Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80482 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_200bb8dba0e4d4050d9e2582661cf1bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80482 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitoraVocabulary and listening comprehension: effects on reading comprehension intervention programCompreensão de leituraCompreensão oralIntervençãoVocabulárioInterventionListening comprehensionReading comprehensionVocabularyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA compreensão da leitura é a base para a obtenção de conhecimento nas diferentes disciplinas, consistindo num importante indicador da aprendizagem e do percurso escolar. A compreensão oral e o vocabulário são preditores importantes que têm contribuído para a compreensão da leitura, sendo também relevantes para a descrição e explicação das diferenças individuais. O objetivo principal deste estudo foi investigar em que medida os efeitos de um programa de intervenção na compreensão da leitura são influenciados pelo nível de desempenho inicial no vocabulário e compreensão oral. A amostra é composta por 90 crianças do 3º ano de escolaridade. Administrou-se o Subteste Vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral-Narrativo e o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-Narrativo. Os resultados indicaram que as mudanças na compreensão da leitura não foram influenciadas pelo vocabulário e compreensão oral. São discutidos os resultados analisando-se as implicações para a intervenção na compreensão da leitura.Reading comprehension is the basis for obtaining knowledge in different subjects, consisting of an important indicator of learning and school path. Listening comprehension and vocabulary are important predictors that have contributed to reading comprehension and are also relevant to the description and explanation of individual differences. This study aims to investigate what extent the effects of an intervention program on reading comprehension are influenced by the level of initial performance in vocabular and listening comprehension. The sample of this study is composed of 90 students from the third grade. The Wisc Vocabulary Subtest, Test of Reading Comprehension of Oral Texts and Test of Reading Comprehension of Narrative Texts were applied. Results indicated that changes in reading comprehension were not influenced by vocabulary and listening comprehension. The results are discussed and limitations of the study as well as guidelines for future research are presented.Cadime, Irene Maria DiasRibeiro, IolandaUniversidade do MinhoMendes, Maria Ribeiro20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80482por202832074info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:31:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:31:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora Vocabulary and listening comprehension: effects on reading comprehension intervention program |
title |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora |
spellingShingle |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora Mendes, Maria Ribeiro Compreensão de leitura Compreensão oral Intervenção Vocabulário Intervention Listening comprehension Reading comprehension Vocabulary Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora |
title_full |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora |
title_fullStr |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora |
title_sort |
Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora |
author |
Mendes, Maria Ribeiro |
author_facet |
Mendes, Maria Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão de leitura Compreensão oral Intervenção Vocabulário Intervention Listening comprehension Reading comprehension Vocabulary Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Compreensão de leitura Compreensão oral Intervenção Vocabulário Intervention Listening comprehension Reading comprehension Vocabulary Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80482 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202832074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544648798765056 |