Tratados de dança em Portugal no século XVIII : o lugar da dança na sociedade da época moderna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11979 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários obtenção do grau de Mestre em História Moderna |
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Tratados de dança em Portugal no século XVIII : o lugar da dança na sociedade da época modernaTratados de dançaPortugalHistória da dançaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários obtenção do grau de Mestre em História ModernaO presente trabalho nasce da ambição de desenvolver um estudo de fundo, original, sobre os três únicos tratados de dança, escritos em português e impressos em Portugal, conhecidos para a época moderna - Arte de dançar à francesa, traduzido por José Tomás Cabreira (Lisboa: Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1760); Methodo, ou explicaçam para aprender com prfeição a dançar as contradanças, de Julio Severin Pantezze (Lisboa: Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1761); e Tratado dos principaes fundamentos da dança, de Natal Jacome Bonem (Coimbra: Officina dos Irmãos Ginhoens, 1767). A escolha deste conjunto de fontes foi incentivada por uma dedicação pessoal à prática da dança, particularmente das danças antigas. Este conhecimento e prática performativos serviram como importante mais-valia não só para a análise das descrições técnicas transmitidas pelos tratados, como para uma aproximação ao movimento e disposição corporal das danças que nos propomos estudar, O primeiro contacto com os três tratados de dança ocorreu ainda durante a licenciatura em História, num trabalho realizado para a disciplina de «História de Portugal Moderno». Durante a investigação, tomou-se evidente o contributo que o estudo da dança podia oferecer à história da cultura e das mentalidades modernas, mas foi também possível comprovar a ausência de um conhecimento sólido sobre as três fontes mencionadas, as únicas dedicadas ao ensino e à prática da dança no Portugal de Setecentos. A actual dissertação pretende contribuir para a reflexão sobre o papel da dança na sociedade dos séculos XVII e XVIII através do estudo de uma das suas primeiras formas de registo material- a tratadística da dança.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCampos, Maria Alexandra Mendes Ribeiro Canaveira de2014-04-28T13:46:21Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:45Zoai:run.unl.pt:10362/11979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:40.396078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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