Avaliação da qualidade dos exames de Biologia e Geologia do ensino secundário português
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200011 |
Resumo: | Resumo Os resultados dos alunos portugueses no exame de Biologia e Geologia têm revelado uma situação grave de insucesso ao longo dos anos, com classificações médias muito baixas e taxas de reprovação excessivamente elevadas. Na opinião dos professores, as principais causas de insucesso relacionam-se com o elevado grau de complexidade do exame. Assim, é importante analisar a validade e a qualidade técnica desses exames para aferir se esses instrumentos de avaliação estão a contribuir negativamente para o insucesso dos alunos. Neste contexto, realizou-se esta investigação qualitativa, de análise documental com recurso a análise de conteúdo. Analisaram-se dois exames de Biologia e Geologia (critério de seleção: provas com os melhores e os piores resultados) nas dimensões: Área disciplinar por ano (o exame avalia as áreas de Biologia e Geologia); Tipo de questão; Dimensões do Ensino das Ciências; Taxonomia de Bloom: Dimensão do Processo Cognitivo e Dimensão do Conhecimento. Conclui-se que os exames são cognitivamente exigentes, sendo que a maioria das questões avalia categorias superiores do processo cognitivo (aplicação e análise) de conhecimento conceptual. Esta investigação demonstra a falta de validade e fiabilidade dos exames de Biologia e Geologia, assim como vários problemas de qualidade técnica. |
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Avaliação da qualidade dos exames de Biologia e Geologia do ensino secundário portuguêsBiologia e GeologiaEducação em ciênciasAvaliaçãoAvaliação externaExames nacionaisResumo Os resultados dos alunos portugueses no exame de Biologia e Geologia têm revelado uma situação grave de insucesso ao longo dos anos, com classificações médias muito baixas e taxas de reprovação excessivamente elevadas. Na opinião dos professores, as principais causas de insucesso relacionam-se com o elevado grau de complexidade do exame. Assim, é importante analisar a validade e a qualidade técnica desses exames para aferir se esses instrumentos de avaliação estão a contribuir negativamente para o insucesso dos alunos. Neste contexto, realizou-se esta investigação qualitativa, de análise documental com recurso a análise de conteúdo. Analisaram-se dois exames de Biologia e Geologia (critério de seleção: provas com os melhores e os piores resultados) nas dimensões: Área disciplinar por ano (o exame avalia as áreas de Biologia e Geologia); Tipo de questão; Dimensões do Ensino das Ciências; Taxonomia de Bloom: Dimensão do Processo Cognitivo e Dimensão do Conhecimento. