As representações do rio Douro no Cinema de Manoel de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mário Rui Magalhães da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6925
Resumo: Desde a sua primeira obra, Douro, Faina Fluvial (1931) que o cineasta Manoel de Oliveira criou uma percurso artístico, temático e estético que é a todos os níveis único. A relação entre a paisagem – natural e humana - e o cinema estabelece um campo de complexa construção estética no cinema de Manoel de Oliveira. Ao longo da sua obra, o realizador portuense filmou o Douro, o rio da cidade onde nasceu, atribuindo a este um conjunto de representações cinematográficas, que exigem uma análise atenta tanto no plano da história e do contexto socio-cultural como no da construção formal. Delimitando como objecto de estudo o conjunto de filmes de Manoel de Oliveira onde o Douro aparece representado, propomo-nos estudar de modo sistematizado e compreender os modos como o rio se inscreve em toda a sua obra e as consequentes implicações culturais e cinematográficas.
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