Estágio na divisão de desenvolvimento territorial da Câmara Municipal da Lourinhã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7943 |
Resumo: | presente relatório tem como objetivo apresentar o Estágio Curricular desenvolvido na Câmara Municipal da Lourinhã, no período compreendido entre 8 de setembro de 2021 e 23 de agosto de 2022, com a finalidade de se obter o grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Durante as 1640 horas de estágio foram executadas diversas tarefas, principalmente relacionadas com a gestão das redes sociais VisitLourinha.ig e com a organização dos eventos desenvolvidos pelo município, tais como as Quinzenas Gastronómicas e a Animação de Natal, mais à frente, no relatório, descritas em pormenor. Seguindo uma linha condutora lógica o relatório é composto, em termos estruturais, por oito capítulos, onde, inicialmente, será feita a contextualização do relatório, através da introdução, onde serão explicados os principais objetivos do estágio e o âmbito em que este se encontra inserido. De seguida será apresentada a revisão de literatura, desenvolvendo uma análise resumida da área de conhecimento em questão, mencionando tópicos como Turismo e Marketing. Posteriormente é feita uma contextualização histórica e geográfica do Concelho da Lourinhã, de modo a dá-lo a conhecer, juntamente com a sua oferta turística. Segue-se a caracterização da entidade de acolhimento, onde será detalhada a sua composição hierárquica e social e subsequentemente a sua repartição em divisões. Esta contextualização é seguida pela descrição do estágio, incluindo os seus objetivos, o local onde este se desenvolveu e as tarefas que foram realizadas durante o mesmo. Mais tarde, é feita uma análise crítica em conjunto com as propostas de melhoria a aplicar em futuros estágios na Câmara Municipal da Lourinhã. Posteriormente, serão propostos temas a serem desenvolvidos por futuros estagiários. Por fim, será apresentada a conclusão, onde será feita a consolidação das considerações finais e um balanço geral da experiência de estágio. Destacam-se como principais objetivos do estágio curricular a aplicação prática de todo o saber teórico adquirido através da formação académica, em especial, durante o decorrer do mestrado, complementando-as por intermédio do contacto com a realidade da área de formação, sendo neste caso em particular a área do Marketing e Promoção Turística; assim como a criação de hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade, facilitando o processo de integração profissional. O estágio revelou-se uma oportunidade para enriquecimento pessoal, não só pelo contacto com o mercado de trabalho, como também pela interação com o consumidor final. Destas resultaram o desenvolvimento de novas competências, assim como o aprimoramento das aprendizagens feitas no decorrer do curso. Desta forma, pode-se afirmar que os principais contributos do estágio, sob o ponto de vista do marketing e promoção turística, denotam-se na capacidade de gerir a imagem de marca de um destino, promovendo a sua oferta turística recorrendo principalmente às redes sociais como o Instagram e à imprensa. Para além da gestão promocional da marca, o estágio permitiu entender e explorar as estratégias e os modelos utilizados pela entidade no que toca à sua política de comunicação. Dentro deste aspeto foi também possível perceber que aspetos poderiam ser alvo de alterações, melhorando a estratégia em execução, com base na interpretação do mercado de consumo. |
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Estágio na divisão de desenvolvimento territorial da Câmara Municipal da LourinhãMarketingTurismoMarketing digitalRedes sociaisEventosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispresente relatório tem como objetivo apresentar o Estágio Curricular desenvolvido na Câmara Municipal da Lourinhã, no período compreendido entre 8 de setembro de 2021 e 23 de agosto de 2022, com a finalidade de se obter o grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Durante as 1640 horas de estágio foram executadas diversas tarefas, principalmente relacionadas com a gestão das redes sociais VisitLourinha.ig e com a organização dos eventos desenvolvidos pelo município, tais como as Quinzenas Gastronómicas e a Animação de Natal, mais à frente, no relatório, descritas em pormenor. Seguindo uma linha condutora lógica o relatório é composto, em termos estruturais, por oito capítulos, onde, inicialmente, será feita a contextualização do relatório, através da introdução, onde serão explicados os principais objetivos do estágio e o âmbito em que este se encontra inserido. De seguida será apresentada a revisão de literatura, desenvolvendo uma análise resumida da área de conhecimento em questão, mencionando tópicos como Turismo e Marketing. Posteriormente é feita uma contextualização histórica e geográfica do Concelho da Lourinhã, de modo a dá-lo a conhecer, juntamente com a sua oferta turística. Segue-se a caracterização da entidade de acolhimento, onde será detalhada a sua composição hierárquica e social e subsequentemente a sua repartição em divisões. Esta contextualização é seguida pela descrição do estágio, incluindo os seus objetivos, o local onde este se desenvolveu e as tarefas que foram realizadas durante o mesmo. Mais tarde, é feita uma análise crítica em conjunto com as propostas