Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ana Paula Roque
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83025
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_e5da2575a8ca663b03e20901adb98d5f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leituraEffects on listening comprehension of a reading comprehension promotion programCompreensão da leituraCompreensão oralIntervençãoMemória de trabalhoNomeação rápidaReading comprehensionListening comprehensionInterventionWorking memoryRapid namingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAo longo das décadas, têm sido desenvolvidos vários programas de promoção na compreensão da leitura. A investigação tem demonstrado que a compreensão oral se encontra correlacionada com a compreensão da leitura. Deste modo, o objetivo deste estudo foi explorar se a intervenção na compreensão da leitura tem efeitos que se estendem à compreensão oral, e se os ganhos dependem de variáveis cognitivas e do nível inicial de compreensão da leitura apresentado pelos alunos. Participaram no estudo 82 alunos do 3º ano de escolaridade, de agrupamentos de escolas do norte do país. Estes alunos foram avaliados antes e após a administração de um programa de promoção da compreensão da leitura com as provas de compreensão oral no pré e pós teste, e medidas de compreensão da leitura, memória de dígitos, nomeação rápida de cores e nomeação rápida de dígitos no pré teste. Verificaram-se ganhos significativos na compreensão oral entre os dois momentos. No entanto, verificou-se que nenhum dos preditores se revelou significativo para os ganhos da compreensão oral. Os resultados são discutidos à luz da investigação anterior e são apresentadas limitações do estudo.Over the decades, several programs to promote reading comprehension have been developed. Research has shown that listening comprehension is correlated with reading comprehension. Thus, the aim of this study was to explore whether the intervention in reading comprehension has effects that extend to listening comprehension, and whether the gains depend on cognitive variables and the initial level of reading comprehension presented by the students. A total of 82 students from the 3rd year of schooling, from groups of schools in the north of the country, participated in the study. These students were assessed before and after administration of a reading comprehension promotion program with pre and post-test listening comprehension tests, and measures of reading comprehension, digit memory, rapid color naming and rapid digit naming in the pre-test. There were significant gains in listening comprehension between the two moments. However, none of the predictors was found to be significant for listening comprehension gains. The results are discussed in light of previous research and limitations of the study are presented.Cadime, Irene Maria DiasRibeiro, IolandaUniversidade do MinhoMelo, Ana Paula Roque20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83025por203052560info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:47.816764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
Effects on listening comprehension of a reading comprehension promotion program
title Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
spellingShingle Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
Melo, Ana Paula Roque
Compreensão da leitura
Compreensão oral
Intervenção
Memória de trabalho
Nomeação rápida
Reading comprehension
Listening comprehension
Intervention
Working memory
Rapid naming
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
title_full Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
title_fullStr Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
title_full_unstemmed Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
title_sort Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
author Melo, Ana Paula Roque
author_facet Melo, Ana Paula Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Ana Paula Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da leitura
Compreensão oral
Intervenção
Memória de trabalho
Nomeação rápida
Reading comprehension
Listening comprehension
Intervention
Working memory
Rapid naming
Ciências Sociais::Psicologia
topic Compreensão da leitura
Compreensão oral
Intervenção
Memória de trabalho
Nomeação rápida
Reading comprehension
Listening comprehension
Intervention
Working memory
Rapid naming
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83025
url https://hdl.handle.net/1822/83025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203052560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132912780574720