Erro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio,Ana Cristina
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Lourenço,Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200005
Resumo: Este artigo apresenta um estudo empírico sobre o erro educacional fundamental (Lourenço, 1994) em contexto educativo e familiar. Os participantes foram 96 crianças (i.e., 48 do 1.º ano e 48 do 4.º ano de escolaridade), os seus professores (N=96) e os seus pais (N=192; i.e., 96 mães e 96 pais). Cada um dos participantes foi confrontado, primeiro, com histórias de transgressão e de adesão moral, pró-social e académica e solicitado, depois, a escolher entre sanccionar o protagonista da transgressão e elogiar o protagonista da adesão ou cumprimento da norma. Os resultados mostram (1) que o erro educacional fundamental foi cometido tanto pelas crianças como pelos seus educadores (i.e., pais, mães e professores); (2) que esse erro tende a aumentar com o nível de escolaridade da criança; (3) que esse erro é mais prevalente no domínio moral que nos domínios pró-social e académico; e (4) que mesmo no domínio académico, um domínio deaspiração por excelência, ocorre ainda uma forte componente de moralidade do dever (i.e., de erro educacional fundamental).
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