A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Gonçalo Manuel da Palma Afonso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87577
Resumo: Projeto de mestrado em Gestão e Negócios
id RCAP_bc015ffddb051abd3bb9aaf7f2c6b2b4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em PortugalHotelariaRevenue managementYield managementRentabilidadeEstratégias de revenueHospitalityProfitabilityRevenue strategiesCiências Sociais::Economia e GestãoProjeto de mestrado em Gestão e NegóciosO Revenue Management tem alterado o panorama da indústria hoteleira, focando-se na criação e maximização de receitas nos últimos anos. O presente projeto procura identificar, desenvolver e criar estratégias de Revenue Management introdutórias que impactam a rentabilidade e crescimento de uma unidade hoteleira, neste caso específico aplicado a um hotel da região Centro de Portugal. No decorrer deste projeto, foram analisados diversos pontos e o respetivo impacto, tal como as tipologias de quartos, a análise do hotel e da concorrência em termos de produtos e serviços, análise do mercado, segmentação e origens, calendário da procura, distribuição hoteleira, estratégias tarifárias, CRM, vendas e estratégias de up-selling e cross-selling. Além disso, foram analisados os resultados obtidos com a implementação das estratégias de Revenue Management. Os dados deste estudo foram suportados por reuniões com a unidade hoteleira e retirados de sistemas informáticos como o Propriety Management System (PMS), o Channel Manager (CM) e o Motor de Reservas. O hotel em estudo procura posicionar-se entre os melhores hotéis da zona centro, com o objetivo final de atrair novos hóspedes com maior poder de compra, estimulando todas as possíveis fontes de receita do hotel. Com este projeto de investigação, contribui-se para a melhoria dos procedimentos da unidade hoteleira em estudo e para o incremento das fontes de receita, tornando a empresa mais robusta economicamente.Revenue Management has been changing the hotel industry landscape, focusing on revenue creation and maximization in recent years. This project aims to identify, develop, and create introductory Revenue Management strategies that impact the profitability and growth of a hotel unit, specifically applied to a boutique hotel in the central region of Portugal. Throughout this project, the following points were explored: room types, analysis of the hotel and competition in terms of products and services, market analysis, segmentation and origins, demand calendar, hotel distribution, pricing strategies, CRM, sales, up-selling and cross-selling strategies. Additionally, the results of implementing this plan will be examined. The data for this study were supported by meetings with the hotel unit and extracted from computer systems such as the Propriety Management System (PMS), the Channel Manager (CM), and the Booking Engine (BE). The hotel under study seeks to position itself among the best hotels in the central region, aiming to attract new guests with higher purchasing power, boosting all hotel revenue sources. This research project improves the organization's procedures under study and increases revenue sources, making the company more financially reliable.Oliveira, Cidália PereiraUniversidade do MinhoMarques, Gonçalo Manuel da Palma Afonso2023-12-032023-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87577por203431960info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:40:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:39.194263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
title A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
spellingShingle A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
Marques, Gonçalo Manuel da Palma Afonso
Hotelaria
Revenue management
Yield management
Rentabilidade
Estratégias de revenue
Hospitality
Profitability
Revenue strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
title_full A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
title_fullStr A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
title_full_unstemmed A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
title_sort A implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
author Marques, Gonçalo Manuel da Palma Afonso
author_facet Marques, Gonçalo Manuel da Palma Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cidália Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Gonçalo Manuel da Palma Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Revenue management
Yield management
Rentabilidade
Estratégias de revenue
Hospitality
Profitability
Revenue strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Hotelaria
Revenue management
Yield management
Rentabilidade
Estratégias de revenue
Hospitality
Profitability
Revenue strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Projeto de mestrado em Gestão e Negócios
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-03
2023-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87577
url https://hdl.handle.net/1822/87577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203431960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136442823213056