Total hotel revenue management em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10569 |
Resumo: | O Total Hotel Revenue Management nos últimos 30 anos, adquiriu um papel fundamental dentro do setor hoteleiro no processo de criação e otimização da receita, tornando se num dos principais temas de investigação a nível mundial. Esta dissertação, pretende dar início a uma sistematização do estudo do tema Total Hotel Revenue Managementem Portugal, avaliar quais os sistemas de informação utilizados, as práticas mais valorizadas nas unidades hoteleiras nacionais e o seu grau de sistematização procedimental. Através da distribuiçao de um questionário por 176 profissionais que representam as unidades hoteleiras nacionais, elaborou-se uma fotografia genérica de todo o ecossistema hoteleiro, relativamente a gestão e otimização da receita em unidades de classificação de 3, 4 e 5 estrelas. Para executar este trabalho, o investigador dividiu-o em seis vertentes essenciais a avaliação do Total Revenue Management em Portugal: avaliaçao dos sistemas de informaçao, avaliaçao das técnicas de Revenue Management mais valorizadas pelos profissionais do setor, equipa de Revenue Management, características valorizadas pelas unidades para desempenhar a função de Revenue Manager, tendências futuras de revenue e avaliaçao do atual grau de interesse dos profissionais sobre o tema. Este trabalho de investigação, parece indicar, que existem características das unidades que influenciam diretamente as ferramentas de auxílio ao revenue aí adotadas, nomeadamente a classificação, o tamanho e a afiliaçao. O Total Hotel Revenue Management é na sua generalidade, mais utilizado por unidades com classificações mais elevadas, de maior dimensão e afiliadas num grupo hoteleiro. E ainda abordado, qual a influência da contratação de Revenue Managers na melhoria dos resultados das organizações e o seu favorecimento para a promoção de uma verdadeira cultura de revenue que seja transversal a toda a unidade hoteleira. Através deste trabalho, pretende-se dar inicio a formação de uma base de conhecimento sólida de revenue, que dê origem ao seu desenvolvimento e possa contribuir para a formaçao de Recursos Humanos especializados de Total Revenue Management em Portugal. |
id |
RCAP_20179b7f4b3d88c037212efd398b5c1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10569 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Total hotel revenue management em PortugalHotelsRevenueRevenue managementTotal hotel revenue managementYeldPortugalPreçoPrevisãoEquipa de revenueRevenue managerGestão hotelLucro hotelPricingForecastingRevenue managment teamHotel managementHotel profitDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO Total Hotel Revenue Management nos últimos 30 anos, adquiriu um papel fundamental dentro do setor hoteleiro no processo de criação e otimização da receita, tornando se num dos principais temas de investigação a nível mundial. Esta dissertação, pretende dar início a uma sistematização do estudo do tema Total Hotel Revenue Managementem Portugal, avaliar quais os sistemas de informação utilizados, as práticas mais valorizadas nas unidades hoteleiras nacionais e o seu grau de sistematização procedimental. Através da distribuiçao de um questionário por 176 profissionais que representam as unidades hoteleiras nacionais, elaborou-se uma fotografia genérica de todo o ecossistema hoteleiro, relativamente a gestão e otimização da receita em unidades de classificação de 3, 4 e 5 estrelas. Para executar este trabalho, o investigador dividiu-o em seis vertentes essenciais a avaliação do Total Revenue Management em Portugal: avaliaçao dos sistemas de informaçao, avaliaçao das técnicas de Revenue Management mais valorizadas pelos profissionais do setor, equipa de Revenue Management, características valorizadas pelas unidades para desempenhar a função de Revenue Manager, tendências futuras de revenue e avaliaçao do atual grau de interesse dos profissionais sobre o tema. Este trabalho de investigação, parece indicar, que existem características das unidades que influenciam diretamente as ferramentas de auxílio ao revenue aí adotadas, nomeadamente a classificação, o tamanho e a afiliaçao. O Total Hotel Revenue Management é na sua generalidade, mais utilizado por unidades com classificações mais elevadas, de maior dimensão e afiliadas num grupo hoteleiro. E ainda abordado, qual a influência da contratação de Revenue Managers na melhoria dos resultados das organizações e o seu favorecimento para a promoção de uma verdadeira cultura de revenue que seja transversal a toda a unidade hoteleira. Através deste trabalho, pretende-se dar inicio a formação de uma base de conhecimento sólida de revenue, que dê origem ao seu desenvolvimento e possa contribuir para a formaçao de Recursos Humanos especializados de Total Revenue Management em Portugal.Over the last 30 years Revenue Management has acquired a key role within the hospitality industry research, making it one of the main themes of hospitality worldwide. This paper intends to initiate a systematic study of Total Hotel Revenue Management in Portugal, assess which information systems are used in sector, the most valuaed practices in hotel properties and make the evaluation of procedural systematization level. A survey was carried out in a population of 176 professionals representing the national hotel units vvithin classification of 3, 4 and 5 stars, it was possible to capture the picture of the entire hotel ecosystem, regarding their management and optimization of the revenue practices. The author has divided this research into six main key aspects to proceed with evaluation