Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosquetti,Lívia Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Braga,Eliana Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.
id USP-24_b771c1742bb54eaef05d46b1b48d23c0
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342008000400011
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricularComunicaçãoRelações interpessoaisEducação em enfermagemBolsas e estágiosEste estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.4 2008reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342008000400011info:eu-repo/semantics/openAccessBosquetti,Lívia SilvaBraga,Eliana Marapor2008-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342008000400011Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-12-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
spellingShingle Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
Bosquetti,Lívia Silva
Comunicação
Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Bolsas e estágios
title_short Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_full Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_fullStr Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_full_unstemmed Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_sort Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
author Bosquetti,Lívia Silva
author_facet Bosquetti,Lívia Silva
Braga,Eliana Mara
author_role author
author2 Braga,Eliana Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosquetti,Lívia Silva
Braga,Eliana Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Bolsas e estágios
topic Comunicação
Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Bolsas e estágios
description Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342008000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.4 2008
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532794802176