A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674 |
Resumo: | O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL - Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional. |
id |
UFRN_f42314182d8880b239042045af31b471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30674 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cabral, Rodrigo Raniere XavierGuimaraes, Patricia Borba VilarFilho, Antonio AlvesChagas, Marcio Marreiro DasFeitor, Carlos David Cequeira2020-11-25T21:26:10Z2020-11-25T21:26:10Z2020-09-28CABRAL, Rodrigo Raniere Xavier. A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL - Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional.The leadership process is an extremely important aspect in the organizational environment, whether it is influencing employee satisfaction in the work environment or increasing their engagement in the tasks assigned to them. Indeed, the convergence of such factors, which are the result of effective leadership, contributes greatly to the achievement of the objectives that are defined by an organization. Although leadership can manifest itself at any level of the institutional structure, the maxim that the “example starts at the top”applies strongly when it comes to the occurrence of this social phenomenon in the top management of an organization. From this perspective, it wasintended to investigate the adherence of senior management at the Federal University of Rio Grande do Norte -UFRN regarding the exemplary leadership practices postulated by theorists and professors on the theme James Kouzes and Barry Posner. The verification of this intention was made through the instrument of psychometric properties that they developed, called LPI-Leadership Practices Inventory, and through which it waspossible to obtain the perception of both the leaders themselves and their followers as to the frequency with which they are engaged in five major practices that define an effectiveand transformationalleader at the peak of his performance. This research was characterized as an applied, descriptive and quantitative study. Her sample was defined by the simple criterion that the units of analysis needed to belong to the senior management of UFRN, represented by the pro-rectories. As a result, the final amount of this sampling was the sum of 07 pro-rectors (leaders) and 110 employees (followers) of these higher units. After analyzing the set of responses obtained, based on statistical calculations and the transformational theory of leadership supported by the authors mentioned, the results showed that UFRN's top management is at a good level of commitment to exemplary practices of this type of leadership, but with room to increase it. In addition, significant divergences were found within the two main perceptions investigated (leaders and followers), which also signaled an opportunityfor UFRN to invest in the development of said leadership. As a contribution to this favorable scenario observed at UFRN, a booklet of good leadership practices was proposed that serves both to motivate or, at least, to awaken the interest of leaders' self-development, as well as to support the creation or improvement of specific training actions for their managers and even some greater and structuring institutional intent with regard to leadership practices to be pursued towards better organizational effectivenessUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilProcesso de liderançaLiderança na alta gestãoLiderança eficazPráticas de liderança exemplaresLiderança universitáriaLiderança transformacionalLeadership processLeadership in top managementEffective leadershipExemplary leadership practicesUniversity leadershipTransformational leadershipA liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdfapplication/pdf2762073https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/1/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdff1694b64bfd598303279585de1e89d2aMD51TEXTRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txtRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain310611https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/2/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txt988ecc94502b0ae95eccad5653ea0b9eMD52THUMBNAILRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpgRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/3/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpg138913c3bcdb08ac730198bd0d4e828fMD53123456789/306742020-11-29 04:46:47.99oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior |
title |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior |
spellingShingle |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior Cabral, Rodrigo Raniere Xavier Processo de liderança Liderança na alta gestão Liderança eficaz Práticas de liderança exemplares Liderança universitária Liderança transformacional Leadership process Leadership in top management Effective leadership Exemplary leadership practices University leadership Transformational leadership |
title_short |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior |
title_full |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior |
title_fullStr |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior |
title_full_unstemmed |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior |
title_sort |
A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior |
author |
Cabral, Rodrigo Raniere Xavier |
author_facet |
Cabral, Rodrigo Raniere Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Guimaraes, Patricia Borba Vilar |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Filho, Antonio Alves |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Chagas, Marcio Marreiro Das |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Rodrigo Raniere Xavier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitor, Carlos David Cequeira |
contributor_str_mv |
Feitor, Carlos David Cequeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de liderança Liderança na alta gestão Liderança eficaz Práticas de liderança exemplares Liderança universitária Liderança transformacional Leadership process Leadership in top management Effective leadership Exemplary leadership practices University leadership Transformational leadership |
topic |
Processo de liderança Liderança na alta gestão Liderança eficaz Práticas de liderança exemplares Liderança universitária Liderança transformacional Leadership process Leadership in top management Effective leadership Exemplary leadership practices University leadership Transformational leadership |
description |
O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL - Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-25T21:26:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-25T21:26:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CABRAL, Rodrigo Raniere Xavier. A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674 |
identifier_str_mv |
CABRAL, Rodrigo Raniere Xavier. A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/1/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/2/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/3/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1694b64bfd598303279585de1e89d2a 988ecc94502b0ae95eccad5653ea0b9e 138913c3bcdb08ac730198bd0d4e828f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832770282684416 |