Singularidades de género no padrão de expressão emocional em contexto e ativação das representações de vinculação na idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2782 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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Singularidades de género no padrão de expressão emocional em contexto e ativação das representações de vinculação na idade pré-escolarRepresentações de vinculaçãoEpressão emocionalRegulação emocionalPré-escolarGéneroAttachment representationsEmotional expressionEmotional regulationPreschoolGenderDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente trabalho foca-se na compreensão das singularidades de género ao nível da expressão emocional, em contexto de ativação das representações de vinculação de crianças em idade pré-escolar. Segundo Bowlby (1969) uma vinculação segura promove a expressão de afetos positivos em diferentes contextos interpessoais e ao longo do desenvolvimento. A segurança da vinculação facilita a capacidade da criança expressar emoções e regular estados afetivos negativos (Oppenheim & Waters, 1995). Apesar desta íntima relação entre representações de vinculação (MID) e emoções, poucos estudos se debruçaram sobre o modo como as crianças expressam os seus estados afetivos em contexto de ativação das representações de vinculação. As marcadas variações individuais nos padrões de expressão emocional de rapazes e raparigas são social e culturalmente reforçadas (Fischer, Mosquera, Vianen, & Manstead, 2004). Através de um instrumento que permite aceder às representações de vinculação pela elicitação de narrativas – Attachment Story Completion Task (ASCT), foram recolhidas narrativas de 142 crianças (75 raparigas) com idades entre os 50 e os 80 meses, posteriormente cotadas segundo dois sistemas - segurança da vinculação e expressão emocional. Os resultados encontrados revelam que as raparigas apresentam valores médios de segurança mais elevados que os rapazes, confirmam a presença de padrões distintos de expressão e regulação emocional adotados por rapazes e raparigas nesta etapa desenvolvimental e demonstram a influência da qualidade das representações de vinculação na modulação da expressão emocional. A desarmonia que o desenvolvimento socio-emocional de rapazes e raparigas sofre neste período é discutida à luz da socialização dos papéis de género.ABSTRACT: The aim of the present dissertation is to study the gender differences of preschoolers’ emotional expression, in the specific context of the activation of attachment representations. According to Bowlby (1969) a secure attachment fosters the expression of positive affects in different contexts and through life. A secure attachment relationship facilitates the child’s ability to express and modulate negative internal states (Oppenheim & Waters, 1995). Despite the close relation between attachment representations (IWM) and emotions, few studies have tried to understand how preschool children express and regulate their internal affective states during the activation of their attachment representations. Blatant individual gender differences of patterns of emotional expression are social and culturally reinforced (Fischer, Mosquera, Vianen, & Manstead, 2004). The sample in this study includes 142 children (75 girls) between 50 and 80 months participated in this study. Their narratives were collected with Bretherton’s Attachment Story Completion Task (ASCT). This instrument allows access to the attachment representations through the elicitation of narratives of preschool children. The narratives were coded later according to two coding systems - attachment security and emotional expression. The results show that the mean security scores for girls are higher than boys. The results also confirm the presence of different patterns of emotional expression and regulation adopted by boys and girls in this developmental stage, as well as the influence that the quality of attachment representations has on emotional expression modulation. This gender dissonance on socio-emotional development in preschool age is discussed in the light of gender roles socialization.ISPA - Instituto UniversitárioSantos, António JoséRepositório do ISPAGuerreiro, Joana Alves dos Santos2014-04-14T14:20:54Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2782201091720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:44.216402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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