Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/9400 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António José dos Santos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
id |
RCAP_75a03b4a97759abcd076e68cd78c29fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolarVinculaçãoRegulação EmocionalEmpatiaPré-escolarAttachmentEmotional RegulationEmpathyPreschoolDissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António José dos Santos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.A teoria da vinculação remete para uma tendência inata ao ser humano para a ligação, como estratégia de sobrevivência. A qualidade da relação estabelecida entre o cuidador e a criança pode influenciar o desenvolvimento da criança e o seu funcionamento emocional ao longo da vida. Assim, a vinculação pode fornecer uma base segura para o desenvolvimento da regulação emocional e da empatia. Consoante a aquisição de representações mentais positivas de si mesmas e dos outros, a criança perceciona-se como merecedora de empatia, enquanto regula eficazmente as próprias emoções e comportamentos. A presente investigação teve como primordial objetivo analisar a relação entre a qualidade da vinculação, da regulação emocional e da empatia. Neste estudo participaram 54 crianças, com idades compreendidas entre os 4 os 6 anos. E foram aplicados os seguintes instrumentos: Attachment Story Completion Task - ASCT (Bretherton et al., 1990); Kids Empathic Development Scale -KEDS (Reid etal., 2013) e Emotion Regulation Checklist (ERC, Shields & Cichetti, 1997). Os resultados apontam para um efeito moderador da regulação emocional na relação entre a qualidade da vinculação e a empatia. Por sua vez, aquando da interação entre a vinculação com a empatia esta não se demonstra significativa.ABSTRACT: The theory of attachment refers to an innate human tendency for bonding as a survival strategy. The quality of the relationship established between the caregiver and the child can influence the child's development and emotional functioning throughout life. Therefore, attachment can provide a secure foundation for the development of emotional regulation and empathy. As the child acquires positive mental representations of themselves and others, they perceive themselves as deserving of empathy while effectively regulating their own emotions and behaviors. The primary objective of this research was to analyze the relationship between the quality of attachment, emotional regulation, and empathy. In this study, 54 children aged between 4 and 6 years participated, and the following instruments were used: Attachment Story Completion Task - ASCT (Bretherton et al., 1990); Kids Empathic Development Scale - KEDS (Reid et al., 2013); and Emotion Regulation Checklist (ERC, Shields & Cichetti, 1997). The results indicate a moderating effect of emotional regulation on the relationship between the quality of attachment and empathy. In contrast, the interaction between attachment and empathy does not show significance.Santos, António José Freitas dosRepositório do ISPAMerceano, Inês Rodrigues2024-01-05T18:47:56Z2023-12-132024-01-052023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9400TID:203447069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T02:15:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:40.619568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar |
title |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar |
spellingShingle |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar Merceano, Inês Rodrigues Vinculação Regulação Emocional Empatia Pré-escolar Attachment Emotional Regulation Empathy Preschool |
title_short |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_full |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_fullStr |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_sort |
Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar |
author |
Merceano, Inês Rodrigues |
author_facet |
Merceano, Inês Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, António José Freitas dos Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merceano, Inês Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vinculação Regulação Emocional Empatia Pré-escolar Attachment Emotional Regulation Empathy Preschool |
topic |
Vinculação Regulação Emocional Empatia Pré-escolar Attachment Emotional Regulation Empathy Preschool |
description |
Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António José dos Santos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13 2023-12-13T00:00:00Z 2024-01-05T18:47:56Z 2024-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/9400 TID:203447069 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/9400 |
identifier_str_mv |
TID:203447069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136788768358400 |