Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/83025 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_e5da2575a8ca663b03e20901adb98d5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83025 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leituraEffects on listening comprehension of a reading comprehension promotion programCompreensão da leituraCompreensão oralIntervençãoMemória de trabalhoNomeação rápidaReading comprehensionListening comprehensionInterventionWorking memoryRapid namingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAo longo das décadas, têm sido desenvolvidos vários programas de promoção na compreensão da leitura. A investigação tem demonstrado que a compreensão oral se encontra correlacionada com a compreensão da leitura. Deste modo, o objetivo deste estudo foi explorar se a intervenção na compreensão da leitura tem efeitos que se estendem à compreensão oral, e se os ganhos dependem de variáveis cognitivas e do nível inicial de compreensão da leitura apresentado pelos alunos. Participaram no estudo 82 alunos do 3º ano de escolaridade, de agrupamentos de escolas do norte do país. Estes alunos foram avaliados antes e após a administração de um programa de promoção da compreensão da leitura com as provas de compreensão oral no pré e pós teste, e medidas de compreensão da leitura, memória de dígitos, nomeação rápida de cores e nomeação rápida de dígitos no pré teste. Verificaram-se ganhos significativos na compreensão oral entre os dois momentos. No entanto, verificou-se que nenhum dos preditores se revelou significativo para os ganhos da compreensão oral. Os resultados são discutidos à luz da investigação anterior e são apresentadas limitações do estudo.Over the decades, several programs to promote reading comprehension have been developed. Research has shown that listening comprehension is correlated with reading comprehension. Thus, the aim of this study was to explore whether the intervention in reading comprehension has effects that extend to listening comprehension, and whether the gains depend on cognitive variables and the initial level of reading comprehension presented by the students. A total of 82 students from the 3rd year of schooling, from groups of schools in the north of the country, participated in the study. These students were assessed before and after administration of a reading comprehension promotion program with pre and post-test listening comprehension tests, and measures of reading comprehension, digit memory, rapid color naming and rapid digit naming in the pre-test. There were significant gains in listening comprehension between the two moments. However, none of the predictors was found to be significant for listening comprehension gains. The results are discussed in light of previous research and limitations of the study are presented.Cadime, Irene Maria DiasRibeiro, IolandaUniversidade do MinhoMelo, Ana Paula Roque20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83025por203052560info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:47.816764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura Effects on listening comprehension of a reading comprehension promotion program |
title |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura |
spellingShingle |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura Melo, Ana Paula Roque Compreensão da leitura Compreensão oral Intervenção Memória de trabalho Nomeação rápida Reading comprehension Listening comprehension Intervention Working memory Rapid naming Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura |
title_full |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura |
title_fullStr |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura |
title_full_unstemmed |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura |
title_sort |
Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura |
author |
Melo, Ana Paula Roque |
author_facet |
Melo, Ana Paula Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Ana Paula Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão da leitura Compreensão oral Intervenção Memória de trabalho Nomeação rápida Reading comprehension Listening comprehension Intervention Working memory Rapid naming Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Compreensão da leitura Compreensão oral Intervenção Memória de trabalho Nomeação rápida Reading comprehension Listening comprehension Intervention Working memory Rapid naming Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/83025 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/83025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203052560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132912780574720 |