Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Antónia Rasa Correia da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1710
Resumo: Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004
id RCAP_201ca33670ef7cac940b58dbb863f0d1
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formaçãoDesempenho do professorEstágioRelações interpessoaisRespeitoCompetências pessoaisDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004O período de estágio permite o desenvolvimento do aluno no contexto pedagógico através da relação interpessoal professor/aluno e das práticas/experiências formativas. Centrando-se a aprendizagem no aluno, através da vivência, análise, reflexão e discussão das situações estas tornam-se formativas. Torna-se importante que a prática educativa/formativa assuma essa consciência e conduza à aquisição/desenvolvimento de competências pessoais contribuindo para o desenvolvimento do aluno enquanto pessoa. O papel do professor é fundamental no contexto da relação pedagógica, como mobilizador do desenvolvimento pessoal do aluno, ajudando-o a adquirir competências pessoais que uma vez asseguradas, facilitam o desenvolvimento das competências técnicas. Ao contemplar a preparação do aluno para novas situações, habilita-o para o desempenho das actividades profissionais numa sociedade em mudança. O estudo das relações entre o desempenho do professor em momento de estágio e o desenvolvimento pessoal do aluno constituiu o foco da nossa investigação. Elaborámos o nosso mapa conceptual que nos facilitou uma melhor compreensão do fenómeno em estudo e conduziu à construção do modelo explicativo teórico, traduzindo de forma esquemática aquilo que pretendíamos estudar. Aplicámos um instrumento de recolha de dados a uma população de alunos numa Escola Superior de Enfermagem, que validou o nosso modelo explicativo teórico, transformando-o em modelo explicativo emergente. Obtido o nosso modelo explicativo emergente, passámos à construção de um instrumento de observação das relações inscritas no modelo. Um questionário validado pelos actores do processo educativo, traduz o contributo da nossa investigação para a melhoria da relação educativa no ensino da enfermagem.Gonçalves, Fernando RibeiroSapientiaCosta, Maria Antónia Rasa Correia da2012-10-01T14:24:11Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.1/1710por2004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:50.332949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
title Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
spellingShingle Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
Costa, Maria Antónia Rasa Correia da
Desempenho do professor
Estágio
Relações interpessoais
Respeito
Competências pessoais
title_short Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
title_full Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
title_fullStr Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
title_full_unstemmed Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
title_sort Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
author Costa, Maria Antónia Rasa Correia da
author_facet Costa, Maria Antónia Rasa Correia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fernando Ribeiro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Antónia Rasa Correia da
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho do professor
Estágio
Relações interpessoais
Respeito
Competências pessoais
topic Desempenho do professor
Estágio
Relações interpessoais
Respeito
Competências pessoais
description Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2012-10-01T14:24:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/1710
url http://hdl.handle.net/10400.1/1710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133162463297536