Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Tiago de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18872
Resumo: O seguinte relatório tem como objetivo ilustrar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico na escola secundária Braamcamp Freire no ano 2016/2017, numa perspetiva crítica e reflexiva. O estágio pedagógico é o momento em que o aluno passa a professor e se vê confrontado com um conjunto de desafios inerente à profissão de docente. Este relatório estará dividido em três partes, a primeira tem como título “O meu estágio, onde está descrito as características gerais do mesmo. A segunda parte tem como título “Eu e os alunos”, que foca a relação desenvolvida com os mesmos ao longo do ano, as aulas de educação física e cidadania lecionadas. A terceira e última parte, “é o eu e a comunidade escolar”, que se foca na minha relação com a comunidade escolar, onde falo das tarefas da direção de turma e o projeto de investigação-ação O papel do professor não se esgota em dar aulas, é um papel muito mais abrangente e que toca em muitos domínios, daí a minha divisão neste relatório. Este ano de estágio revelou-se um ano de muita aprendizagem, essencial na minha formação tanto pessoal como profissional e tornou-me mais preparado para os desafios futuros.
id RCAP_203cff389828de1fa707f0b61ddd5bac
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp FreireEducação FísicaRelação com os alunosRelação com a comunidade escolarEstágio PedagógicoProfessorReflexãoDesporto EscolarAprendizagemFormaçãoInvestigaçãoPhysical EducationRelationship with studentsRelationship with the school communityPedagogical InternshipTeacherReflectionSports SchoolLearningFormationResearchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO seguinte relatório tem como objetivo ilustrar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico na escola secundária Braamcamp Freire no ano 2016/2017, numa perspetiva crítica e reflexiva. O estágio pedagógico é o momento em que o aluno passa a professor e se vê confrontado com um conjunto de desafios inerente à profissão de docente. Este relatório estará dividido em três partes, a primeira tem como título “O meu estágio, onde está descrito as características gerais do mesmo. A segunda parte tem como título “Eu e os alunos”, que foca a relação desenvolvida com os mesmos ao longo do ano, as aulas de educação física e cidadania lecionadas. A terceira e última parte, “é o eu e a comunidade escolar”, que se foca na minha relação com a comunidade escolar, onde falo das tarefas da direção de turma e o projeto de investigação-ação O papel do professor não se esgota em dar aulas, é um papel muito mais abrangente e que toca em muitos domínios, daí a minha divisão neste relatório. Este ano de estágio revelou-se um ano de muita aprendizagem, essencial na minha formação tanto pessoal como profissional e tornou-me mais preparado para os desafios futuros.The following report aims to illustrate the activities developed during the pedagogic stage at the Braamcamp Freire secondary school in 2016/2017, in a critical and reflective perspective. The pedagogic stage is the moment in which the student becomes a teacher and is confronted with a set of challenges inherent to the teaching profession. This report will be divided into three parts, the first is my internship, where I talk about the general characteristics of the internship place. The second part is the self and the students, which focuses on my direct relationship with students throughout the year and where I talk about teaching physical education classes, school sports and citizenship. The third and last part is the self and the school community, which focuses on my relationship with the school community, where I talk about class management tasks and the action research project. The role of the teacher does not end in teaching, it is a much more comprehensive and touches on many domains, hence my division in this report. This year of internship proved to be a year of much learning, essential in my personal as well as professional training and made me more prepared for future challenges.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaTavares, Tiago de Almeida2019-11-27T10:41:38Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18872TID:202303144pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:51.318483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
Tavares, Tiago de Almeida
Educação Física
Relação com os alunos
Relação com a comunidade escolar
Estágio Pedagógico
Professor
Reflexão
Desporto Escolar
Aprendizagem
Formação
Investigação
Physical Education
Relationship with students
Relationship with the school community
Pedagogical Internship
Teacher
Reflection
Sports School
Learning
Formation
Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire
author Tavares, Tiago de Almeida
author_facet Tavares, Tiago de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Tiago de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Relação com os alunos
Relação com a comunidade escolar
Estágio Pedagógico
Professor
Reflexão
Desporto Escolar
Aprendizagem
Formação
Investigação
Physical Education
Relationship with students
Relationship with the school community
Pedagogical Internship
Teacher
Reflection
Sports School
Learning
Formation
Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Relação com os alunos
Relação com a comunidade escolar
Estágio Pedagógico
Professor
Reflexão
Desporto Escolar
Aprendizagem
Formação
Investigação
Physical Education
Relationship with students
Relationship with the school community
Pedagogical Internship
Teacher
Reflection
Sports School
Learning
Formation
Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O seguinte relatório tem como objetivo ilustrar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico na escola secundária Braamcamp Freire no ano 2016/2017, numa perspetiva crítica e reflexiva. O estágio pedagógico é o momento em que o aluno passa a professor e se vê confrontado com um conjunto de desafios inerente à profissão de docente. Este relatório estará dividido em três partes, a primeira tem como título “O meu estágio, onde está descrito as características gerais do mesmo. A segunda parte tem como título “Eu e os alunos”, que foca a relação desenvolvida com os mesmos ao longo do ano, as aulas de educação física e cidadania lecionadas. A terceira e última parte, “é o eu e a comunidade escolar”, que se foca na minha relação com a comunidade escolar, onde falo das tarefas da direção de turma e o projeto de investigação-ação O papel do professor não se esgota em dar aulas, é um papel muito mais abrangente e que toca em muitos domínios, daí a minha divisão neste relatório. Este ano de estágio revelou-se um ano de muita aprendizagem, essencial na minha formação tanto pessoal como profissional e tornou-me mais preparado para os desafios futuros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-27T10:41:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18872
TID:202303144
url http://hdl.handle.net/10400.5/18872
identifier_str_mv TID:202303144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130188791808