Liderança escolar no caleidoscópio de atores escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rogério Afonso Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2576
Resumo: A temática da liderança tem vindo a estar na ordem do dia por ser alvo de um interesse crescente e de bastante investigação, sobretudo nas últimas quatro décadas. A globalização da elisão social tem vindo a acentuar a desvinculação e o descomprometimento dos poderes relativamente ao ideal executivo da sustentabilidade que é humanidade. Perante esta globalização a Escola emerge como farol e bússola a funcionarem permanentemente como laboratórios de vida da Família Planetária Organizada onde se aprende a aprender a encontrar caminhos de esperança, descortinando um mundo feito de dinâmicas de poder e de relação cada vez mais impercetíveis e encriptadas. Nesta Escola, por natureza, feita de interdependências e de verdades individuais, compete à Liderança Escolar congregar autonomias na heteronomia de inteligência geral. (Monteiro, 2015) Esta investigação, estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo, pretende perspetivar a liderança escolar de topo de identidade mais ampla. Para tal: a) procedeu-se a uma revisão da literatura da qual resultou um quadro concetual decantado e naturalmente perspético; b) foi lido e analisado o Projeto de Intervenção do Diretor; e c) foram aplicados os questionários Leadership Practices Inventory – Self e Observer (Fourth Edition, 2013), desenvolvidos por Kouzes e Posner aos quais foram acrescentadas questões de enquadramento que identificam os casos. Os questionários foram administrados eletronicamente, usando a plataforma freeonlinesurveys, ao diretor, aos 19 educadores, aos 117 docentes, aos 8 assistentes técnicos, aos 37 assistentes operacionais, a uma amostra estratificada de 73 alunos e a uma amostra estratificada de 73 pais/encarregados de educação. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico SPSS 22.0 e foi feita uma análise de conteúdo do Projeto de Intervenção do Diretor. A análise triangular dos resultados sugere um novo ponto de partida dado que esta indica que os perfis de liderança escolar de topo pedem enquadramento num novo conceito de liderança: Liderança Ecossistémica Aprendente.
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