As representações do rio Douro no Cinema de Manoel de Oliveira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6925 |
Resumo: | Desde a sua primeira obra, Douro, Faina Fluvial (1931) que o cineasta Manoel de Oliveira criou uma percurso artístico, temático e estético que é a todos os níveis único. A relação entre a paisagem – natural e humana - e o cinema estabelece um campo de complexa construção estética no cinema de Manoel de Oliveira. Ao longo da sua obra, o realizador portuense filmou o Douro, o rio da cidade onde nasceu, atribuindo a este um conjunto de representações cinematográficas, que exigem uma análise atenta tanto no plano da história e do contexto socio-cultural como no da construção formal. Delimitando como objecto de estudo o conjunto de filmes de Manoel de Oliveira onde o Douro aparece representado, propomo-nos estudar de modo sistematizado e compreender os modos como o rio se inscreve em toda a sua obra e as consequentes implicações culturais e cinematográficas. |
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As representações do rio Douro no Cinema de Manoel de OliveiraMESTRADO EM COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIAAUDIOVISUALCOMUNICAÇÃOCINEMACINEMA PORTUGUÊSCOMMUNICATIONPORTUGUESE CINEMAAUDIOVISUALCINEMAOLIVEIRA, MANOEL DEDesde a sua primeira obra, Douro, Faina Fluvial (1931) que o cineasta Manoel de Oliveira criou uma percurso artístico, temático e estético que é a todos os níveis único. A relação entre a paisagem – natural e humana - e o cinema estabelece um campo de complexa construção estética no cinema de Manoel de Oliveira. Ao longo da sua obra, o realizador portuense filmou o Douro, o rio da cidade onde nasceu, atribuindo a este um conjunto de representações cinematográficas, que exigem uma análise atenta tanto no plano da história e do contexto socio-cultural como no da construção formal. Delimitando como objecto de estudo o conjunto de filmes de Manoel de Oliveira onde o Douro aparece representado, propomo-nos estudar de modo sistematizado e compreender os modos como o rio se inscreve em toda a sua obra e as consequentes implicações culturais e cinematográficas.Since his first masterpiece, Douro, Faina Fluvial (1931), the filmmaker Manoel de Oliveira created one artistic, thematic and aesthetic path that is unique at all the levels. The relation between the landscape – natural and human - and the cinema reveals itself as complex aesthetic field in the cinema of Manoel de Oliveira.. Throughout his work, the director filmed the river of the city where he was born, attributing to this a set of cinematographic representations, that require a careful analysis. Analyzing the Manoel de Oliveira films where Douro appears on the stage,we try to understand the ways in which the river are inserted in all his work and the consequent cultural and cinematic implications.2016-04-19T19:29:58Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6925TID:201404109porSilva, Mário Rui Magalhães dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:32.915531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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