Análise quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos do Ensino Secundário (2006-2011)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8872 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
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Análise quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos do Ensino Secundário (2006-2011)AvaliaçãoDesempenhoClassificaçõesExames nacionaisSérie temporalDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no SecundárioA presente investigação pretende realizar a análise do desempenho dos alunos internos do ensino secundário de 2006 a 2011, com base nos pressupostos subjacentes ao estudo doutoral de Carla Martinho (2009). Para se conseguir efetuá-la, os objetivos propostos para a consecução deste trabalho foram assentes na distinção e diferenciação desse desempenho por subsistema, por tipo de curso e por disciplina e regiões. O estudo englobou todos os registos dos alunos internos que nos seis anos em análise efetuaram exames nacionais, 1.642.940 registos. Foi constituída uma base dados para esse efeito com o intuito de conter todas as informações relevantes de cada um dos registos, para permitir a realização deste trabalho. Na sua estrutura, cada linha correspondente a cada registo continha alguns campos tais como os referentes ao ano de realização do exame, ao subsistema a que pertence o aluno, o código da escola onde realizou o exame e o seu nome, o código do exame realizado e o nome da disciplina correspondente, o código de distrito a que pertence a escola e o seu nome, a classificação interna final (CIF) e a classificação em exame (CE). A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa com cariz longitudinal, integrando as variáveis relativas às classificações internas e externas. Todas as técnicas aplicadas na análise efetuada neste trabalho, visaram a obtenção de respostas fiáveis e que possam ser validadas. Da análise global resultante das conclusões a que se chegaram neste estudo, é possível constatar que independentemente da especificidade de cada uma das análises realizadas nas dimensões consideradas, os alunos apresentam melhores desempenhos nas avaliações internas do que nas externas. Ao longo dos seis anos existiu estabilidade nas referidas classificações por disciplina – região, embora sejam diferentes entre si. Constatou-se que o distrito de proveniência dos alunos bem como a disciplina a que realizaram exame influencia o seu desempenho.Faculdade de Ciências e TecnologiaMatos, José Manuel Leonardo deRUNGaspar, Ilídio José Pereira Paias2013-02-22T11:12:14Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:49Zoai:run.unl.pt:10362/8872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:29.586067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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