de melhoria a aplicar em futuros estágios na Câmara Municipal da Lourinhã. Posteriormente, serão propostos temas a serem desenvolvidos por futuros estagiários. Por fim, será apresentada a conclusão, onde será feita a consolidação das considerações finais e um balanço geral da experiência de estágio. Destacam-se como principais objetivos do estágio curricular a aplicação prática de todo o saber teórico adquirido através da formação académica, em especial, durante o decorrer do mestrado, complementando-as por intermédio do contacto com a realidade da área de formação, sendo neste caso em particular a área do Marketing e Promoção Turística; assim como a criação de hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade, facilitando o processo de integração profissional. O estágio revelou-se uma oportunidade para enriquecimento pessoal, não só pelo contacto com o mercado de trabalho, como também pela interação com o consumidor final. Destas resultaram o desenvolvimento de novas competências, assim como o aprimoramento das aprendizagens feitas no decorrer do curso. Desta forma, pode-se afirmar que os principais contributos do estágio, sob o ponto de vista do marketing e promoção turística, denotam-se na capacidade de gerir a imagem de marca de um destino, promovendo a sua oferta turística recorrendo principalmente às redes sociais como o Instagram e à imprensa. Para além da gestão promocional da marca, o estágio permitiu entender e explorar as estratégias e os modelos utilizados pela entidade no que toca à sua política de comunicação. Dentro deste aspeto foi também possível perceber que aspetos poderiam ser alvo de alterações, melhorando a estratégia em execução, com base na interpretação do mercado de consumo.This report aims to present the Curricular Internship developed at the Municipality of Lourinhã, in the period between September 8th, 2021, and August 23rd, 2022, with the purpose of obtaining the degree of Master’s in Marketing and Tourism Promotion by the School of Tourism and Maritime Technology. During the 1640 hours of internship, several tasks were performed, mainly related to the management of the VisitLourinha.ig social networks and the organization of the events developed by the municipality, such as the Gastronomic Fortnight and Christmas Animation, later, in the report, described in detail. Following a logical guiding line, the report is composed, in structural terms, of eight chapters, where, initially, the report will be contextualized, through the introduction, where the main objectives of the internship and the scope in which it is inserted will be explained. The literature review will be presented below, developing a summary analysis of the area of knowledge in question, mentioning topics such as Tourism and Marketing. Later is made a historical and geographical contextualization of the Municipality of Lourinhã, in order to make it known, along with its tourist offer. The following aspect is the characterization of the host entity, where its hierarchical and social composition will be detailed and subsequently its divisional distribution. This contextualization is followed by the description of the internship, including its objectives, the place where it was developed and the tasks that were performed during the internship. Later, a critical analysis is made in conjunction with the suggestions of improvement to be applied in future internships in the Municipality of Lourinhã. Later, there will be proposed different themes to be developed by future trainees. Finally, the conclusion will be presented, where the final considerations will be consolidated, and a general balance of the internship experience will be made. The practical application of all theoretical knowledge acquired through academic training, especially during the master's degree, complementing them through contact with the reality of the training area, in this case, is highlighted, as well as the creation of work habits and a sense of responsibility, facilitating the process of professional integration. The internship proved to be an opportunity for personal enrichment, not only by contact with the labor market, but also by interaction with the final consumer. These resulted in the development of new skills, as well as the improvement of the learning made during the course. Thus, it can be affirmed that the main contributions of the internship, from the point of view of marketing and tourism promotion, are denoted in the ability to manage the brand image of a destination, promoting its tourist offer using mainly social networks such as Instagram and the press. In addition to the promotional management of the brand, the internship allowed us to understand and explore the strategies and models used by the entity regarding its communication policy. Within this respect it was also possible to see which aspects could be changed, improving the strategy in place, based on the interpretation of the consumer market.Almeida, Nuno Miguel CastanheiraIC-OnlineBernardino, Mariana Santos2022-12-15T19:31:43Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7943TID:203124626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:16Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:45.844571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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