Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Cláudia Margarida Brito
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3050
Resumo: A Comunicação e a Interação Social da criança com Espectro do Autismo é o tema deste projeto. Esta investigação incide no estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar com esta problemática, através do qual pretendemos compreender quais as suas dificuldades na comunicação e na Interação Social, estratégias aplicadas na sala e respetivas melhorias. Para tal, entrevistámos os técnicos que trabalham com a criança, onde apurámos as dificuldades da mesma. Também registámos que o papel do adulto, a componente lúdica, as medidas previstas na legislação, o recurso a terapias e um ambiente educativo estruturado, são estratégias facilitadoras da Interação e da Comunicação da criança com PEA. Daí que, face a estas estratégias, se tenha verificado uma evolução positiva. Contudo, os técnicos também registaram algumas discrepâncias na comunicação e na interação que a criança revela com os pares e com os adultos. Para verificar esta situação e finalizar o estudo, observámos a criança onde concluímos que esta tem mais dificuldades em comunicar e interagir com os adultos, do que com os pares. Concluímos que a inclusão de crianças com PEA no ensino regular é uma mais-valia no desenvolvimento das suas competências comunicativas e da interação social.
id RCAP_201bfe88d4e84310fd0dbea299c8ea6f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALAUTISMOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORINTERAÇÃO SOCIALEDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAUTISMSOCIAL INTERACTIONEARLY YEARS EDUCATIONA Comunicação e a Interação Social da criança com Espectro do Autismo é o tema deste projeto. Esta investigação incide no estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar com esta problemática, através do qual pretendemos compreender quais as suas dificuldades na comunicação e na Interação Social, estratégias aplicadas na sala e respetivas melhorias. Para tal, entrevistámos os técnicos que trabalham com a criança, onde apurámos as dificuldades da mesma. Também registámos que o papel do adulto, a componente lúdica, as medidas previstas na legislação, o recurso a terapias e um ambiente educativo estruturado, são estratégias facilitadoras da Interação e da Comunicação da criança com PEA. Daí que, face a estas estratégias, se tenha verificado uma evolução positiva. Contudo, os técnicos também registaram algumas discrepâncias na comunicação e na interação que a criança revela com os pares e com os adultos. Para verificar esta situação e finalizar o estudo, observámos a criança onde concluímos que esta tem mais dificuldades em comunicar e interagir com os adultos, do que com os pares. Concluímos que a inclusão de crianças com PEA no ensino regular é uma mais-valia no desenvolvimento das suas competências comunicativas e da interação social.Communication and Social interaction of children with Autism Spectrum Disorder is the theme of this project. This research focuses on a case study of a preschool-age child with this problem, by which we understand the difficulties in Communication and Social interaction, strategies applied in the room and the respective improvements. To this end, we interviewed the technicians working with the child, where it shows the difficulties of same. Also noted that the role of the adult, the leisure component, the measures provided for in legislation, the use of therapies and a structured educational environment are strategies that facilitate interaction and communication of children with PEA. Faced with these strategies, there has been a positive development. However, the technicians also have some discrepancies in the communication and interaction that the child reveals with peers and adults. To verify this situation and finalize the study, we observed the child where we conclude that this has more difficulties in communicating and interacting with adults than with peers. We conclude that the inclusion of children with ASD in regular education is an asset in the development of their communication skills and social interaction.2013-02-04T14:27:58Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3050porFreire, Cláudia Margarida Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:52.050594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
title Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
spellingShingle Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
Freire, Cláudia Margarida Brito
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INTERAÇÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SOCIAL INTERACTION
EARLY YEARS EDUCATION
title_short Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
title_full Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
title_fullStr Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
title_full_unstemmed Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
title_sort Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo
author Freire, Cláudia Margarida Brito
author_facet Freire, Cláudia Margarida Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Cláudia Margarida Brito
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INTERAÇÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SOCIAL INTERACTION
EARLY YEARS EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INTERAÇÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SOCIAL INTERACTION
EARLY YEARS EDUCATION
description A Comunicação e a Interação Social da criança com Espectro do Autismo é o tema deste projeto. Esta investigação incide no estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar com esta problemática, através do qual pretendemos compreender quais as suas dificuldades na comunicação e na Interação Social, estratégias aplicadas na sala e respetivas melhorias. Para tal, entrevistámos os técnicos que trabalham com a criança, onde apurámos as dificuldades da mesma. Também registámos que o papel do adulto, a componente lúdica, as medidas previstas na legislação, o recurso a terapias e um ambiente educativo estruturado, são estratégias facilitadoras da Interação e da Comunicação da criança com PEA. Daí que, face a estas estratégias, se tenha verificado uma evolução positiva. Contudo, os técnicos também registaram algumas discrepâncias na comunicação e na interação que a criança revela com os pares e com os adultos. Para verificar esta situação e finalizar o estudo, observámos a criança onde concluímos que esta tem mais dificuldades em comunicar e interagir com os adultos, do que com os pares. Concluímos que a inclusão de crianças com PEA no ensino regular é uma mais-valia no desenvolvimento das suas competências comunicativas e da interação social.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-04T14:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3050
url http://hdl.handle.net/10437/3050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131245653786624