O nordestino no cinema: a construção de identidades e a mediação de saberes a partir de filmes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8311 |
Resumo: | Muito mais que mero entretenimento, no cinema encontramos riquezas potenciais inerentes ao processo do ensino-aprendizagem. Desse modo, a presente pesquisa teve o objetivo de investigar as contribuições do cinema na construção de identidade e na mediação de saberes, problematizando e refletindo a utilização de filmes enquanto ferramentas educativas. Para apoiar teoricamente, buscou-se a contribuição de Bardin (1977), Duarte (2002), Freire (1987, 1992 e 2005), Hall (2006), Morin (2001) e Vygotsky (1989), entre outros referenciados no corpo desta dissertação. A metodologia tratou de uma pesquisa qualitativa, que propôs apresentar como os professores participantes buscam estabelecer um diálogo entre a possibilidade didática do cinema e suas dimensões sociais na produção de conhecimentos. Foram convidados 37 professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano) que, através de questionário online, dispuseram suas percepções sobre a relação estabelecida entre o cinema e a educação. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que, mesmo sem o auxílio de metodologias direcionadas, os professores fazem a utilização dos filmes na escola e apostam em suas relações na contribuição da formação de identidades sociais. |
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O nordestino no cinema: a construção de identidades e a mediação de saberes a partir de filmesMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOCINEMARECURSOS EDUCATIVOSIDENTIDADE SOCIALPEDAGOGIAAUDIOVISUALEDUCATIONCINEMAEDUCATIONAL RESOURCESSOCIAL IDENTITYPEDAGOGYAUDIOVISUALMuito mais que mero entretenimento, no cinema encontramos riquezas potenciais inerentes ao processo do ensino-aprendizagem. Desse modo, a presente pesquisa teve o objetivo de investigar as contribuições do cinema na construção de identidade e na mediação de saberes, problematizando e refletindo a utilização de filmes enquanto ferramentas educativas. Para apoiar teoricamente, buscou-se a contribuição de Bardin (1977), Duarte (2002), Freire (1987, 1992 e 2005), Hall (2006), Morin (2001) e Vygotsky (1989), entre outros referenciados no corpo desta dissertação. A metodologia tratou de uma pesquisa qualitativa, que propôs apresentar como os professores participantes buscam estabelecer um diálogo entre a possibilidade didática do cinema e suas dimensões sociais na produção de conhecimentos. Foram convidados 37 professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano) que, através de questionário online, dispuseram suas percepções sobre a relação estabelecida entre o cinema e a educação. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que, mesmo sem o auxílio de metodologias direcionadas, os professores fazem a utilização dos filmes na escola e apostam em suas relações na contribuição da formação de identidades sociais.More than mere entertainment, in the movies we find potential riches inherent in the teaching-learning process. Thus, the present research had the objective of researching the contributions of cinema in the construction of identity and mediation of knowledge, problematizing and reflecting the use of films as educational tools. To support theoretically, we seek the contribution of Bardin (1977), Duarte (2002), Freire (1987, 1992 e 2005), Hall (2006), Morin (2001) and Vygotsky (1989), among others referenced in the body of this dissertation. The methodology was based on a qualitative research, which proposed the participating teachers seek to establish a dialogue between the didactic possibility of cinema and its social dimensions in the production of knowledge. Thirty seven teachers from elementary school final series were invited through an online questionnaire to present their perceptions about the relationship established between cinema and education. Finally, the results of this research point out that, even without the use of directed methodologies, teachers make use of the films in school and bet on their relationships in the contribution of the formation of social identities.2017-11-24T14:47:14Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8311TID:201723379porSilva, Deleon Souto Freitas dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:15.928164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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