A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Rodrigo Raniere Xavier
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674
Resumo: O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL - Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional.
id UFRN_f42314182d8880b239042045af31b471
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30674
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cabral, Rodrigo Raniere XavierGuimaraes, Patricia Borba VilarFilho, Antonio AlvesChagas, Marcio Marreiro DasFeitor, Carlos David Cequeira2020-11-25T21:26:10Z2020-11-25T21:26:10Z2020-09-28CABRAL, Rodrigo Raniere Xavier. A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL - Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional.The leadership process is an extremely important aspect in the organizational environment, whether it is influencing employee satisfaction in the work environment or increasing their engagement in the tasks assigned to them. Indeed, the convergence of such factors, which are the result of effective leadership, contributes greatly to the achievement of the objectives that are defined by an organization. Although leadership can manifest itself at any level of the institutional structure, the maxim that the “example starts at the top”applies strongly when it comes to the occurrence of this social phenomenon in the top management of an organization. From this perspective, it wasintended to investigate the adherence of senior management at the Federal University of Rio Grande do Norte -UFRN regarding the exemplary leadership practices postulated by theorists and professors on the theme James Kouzes and Barry Posner. The verification of this intention was made through the instrument of psychometric properties that they developed, called LPI-Leadership Practices Inventory, and through which it waspossible to obtain the perception of both the leaders themselves and their followers as to the frequency with which they are engaged in five major practices that define an effectiveand transformationalleader at the peak of his performance. This research was characterized as an applied, descriptive and quantitative study. Her sample was defined by the simple criterion that the units of analysis needed to belong to the senior management of UFRN, represented by the pro-rectories. As a result, the final amount of this sampling was the sum of 07 pro-rectors (leaders) and 110 employees (followers) of these higher units. After analyzing the set of responses obtained, based on statistical calculations and the transformational theory of leadership supported by the authors mentioned, the results showed that UFRN's top management is at a good level of commitment to exemplary practices of this type of leadership, but with room to increase it. In addition, significant divergences were found within the two main perceptions investigated (leaders and followers), which also signaled an opportunityfor UFRN to invest in the development of said leadership. As a contribution to this favorable scenario observed at UFRN, a booklet of good leadership practices was proposed that serves both to motivate or, at least, to awaken the interest of leaders' self-development, as well as to support the creation or improvement of specific training actions for their managers and even some greater and structuring institutional intent with regard to leadership practices to be pursued towards better organizational effectivenessUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilProcesso de liderançaLiderança na alta gestãoLiderança eficazPráticas de liderança exemplaresLiderança universitáriaLiderança transformacionalLeadership processLeadership in top managementEffective leadershipExemplary leadership practicesUniversity leadershipTransformational leadershipA liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdfapplication/pdf2762073https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/1/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdff1694b64bfd598303279585de1e89d2aMD51TEXTRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txtRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain310611https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/2/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txt988ecc94502b0ae95eccad5653ea0b9eMD52THUMBNAILRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpgRodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/3/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpg138913c3bcdb08ac730198bd0d4e828fMD53123456789/306742020-11-29 04:46:47.99oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
title A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
spellingShingle A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
Cabral, Rodrigo Raniere Xavier
Processo de liderança
Liderança na alta gestão
Liderança eficaz
Práticas de liderança exemplares
Liderança universitária
Liderança transformacional
Leadership process
Leadership in top management
Effective leadership
Exemplary leadership practices
University leadership
Transformational leadership
title_short A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
title_full A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
title_fullStr A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
title_full_unstemmed A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
title_sort A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
author Cabral, Rodrigo Raniere Xavier
author_facet Cabral, Rodrigo Raniere Xavier
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guimaraes, Patricia Borba Vilar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Filho, Antonio Alves
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Chagas, Marcio Marreiro Das
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Rodrigo Raniere Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
contributor_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de liderança
Liderança na alta gestão
Liderança eficaz
Práticas de liderança exemplares
Liderança universitária
Liderança transformacional
Leadership process
Leadership in top management
Effective leadership
Exemplary leadership practices
University leadership
Transformational leadership
topic Processo de liderança
Liderança na alta gestão
Liderança eficaz
Práticas de liderança exemplares
Liderança universitária
Liderança transformacional
Leadership process
Leadership in top management
Effective leadership
Exemplary leadership practices
University leadership
Transformational leadership
description O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL - Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T21:26:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-25T21:26:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CABRAL, Rodrigo Raniere Xavier. A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674
identifier_str_mv CABRAL, Rodrigo Raniere Xavier. A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/1/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/2/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30674/3/RodrigoRaniereXavierCabral_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1694b64bfd598303279585de1e89d2a
988ecc94502b0ae95eccad5653ea0b9e
138913c3bcdb08ac730198bd0d4e828f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117634447114240