Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno. |
id |
USP-24_b771c1742bb54eaef05d46b1b48d23c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342008000400011 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricularComunicaçãoRelações interpessoaisEducação em enfermagemBolsas e estágiosEste estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.4 2008reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342008000400011info:eu-repo/semantics/openAccessBosquetti,Lívia SilvaBraga,Eliana Marapor2008-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342008000400011Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-12-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
spellingShingle |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular Bosquetti,Lívia Silva Comunicação Relações interpessoais Educação em enfermagem Bolsas e estágios |
title_short |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_full |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_fullStr |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_full_unstemmed |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_sort |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
author |
Bosquetti,Lívia Silva |
author_facet |
Bosquetti,Lívia Silva Braga,Eliana Mara |
author_role |
author |
author2 |
Braga,Eliana Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bosquetti,Lívia Silva Braga,Eliana Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Relações interpessoais Educação em enfermagem Bolsas e estágios |
topic |
Comunicação Relações interpessoais Educação em enfermagem Bolsas e estágios |
description |
Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342008000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.4 2008 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936532794802176 |