Ensaios em pontes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3539 |
Resumo: | Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Estruturas |
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Ensaios em pontesPontesEnsaios não destrutivos (NDT)BridgesNon-destructive testing (NDT)Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em EstruturasOs ensaios não destrutivos (NDT) constituem um instrumento importante na avaliação da condição de uma ponte. No trabalho desenvolvido dá-se enfase aos ensaios de caracterização de resistências, ensaios de caracterização geométrica e detecção de defeito e ainda ensaios de carga. A maior parte destes ensaios podem ser realizados sem interromper o trafego da ponte, além de que a maioria não introduz qualquer dano na estrutura. Todos os ensaios apresentam limitações e vantagens. Para cada ensaio estudado, apresenta-se uma breve descrição, o princípio físico em que se baseia, as suas limitações, as vantagens e o campo de aplicação. No final do trabalho apresenta-se um caso de estudo de uma ponte onde foram realizados vários dos ensaios descritos, incluindo a extracção de carotes. A partir dos valores obtidos no ensaio de resistência à compressão das carotes estimou-se o valorcaracterístico da tensão de rotura do betão à compressão usando metodologias probabilísticas. Fez-se ainda a classificação relativamente à classe de resistência do betão à compressão, recorrendo a norma NP EN 13791-2008.Abstract: The nondestructive testing (NDT) is an important tool in assessing the condition of a bridge. In the study conducted, emphasis is given to the resistance tests, geometric characterization and defect detection, and even load tests. Most of these tests can be performed without interrupting the traffic on the bridge, and that the majority does not introduce any damage in the structure. All tests have limitations and advantages. For each test studied, a brief description is presented, the physical principle on which it is based, its limitations, advantages and scope. At the end of the work a case study of a bridge is presented, on which it was made several of the tests described, including the extraction of cores. From the values obtained using the compressive strength of the cores the value of fckof concrete using probabilistic methods was estimated. It was determined, still, the strength class of the concrete using the NP EN 13791-2008.Instituto Superior de Engenharia de LisboaJacinto, Luciano Alberto do CarmoRCIPLMedina, Anaine Shirley Lopes2014-05-09T11:14:02Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3539TID:201230453porMEDINA, Anaine Shirley - Ensaios em pontes. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:09.953266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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