A intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica : promoção da parentalide na condição de gemelaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Catarina Mourão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43656
Resumo: Este relatório relata e analisa todas as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, de forma a permitir a aquisição de competências gerais e específicas inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A análise elaborada assentou na reflexão crítica relativa às intervenções de enfermagem desenvolvidas ao longo do estágio, de forma a promover a aquisição de competências parentais no contexto da parentalidade de gémeos e contribuir para o desenvolvimento da parentalidade positiva no contexto de internamento da criança. O estágio desenvolveu-se em locais de assistência à criança/jovem e sua família, especificamente Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Internamento de Pediatria, no período compreendido entre 6 de setembro de 2021 e 18 de dezembro de 2021. A metodologia utilizada na elaboração do relatório foi descritiva, analítica e reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica, permitindo o desenvolvimento de competências específicas na assistência à criança/jovem e família ao longo do ciclo de vida, tanto na manutenção e promoção da saúde como no tratamento da doença aguda, manutenção da doença crónica e internamento quando necessário. Este desenvolvimento ocorre com o objetivo de prestar cuidados de excelência de enfermagem e a otimização do ambiente da prática de enfermagem. O relatório apresentado demonstra aprendizagens em diversas áreas específicas da especialização em saúde infantil e pediátrica, como: parentalidade; parceria e negociação de cuidados; estratégias de comunicação com a criança/jovem e família apropriadas à idade, estádio de desenvolvimento e culturalmente sensíveis; avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil; intervenção nas doenças comuns; reconhecimento de situações de instabilidade das funções vitais e risco de morte; promoção da dignificação da morte e processos de luto; estratégias farmacológicas e não farmacológicas no alívio e controlo da dor; amamentação e promoção da vinculação. Destaca-se ainda a prestação de cuidados em situações de especial complexidade e o desenvolvimento de capacidade autorreflexiva, aliados à busca constante de novo conhecimento científico, os grandes pilares para uma prática sustentada na evidência científica atual e a aquisição das competências de enfermeiro especialista e, consequentemente, a elaboração do relatório.
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spelling A intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica : promoção da parentalide na condição de gemelaridadePaediatric nurse’s intervention : promoting twin parentingEnfermeiro especialistaCriançaCompetênciasParentalidadeGemelaridadeSpecialist nurseSkillsChildrenParentingTwinningDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório relata e analisa todas as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, de forma a permitir a aquisição de competências gerais e específicas inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A análise elaborada assentou na reflexão crítica relativa às intervenções de enfermagem desenvolvidas ao longo do estágio, de forma a promover a aquisição de competências parentais no contexto da parentalidade de gémeos e contribuir para o desenvolvimento da parentalidade positiva no contexto de internamento da criança. O estágio desenvolveu-se em locais de assistência à criança/jovem e sua família, especificamente Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Internamento de Pediatria, no período compreendido entre 6 de setembro de 2021 e 18 de dezembro de 2021. A metodologia utilizada na elaboração do relatório foi descritiva, analítica e reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica, permitindo o desenvolvimento de competências específicas na assistência à criança/jovem e família ao longo do ciclo de vida, tanto na manutenção e promoção da saúde como no tratamento da doença aguda, manutenção da doença crónica e internamento quando necessário. Este desenvolvimento ocorre com o objetivo de prestar cuidados de excelência de enfermagem e a otimização do ambiente da prática de enfermagem. O relatório apresentado demonstra aprendizagens em diversas áreas específicas da especialização em saúde infantil e pediátrica, como: parentalidade; parceria e negociação de cuidados; estratégias de comunicação com a criança/jovem e família apropriadas à idade, estádio de desenvolvimento e culturalmente sensíveis; avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil; intervenção nas doenças comuns; reconhecimento de situações de instabilidade das funções vitais e risco de morte; promoção da dignificação da morte e processos de luto; estratégias farmacológicas e não farmacológicas no alívio e controlo da dor; amamentação e promoção da vinculação. Destaca-se ainda a prestação de cuidados em situações de especial complexidade e o desenvolvimento de capacidade autorreflexiva, aliados à busca constante de novo conhecimento científico, os grandes pilares para uma prática sustentada na evidência científica atual e a aquisição das competências de enfermeiro especialista e, consequentemente, a elaboração do relatório.This report describes and analyzes all the activities that were carried during the internship to allow the acquisition of the general and specific competencies to be Paediatric Nurse. The analysis was based on a critical reflection on the nursing interventions developed throughout the internship, to promote the the competencies related to parenting twins and contribute to the development of positive parenting during the hospitalization of the children. The internship took place in clinical contexts of assistance to children/adolescents and their families, specifically the Neonatal Intensive Care Unit, Paediatric Emergency Room and Paediatric Ward, between September 6th 2021 and December 18th 2021. The methodology used in this report was descriptive, analytic, and reflexive supported by search, allowing the development of specific competencies related to the caring of a child/adolescents and family throughout the life span, maintaining and promoting health as well as providing the treatment of acute sickness, supporting in chronic illness condition and hospitalization, whenever necessary. These activities target the goal of providing excellent nursing interventions and optimizing the environment of nursing practice. This report showcases the learning in various specific areas of paediatric nursing, such as: parenting; partnership and negotiation of care; communication strategies with the child/adolescents and family age, development and culturally appropriate; evaluation of growth and infants’ development; intervention in common diseases; recognition of lifethreatening situations; promotion of death’s dignity and grieving process; pharmacologic and non-pharmacologic pain management strategies; breastfeeding and promoting binding. I would like to highlight, also, the care in especially complex situations and the development of the self-reflective ability, together with the constant search of new scientific knowledge, the great pillars of a practice supported by current scientific evidence and the gain of specialized nurse and, hence, the elaboration of the report.Berenguer, Sílvia Maria Alves CaldeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Ana Catarina Mourão2023-05-182023-022025-01-17T00:00:00Z2023-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43656TID:203468376porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:30.537731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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