Mal-estar docente e supervisão pedagógica: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Joana Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1122
Resumo: O presente trabalho consiste no resultado da investigação conducente ao título de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, e intitula-se “Mal – estar docente e Supervisão Pedagógica: uma proposta de intervenção”. Pretendemos aqui olhar o fenómeno do mal-estar docente nas suas diferentes dimensões, perceber as suas causas e consequências, interessando-nos não apenas conhecê-las, mas apontando estratégias para minorá-las. Depois de uma análise cuidada dos dados resultantes do inquérito aplicado, elaboramos e apresentamos uma alternativa à formação tradicional de professores, que passa pela atuação ao nível da pessoalidade de cada docente, das relações interpessoais e das emoções, colocada em prática a partir de um conjunto de oficinas, cuja planificação é apresentada em detalhe, no final do trabalho. Explicitamos neste documento a justificativa para a realização da nossa proposta, o estado da arte, a metodologia adotada, os instrumentos de investigação, a planificação da intervenção que utilizamos para a persecução dos nossos objetivos e, finalmente, o modelo de avaliação a adotar. O documento está dividido em três partes: uma primeira, dedicada ao estado da arte, a segunda, que apresenta a metodologia posta em prática e na qual levamos a cabo um diagnóstico de necessidades de formação e a terceira parte, que consiste na planificação da formação propriamente dita (pressupostos teóricos que sustentam as oficinas e avaliação). A Supervisão Pedagógica consiste no ponto de partida desta pesquisa. Como referencial teórico trabalhamos a temática do mal-estar docente, os seus indicadores e consequências, sustentada pelo conceito de identidade e a sua evolução no âmbito da docência, bem como exploramos o conceito de stress e desgaste profissional dos professores. Para o desenvolvimento do plano das oficinas estudamos a temática da dinâmica de grupos e tentamos aglutinar experiências anteriores dos investigadores, advindas dos conhecimentos em Literatura para a Infância e da Psicomotricidade Relacional, que surge aqui proposta como estratégia de intervenção e promoção de atitudes de coping no contexto de escola, de forma a torná-las mais diversificadas e motivadoras para qualquer grupo que as possa vir a realizar.
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Depois de uma análise cuidada dos dados resultantes do inquérito aplicado, elaboramos e apresentamos uma alternativa à formação tradicional de professores, que passa pela atuação ao nível da pessoalidade de cada docente, das relações interpessoais e das emoções, colocada em prática a partir de um conjunto de oficinas, cuja planificação é apresentada em detalhe, no final do trabalho. Explicitamos neste documento a justificativa para a realização da nossa proposta, o estado da arte, a metodologia adotada, os instrumentos de investigação, a planificação da intervenção que utilizamos para a persecução dos nossos objetivos e, finalmente, o modelo de avaliação a adotar. O documento está dividido em três partes: uma primeira, dedicada ao estado da arte, a segunda, que apresenta a metodologia posta em prática e na qual levamos a cabo um diagnóstico de necessidades de formação e a terceira parte, que consiste na planificação da formação propriamente dita (pressupostos teóricos que sustentam as oficinas e avaliação). A Supervisão Pedagógica consiste no ponto de partida desta pesquisa. Como referencial teórico trabalhamos a temática do mal-estar docente, os seus indicadores e consequências, sustentada pelo conceito de identidade e a sua evolução no âmbito da docência, bem como exploramos o conceito de stress e desgaste profissional dos professores. Para o desenvolvimento do plano das oficinas estudamos a temática da dinâmica de grupos e tentamos aglutinar experiências anteriores dos investigadores, advindas dos conhecimentos em Literatura para a Infância e da Psicomotricidade Relacional, que surge aqui proposta como estratégia de intervenção e promoção de atitudes de coping no contexto de escola, de forma a torná-las mais diversificadas e motivadoras para qualquer grupo que as possa vir a realizar.This paper is a proposal for action - research and intervention, leading to a Master's Degree in Education - Specialization in Educational Supervision, and is entitled "Teacher malaise and Supervision: a training proposal” What we wish to present is an alternative to traditional teacher training, which involves the performance level of each teacher's personality, interpersonal relationships and emotions, carried out by a set of practical workshops, which planning is presented in detail, at the end of the paper. Explained in this document is the rationale for conducting the work, the results of previously conducted literature review, methodology adopted and the instruments of investigation and intervention that we have used for the pursuit of our objetives and, finally, the evaluation model to adopt. Supervision is the starting point for this research. Our theoretical approach encompasses the theme of teacher malaise, its consequences and indicators, supported by the concept of identity and its evolution in the teaching as well as explores the concept of stress and burnout of teachers. This document explains the reason for the accomplishment of our proposal, the state of the art, methodology, research tools, planning the intervention we used for the pursuit of our objetives and, finally, the evaluation model to adopt. The document is divided into three parts: the first one, dedicated to the state of the art, the second, which presents the methodology implemented and in which we carry out a training needs analysis and the third part, which consists of the itself planning of the training such (theoretical assumptions underpinning the workshops and evaluation). In order to plan the development of the workshops, we have conducted researches on group dynamics and past experiences of the researchers, such as children's literature and Relational Psychomotricity as an intervention strategy and promotion of attitudes of coping in the context of school, in an attempt to make the workshops more diverse and motivating for any group that might embrace them.2012-04-27T11:16:49Z2013-05-20T14:05:16Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1122porFigueiredo, Joana Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.597363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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