Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18963 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica e projetiva sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, durante o ano letivo 2016/2017. Para a concretização deste propósito formativo há que salientar as diferentes áreas de intervenção do estágio no modo como possibilitaram o crescimento profissional através da lecionação de aulas de Educação Física, do acompanhamento de um diretor de turma, da participação num núcleo de desporto escolar e da intervenção no contexto escolar através de um projeto de investigação-ação. Ao longo do relatório serão dados a conhecer os diferentes níveis de participação e intervenção expondo as maiores dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para superar cada situação, na certeza que cada momento vivenciado ao longo do ano letivo contribuiu de forma inequívoca para a formação do meu perfil docente. Este estágio pedagógico consolidou uma visão quanto ao papel que o professor deve ter, não apenas na gestão do processo de ensino-aprendizagem da sua disciplina, mas também em todo o processo educativo promovido pela comunidade escolar. Para tal é imprescindível encarar a formação inicial como um processo que tem o seu término, mas que deve representar um ponto de passagem face à necessidade que a carreira docente apresenta de estarmos em contante atualização de forma a potenciar o sucesso educativo dos alunos. |
id |
RCAP_86672e7f48f80b8a58f73bf4839639d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireComunidade escolarDesenvolvimento de competênciasEnsino da Educação FísicaEstágio pedagógicoReflexão criticaPedagogical internshipPhysical EducationSchool communitySkills developmentReflectionDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica e projetiva sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, durante o ano letivo 2016/2017. Para a concretização deste propósito formativo há que salientar as diferentes áreas de intervenção do estágio no modo como possibilitaram o crescimento profissional através da lecionação de aulas de Educação Física, do acompanhamento de um diretor de turma, da participação num núcleo de desporto escolar e da intervenção no contexto escolar através de um projeto de investigação-ação. Ao longo do relatório serão dados a conhecer os diferentes níveis de participação e intervenção expondo as maiores dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para superar cada situação, na certeza que cada momento vivenciado ao longo do ano letivo contribuiu de forma inequívoca para a formação do meu perfil docente. Este estágio pedagógico consolidou uma visão quanto ao papel que o professor deve ter, não apenas na gestão do processo de ensino-aprendizagem da sua disciplina, mas também em todo o processo educativo promovido pela comunidade escolar. Para tal é imprescindível encarar a formação inicial como um processo que tem o seu término, mas que deve representar um ponto de passagem face à necessidade que a carreira docente apresenta de estarmos em contante atualização de forma a potenciar o sucesso educativo dos alunos.The current report aims to presente a critical reflection on the pedagogical internship implemented in the Physical Education (PE) teacher training, that took place at the Secondary School of Braamcamp Freire, in Pontinha, during the academy year 2016/2017. Concerning the teacher training achievement, one most emphasise its core áreas and lay stress on the professional growth it enabled through the teaching os PE classes, the monitoring of the class along with the class director, the participation in a Sports School Centre and finally the intervention in the school context according to na investigation-action project applied. The report will expose diferente levels of participations and it will unveil the most significant difficulties and the strategies used to overcome them, However, it must be highlighted that each experience lived during this academic year has contributed undoubtedly to my formation as teacher. This pedagogical training consolidated not only the importance of the teacher’s role in the learning teaching process, but also in the educational process endorsed by the school community. Therefore, one must face basic training as na essential procedure. Nonetheless, one must also bear in mind that teaching requires constant pedagogical updates in order to promote the educational success of students.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaPaulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha2019-12-06T10:26:17Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18963TID:202313425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:55.772357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha Comunidade escolar Desenvolvimento de competências Ensino da Educação Física Estágio pedagógico Reflexão critica Pedagogical internship Physical Education School community Skills development Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
author |
Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha |
author_facet |
Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Seruca Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade escolar Desenvolvimento de competências Ensino da Educação Física Estágio pedagógico Reflexão critica Pedagogical internship Physical Education School community Skills development Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Comunidade escolar Desenvolvimento de competências Ensino da Educação Física Estágio pedagógico Reflexão critica Pedagogical internship Physical Education School community Skills development Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica e projetiva sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, durante o ano letivo 2016/2017. Para a concretização deste propósito formativo há que salientar as diferentes áreas de intervenção do estágio no modo como possibilitaram o crescimento profissional através da lecionação de aulas de Educação Física, do acompanhamento de um diretor de turma, da participação num núcleo de desporto escolar e da intervenção no contexto escolar através de um projeto de investigação-ação. Ao longo do relatório serão dados a conhecer os diferentes níveis de participação e intervenção expondo as maiores dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para superar cada situação, na certeza que cada momento vivenciado ao longo do ano letivo contribuiu de forma inequívoca para a formação do meu perfil docente. Este estágio pedagógico consolidou uma visão quanto ao papel que o professor deve ter, não apenas na gestão do processo de ensino-aprendizagem da sua disciplina, mas também em todo o processo educativo promovido pela comunidade escolar. Para tal é imprescindível encarar a formação inicial como um processo que tem o seu término, mas que deve representar um ponto de passagem face à necessidade que a carreira docente apresenta de estarmos em contante atualização de forma a potenciar o sucesso educativo dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06T10:26:17Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18963 TID:202313425 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18963 |
identifier_str_mv |
TID:202313425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131131064352768 |