Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18963
Resumo: O presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica e projetiva sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, durante o ano letivo 2016/2017. Para a concretização deste propósito formativo há que salientar as diferentes áreas de intervenção do estágio no modo como possibilitaram o crescimento profissional através da lecionação de aulas de Educação Física, do acompanhamento de um diretor de turma, da participação num núcleo de desporto escolar e da intervenção no contexto escolar através de um projeto de investigação-ação. Ao longo do relatório serão dados a conhecer os diferentes níveis de participação e intervenção expondo as maiores dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para superar cada situação, na certeza que cada momento vivenciado ao longo do ano letivo contribuiu de forma inequívoca para a formação do meu perfil docente. Este estágio pedagógico consolidou uma visão quanto ao papel que o professor deve ter, não apenas na gestão do processo de ensino-aprendizagem da sua disciplina, mas também em todo o processo educativo promovido pela comunidade escolar. Para tal é imprescindível encarar a formação inicial como um processo que tem o seu término, mas que deve representar um ponto de passagem face à necessidade que a carreira docente apresenta de estarmos em contante atualização de forma a potenciar o sucesso educativo dos alunos.
id RCAP_86672e7f48f80b8a58f73bf4839639d7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireComunidade escolarDesenvolvimento de competênciasEnsino da Educação FísicaEstágio pedagógicoReflexão criticaPedagogical internshipPhysical EducationSchool communitySkills developmentReflectionDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica e projetiva sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, durante o ano letivo 2016/2017. Para a concretização deste propósito formativo há que salientar as diferentes áreas de intervenção do estágio no modo como possibilitaram o crescimento profissional através da lecionação de aulas de Educação Física, do acompanhamento de um diretor de turma, da participação num núcleo de desporto escolar e da intervenção no contexto escolar através de um projeto de investigação-ação. Ao longo do relatório serão dados a conhecer os diferentes níveis de participação e intervenção expondo as maiores dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para superar cada situação, na certeza que cada momento vivenciado ao longo do ano letivo contribuiu de forma inequívoca para a formação do meu perfil docente. Este estágio pedagógico consolidou uma visão quanto ao papel que o professor deve ter, não apenas na gestão do processo de ensino-aprendizagem da sua disciplina, mas também em todo o processo educativo promovido pela comunidade escolar. Para tal é imprescindível encarar a formação inicial como um processo que tem o seu término, mas que deve representar um ponto de passagem face à necessidade que a carreira docente apresenta de estarmos em contante atualização de forma a potenciar o sucesso educativo dos alunos.The current report aims to presente a critical reflection on the pedagogical internship implemented in the Physical Education (PE) teacher training, that took place at the Secondary School of Braamcamp Freire, in Pontinha, during the academy year 2016/2017. Concerning the teacher training achievement, one most emphasise its core áreas and lay stress on the professional growth it enabled through the teaching os PE classes, the monitoring of the class along with the class director, the participation in a Sports School Centre and finally the intervention in the school context according to na investigation-action project applied. The report will expose diferente levels of participations and it will unveil the most significant difficulties and the strategies used to overcome them, However, it must be highlighted that each experience lived during this academic year has contributed undoubtedly to my formation as teacher. This pedagogical training consolidated not only the importance of the teacher’s role in the learning teaching process, but also in the educational process endorsed by the school community. Therefore, one must face basic training as na essential procedure. Nonetheless, one must also bear in mind that teaching requires constant pedagogical updates in order to promote the educational success of students.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaPaulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha2019-12-06T10:26:17Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18963TID:202313425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:55.772357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha
Comunidade escolar
Desenvolvimento de competências
Ensino da Educação Física
Estágio pedagógico
Reflexão critica
Pedagogical internship
Physical Education
School community
Skills development
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
author Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha
author_facet Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Nuno Alexandre Francisco Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade escolar
Desenvolvimento de competências
Ensino da Educação Física
Estágio pedagógico
Reflexão critica
Pedagogical internship
Physical Education
School community
Skills development
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Comunidade escolar
Desenvolvimento de competências
Ensino da Educação Física
Estágio pedagógico
Reflexão critica
Pedagogical internship
Physical Education
School community
Skills development
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica e projetiva sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, durante o ano letivo 2016/2017. Para a concretização deste propósito formativo há que salientar as diferentes áreas de intervenção do estágio no modo como possibilitaram o crescimento profissional através da lecionação de aulas de Educação Física, do acompanhamento de um diretor de turma, da participação num núcleo de desporto escolar e da intervenção no contexto escolar através de um projeto de investigação-ação. Ao longo do relatório serão dados a conhecer os diferentes níveis de participação e intervenção expondo as maiores dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para superar cada situação, na certeza que cada momento vivenciado ao longo do ano letivo contribuiu de forma inequívoca para a formação do meu perfil docente. Este estágio pedagógico consolidou uma visão quanto ao papel que o professor deve ter, não apenas na gestão do processo de ensino-aprendizagem da sua disciplina, mas também em todo o processo educativo promovido pela comunidade escolar. Para tal é imprescindível encarar a formação inicial como um processo que tem o seu término, mas que deve representar um ponto de passagem face à necessidade que a carreira docente apresenta de estarmos em contante atualização de forma a potenciar o sucesso educativo dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T10:26:17Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18963
TID:202313425
url http://hdl.handle.net/10400.5/18963
identifier_str_mv TID:202313425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131131064352768