Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/1710 |
Resumo: | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004 |
id |
RCAP_201ca33670ef7cac940b58dbb863f0d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1710 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formaçãoDesempenho do professorEstágioRelações interpessoaisRespeitoCompetências pessoaisDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004O período de estágio permite o desenvolvimento do aluno no contexto pedagógico através da relação interpessoal professor/aluno e das práticas/experiências formativas. Centrando-se a aprendizagem no aluno, através da vivência, análise, reflexão e discussão das situações estas tornam-se formativas. Torna-se importante que a prática educativa/formativa assuma essa consciência e conduza à aquisição/desenvolvimento de competências pessoais contribuindo para o desenvolvimento do aluno enquanto pessoa. O papel do professor é fundamental no contexto da relação pedagógica, como mobilizador do desenvolvimento pessoal do aluno, ajudando-o a adquirir competências pessoais que uma vez asseguradas, facilitam o desenvolvimento das competências técnicas. Ao contemplar a preparação do aluno para novas situações, habilita-o para o desempenho das actividades profissionais numa sociedade em mudança. O estudo das relações entre o desempenho do professor em momento de estágio e o desenvolvimento pessoal do aluno constituiu o foco da nossa investigação. Elaborámos o nosso mapa conceptual que nos facilitou uma melhor compreensão do fenómeno em estudo e conduziu à construção do modelo explicativo teórico, traduzindo de forma esquemática aquilo que pretendíamos estudar. Aplicámos um instrumento de recolha de dados a uma população de alunos numa Escola Superior de Enfermagem, que validou o nosso modelo explicativo teórico, transformando-o em modelo explicativo emergente. Obtido o nosso modelo explicativo emergente, passámos à construção de um instrumento de observação das relações inscritas no modelo. Um questionário validado pelos actores do processo educativo, traduz o contributo da nossa investigação para a melhoria da relação educativa no ensino da enfermagem.Gonçalves, Fernando RibeiroSapientiaCosta, Maria Antónia Rasa Correia da2012-10-01T14:24:11Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.1/1710por2004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:50.332949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação |
title |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação |
spellingShingle |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação Costa, Maria Antónia Rasa Correia da Desempenho do professor Estágio Relações interpessoais Respeito Competências pessoais |
title_short |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação |
title_full |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação |
title_fullStr |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação |
title_sort |
Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação |
author |
Costa, Maria Antónia Rasa Correia da |
author_facet |
Costa, Maria Antónia Rasa Correia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando Ribeiro Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Antónia Rasa Correia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho do professor Estágio Relações interpessoais Respeito Competências pessoais |
topic |
Desempenho do professor Estágio Relações interpessoais Respeito Competências pessoais |
description |
Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004 |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2012-10-01T14:24:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/1710 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/1710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133162463297536 |