O nordestino no cinema: a construção de identidades e a mediação de saberes a partir de filmes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Deleon Souto Freitas da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8311
Resumo: Muito mais que mero entretenimento, no cinema encontramos riquezas potenciais inerentes ao processo do ensino-aprendizagem. Desse modo, a presente pesquisa teve o objetivo de investigar as contribuições do cinema na construção de identidade e na mediação de saberes, problematizando e refletindo a utilização de filmes enquanto ferramentas educativas. Para apoiar teoricamente, buscou-se a contribuição de Bardin (1977), Duarte (2002), Freire (1987, 1992 e 2005), Hall (2006), Morin (2001) e Vygotsky (1989), entre outros referenciados no corpo desta dissertação. A metodologia tratou de uma pesquisa qualitativa, que propôs apresentar como os professores participantes buscam estabelecer um diálogo entre a possibilidade didática do cinema e suas dimensões sociais na produção de conhecimentos. Foram convidados 37 professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano) que, através de questionário online, dispuseram suas percepções sobre a relação estabelecida entre o cinema e a educação. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que, mesmo sem o auxílio de metodologias direcionadas, os professores fazem a utilização dos filmes na escola e apostam em suas relações na contribuição da formação de identidades sociais.
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