise da situação produtiva das linhas, e, depois, elaborado um levantamento estatístico a fim de justificar a viabilidade do desenvolvimento dessa metodologia. Foi realizada uma análise dos gastos provenientes do desenvolvimento do projeto, a fim de que um tempo de amortização (payback) fosse calculado e facilitasse a perceção da viabilidade do investimento. A prensa Tromboline A30 foi utilizada para a conclusão do procedimento, sendo apresentado todo o seu funcionamento e como tal o seu enquadramento no posto de recuperação. Todas as ações periféricas que de alguma forma contribuíram para a conclusão desse trabalho também são apresentadas, nomeadamente, elaboração de prateleiras para separar os componentes recuperados, limpeza do posto de recuperação ao aplicar princípios do Lean Manufacturing, modelação dos componentes periféricos à prensa, entre outros. É apresentado com detalhe os diferentes tipos de bombas produzidas na empresa, o funcionamento das múltiplas linhas produtoras de bombas de óleo e como o processo de recuperação se adequa em cada uma delas. A fim de estandardizar o procedimento desenvolvido, foram desenvolvidas uma FOS (Folha de Operação Standard) e uma PMA (Plano de manutenção Autônoma), documentos cuja função é garantir a padronização da utilização e da manutenção do posto de recuperação desenvolvido. Após a implementação da metodologia, foi feita uma análise prática dos resultados a fim de que os valores inicialmente estimados fossem verificados, sendo apresentada uma projeção de ganhos da empresa com o investimento ao longo dos anos. No final, calculou-se que a empresa teria um retorno anual de aproximadamente € 7711, com um payback de 0,54 anos.This internship report addresses the development of a methodology for the recovery of oil pump bodies in the production lines of Renault Cacia, a company that produces mechanical components and gearboxes, headquartered in the industrial zone of Cacia, in Aveiro, Portugal. The purpose of this methodology is to recover non-conforming oil pump bodies and, consequently, reduce expenses associated with pump bodies classified as scrap. In the report, an introduction to Renault Cacia is presented in order to place the reader in the environment of the work. An introduction is also made to the lubrication of automotive engines as well as the operation of hydraulic pumps and oil pumps. First, for the development of the recovery methodology, an analysis of the productive situation of the lines was carried out, and then a statistical survey was carried out in order to justify the feasibility of developing this methodology. An analysis of the expenses arising from the development of the project was made, so an amortization time (payback) was calculated and facilitated the perception of the investment's viability. The Tromboline A30 press was used to complete the procedure. It’s entire operation and, as such, its framing in the recovery station is presented. All peripheral actions that somehow contributed to the conclusion of this work are also presented, namely, elaboration of shelves to separate the recovered components, cleaning of the recovery station by applying Lean Manufacturing principles, modeling of peripheral components in the press, among others. The different types of pumps produced in the company are presented in detail, as well as the operation of the multiple oil pump production lines and how the recovery process fits into each one of them. In order to standardize the procedure developed, a FOS (Standard Operation Sheet) and a PMA (Autonomous Maintenance Plan) were developed, documents whose function is to guarantee the standardization of the use and maintenance of the recovery station developed. After implementing the methodology, a practical analysis of the results was carried out, so the initially estimated values were verified, and a projection of the company's earnings with the investment over the years was presented. In the end, it was calculated that the company would have an annual return of approximately €7711, with a payback of 0.54 years2022-02-11T09:48:33Z2021-12-07T00:00:00Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33136porMatuck, Lucca de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:46Zoai:ria.ua.pt:10773/33136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:38.487496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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