of Total Revenue Managementin Portugal. Those aspects were evaluation of assessment of information systems, evaluation of the techniques of revenue preferred by professionals, revenue management team, relation betvveen characteristics of units and their revenue performance, future trends of revenue and the current level of interest of the professionals on this subject. Within this research work, the author reaches some very interesting conclusions. He could find out that there are some hotel characteristics such as classification, size and group membership Which have a direct influence on revenue tools adopted by hotels. Total Hotel Revenue Management is generally used by large, high-rank units and group hotel affiliates. It is also discussed in this paper the influence of hiring Revenue Managers to improve the performance of organizations and their impact for promoting a culture of revenue management in hotel property structure. Through this work, we intend to start the creation of a solid knovvledge base in revenue, which lead to its development and contribute to the training specialized human resources in Total Revenue Management on the country.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e TurismoDieguez, TeresaJesus, Rudi Miguel Azevedo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Miguel José Lago Ferreira da2017-12-04T13:17:57Z2017-11-142017-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10569TID:201766310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:57.671172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Total hotel revenue management em Portugal |
title |
Total hotel revenue management em Portugal |
spellingShingle |
Total hotel revenue management em Portugal Costa, Miguel José Lago Ferreira da Hotels Revenue Revenue management Total hotel revenue management Yeld Portugal Preço Previsão Equipa de revenue Revenue manager Gestão hotel Lucro hotel Pricing Forecasting Revenue managment team Hotel management Hotel profit Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Total hotel revenue management em Portugal |
title_full |
Total hotel revenue management em Portugal |
title_fullStr |
Total hotel revenue management em Portugal |
title_full_unstemmed |
Total hotel revenue management em Portugal |
title_sort |
Total hotel revenue management em Portugal |
author |
Costa, Miguel José Lago Ferreira da |
author_facet |
Costa, Miguel José Lago Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dieguez, Teresa Jesus, Rudi Miguel Azevedo de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Miguel José Lago Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotels Revenue Revenue management Total hotel revenue management Yeld Portugal Preço Previsão Equipa de revenue Revenue manager Gestão hotel Lucro hotel Pricing Forecasting Revenue managment team Hotel management Hotel profit Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Hotels Revenue Revenue management Total hotel revenue management Yeld Portugal Preço Previsão Equipa de revenue Revenue manager Gestão hotel Lucro hotel Pricing Forecasting Revenue managment team Hotel management Hotel profit Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O Total Hotel Revenue Management nos últimos 30 anos, adquiriu um papel fundamental dentro do setor hoteleiro no processo de criação e otimização da receita, tornando se num dos principais temas de investigação a nível mundial. Esta dissertação, pretende dar início a uma sistematização do estudo do tema Total Hotel Revenue Managementem Portugal, avaliar quais os sistemas de informação utilizados, as práticas mais valorizadas nas unidades hoteleiras nacionais e o seu grau de sistematização procedimental. Através da distribuiçao de um questionário por 176 profissionais que representam as unidades hoteleiras nacionais, elaborou-se uma fotografia genérica de todo o ecossistema hoteleiro, relativamente a gestão e otimização da receita em unidades de classificação de 3, 4 e 5 estrelas. Para executar este trabalho, o investigador dividiu-o em seis vertentes essenciais a avaliação do Total Revenue Management em Portugal: avaliaçao dos sistemas de informaçao, avaliaçao das técnicas de Revenue Management mais valorizadas pelos profissionais do setor, equipa de Revenue Management, características valorizadas pelas unidades para desempenhar a função de Revenue Manager, tendências futuras de revenue e avaliaçao do atual grau de interesse dos profissionais sobre o tema. Este trabalho de investigação, parece indicar, que existem características das unidades que influenciam diretamente as ferramentas de auxílio ao revenue aí adotadas, nomeadamente a classificação, o tamanho e a afiliaçao. O Total Hotel Revenue Management é na sua generalidade, mais utilizado por unidades com classificações mais elevadas, de maior dimensão e afiliadas num grupo hoteleiro. E ainda abordado, qual a influência da contratação de Revenue Managers na melhoria dos resultados das organizações e o seu favorecimento para a promoção de uma verdadeira cultura de revenue que seja transversal a toda a unidade hoteleira. Através deste trabalho, pretende-se dar inicio a formação de uma base de conhecimento sólida de revenue, que dê origem ao seu desenvolvimento e possa contribuir para a formaçao de Recursos Humanos especializados de Total Revenue Management em Portugal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04T13:17:57Z 2017-11-14 2017-11-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10569 TID:201766310 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10569 |
identifier_str_mv |
TID:201766310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131405405388800 |