Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rosa Maria Sona Tavares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9581
Resumo: A elaboração deste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Corresponde ao culminar de um período de aprendizagem e serve para documentar e reflectir acerca da minha aprendizagem e desenvolvimento de competências ao longo dos três Módulos do Estágio na Área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: Módulo I, realizado no Centro de Saúde da Senhora da Hora e os Módulo II e III, realizados no Hospital de São João, EPE, no Serviço de Pediatria Médica e nos Serviços de Neonatologia e de Urgência Pediátrica, respectivamente, no período de 19 de Abril de 2010 a 29 de Janeiro de 2011, com o total de 548 horas de contacto e 210 horas de trabalho individual. A realização do estágio teve como objectivos gerais desenvolver a capacidade de integração, mobilização e aplicação de conhecimentos na resolução de problemas e situações complexas nos diferentes contextos de actuação, reflectir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais das decisões tomadas e de conseguir comunicar as conclusões e conhecimentos aos diferentes elementos da equipa. Neste documento descrevo o meu percurso de aprendizagem/evolução ao longo dos diferentes contextos de estágio que levou à aquisição de competências necessárias para a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da Saúde Infantil e Pediatria. Para esta apresentação procedi à divisão das competências por quatro domínios de actuação (prestação de cuidados, gestão, formação e investigação) associando a cada um destes os objectivos específicos delineados para os diferentes módulos de estágios e as actividades desenvolvidas para os concretizar; efectuo também uma reflexão acerca do meu percurso que foi apoiada em pesquisa bibliográfica, de modo a fundamentar o exposto com evidência científica. Chegado ao fim este percurso considero atingidos todos os objectivos definidos bem como desenvolvidas as competências propostas pela equipa pedagógica
id RCAP_a0b238d52abf400183517dcb4b6543ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioEnfermeiro especialistaCompetênciasDesenvolvimentoCriançaFamíliaParentalidadeSpecialist nurseSkillsDevelopmentChildFamilyParentingA elaboração deste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Corresponde ao culminar de um período de aprendizagem e serve para documentar e reflectir acerca da minha aprendizagem e desenvolvimento de competências ao longo dos três Módulos do Estágio na Área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: Módulo I, realizado no Centro de Saúde da Senhora da Hora e os Módulo II e III, realizados no Hospital de São João, EPE, no Serviço de Pediatria Médica e nos Serviços de Neonatologia e de Urgência Pediátrica, respectivamente, no período de 19 de Abril de 2010 a 29 de Janeiro de 2011, com o total de 548 horas de contacto e 210 horas de trabalho individual. A realização do estágio teve como objectivos gerais desenvolver a capacidade de integração, mobilização e aplicação de conhecimentos na resolução de problemas e situações complexas nos diferentes contextos de actuação, reflectir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais das decisões tomadas e de conseguir comunicar as conclusões e conhecimentos aos diferentes elementos da equipa. Neste documento descrevo o meu percurso de aprendizagem/evolução ao longo dos diferentes contextos de estágio que levou à aquisição de competências necessárias para a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da Saúde Infantil e Pediatria. Para esta apresentação procedi à divisão das competências por quatro domínios de actuação (prestação de cuidados, gestão, formação e investigação) associando a cada um destes os objectivos específicos delineados para os diferentes módulos de estágios e as actividades desenvolvidas para os concretizar; efectuo também uma reflexão acerca do meu percurso que foi apoiada em pesquisa bibliográfica, de modo a fundamentar o exposto com evidência científica. Chegado ao fim este percurso considero atingidos todos os objectivos definidos bem como desenvolvidas as competências propostas pela equipa pedagógicaThis work arises in the context of Curricular Unit Report part of the master's degree in Child Health and Pediatrics Nursing, of the Scienc’s Health Institute, Portuguese Catholic University - Oporto. Corresponds to the end of a learning period and aims to document and reflect about my learning and skills development through the three modules of internship in the area of Child Health and Pediatrics Nursing: Module I, held at Senhora da Hora Health Center and Modules II and III, held at São João Hospital, EPE, at the Pediatric Medicine Service and at the Neonatology Service and Pediatric Urgency, respectively, between April 19th 2010 and January 29th 2011, with a total of 548 hours of contact and 210 hours of individual work. In this document I describe my process of learning and evolution through the different internship steps which led to the acquirement of the needed skills to perform specialized nursing care in the area of Child Health and Pediatrics. The achievement of internship was general objectives to develop the capacity for integration, mobilization and application of knowledge to solve complex problems and situations in different contexts of action, consider about the implications and responsibilities of ethical and social decisions and able to communicate the findings and knowledge to different team members. For this presentation I divided the skills in four domains of action (provision of care, management, training and investigation), relating to each one of this the specific objectives outlined for the different internship modules and the developed activities to fulfill them; I also reflect about my progress based on bibliographic research, in order to justify the stated with scientific evidence. At an end of this journey I consider all objectives met and the skills proposed by the pedagogical team developedFestas, ConstançaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendes, Rosa Maria Sona Tavares2012-12-11T16:12:45Z2012-0320122012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:35:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:28.722152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Mendes, Rosa Maria Sona Tavares
Enfermeiro especialista
Competências
Desenvolvimento
Criança
Família
Parentalidade
Specialist nurse
Skills
Development
Child
Family
Parenting
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Mendes, Rosa Maria Sona Tavares
author_facet Mendes, Rosa Maria Sona Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Festas, Constança
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rosa Maria Sona Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiro especialista
Competências
Desenvolvimento
Criança
Família
Parentalidade
Specialist nurse
Skills
Development
Child
Family
Parenting
topic Enfermeiro especialista
Competências
Desenvolvimento
Criança
Família
Parentalidade
Specialist nurse
Skills
Development
Child
Family
Parenting
description A elaboração deste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Corresponde ao culminar de um período de aprendizagem e serve para documentar e reflectir acerca da minha aprendizagem e desenvolvimento de competências ao longo dos três Módulos do Estágio na Área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: Módulo I, realizado no Centro de Saúde da Senhora da Hora e os Módulo II e III, realizados no Hospital de São João, EPE, no Serviço de Pediatria Médica e nos Serviços de Neonatologia e de Urgência Pediátrica, respectivamente, no período de 19 de Abril de 2010 a 29 de Janeiro de 2011, com o total de 548 horas de contacto e 210 horas de trabalho individual. A realização do estágio teve como objectivos gerais desenvolver a capacidade de integração, mobilização e aplicação de conhecimentos na resolução de problemas e situações complexas nos diferentes contextos de actuação, reflectir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais das decisões tomadas e de conseguir comunicar as conclusões e conhecimentos aos diferentes elementos da equipa. Neste documento descrevo o meu percurso de aprendizagem/evolução ao longo dos diferentes contextos de estágio que levou à aquisição de competências necessárias para a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da Saúde Infantil e Pediatria. Para esta apresentação procedi à divisão das competências por quatro domínios de actuação (prestação de cuidados, gestão, formação e investigação) associando a cada um destes os objectivos específicos delineados para os diferentes módulos de estágios e as actividades desenvolvidas para os concretizar; efectuo também uma reflexão acerca do meu percurso que foi apoiada em pesquisa bibliográfica, de modo a fundamentar o exposto com evidência científica. Chegado ao fim este percurso considero atingidos todos os objectivos definidos bem como desenvolvidas as competências propostas pela equipa pedagógica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11T16:12:45Z
2012-03
2012
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/9581
url http://hdl.handle.net/10400.14/9581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131754065297408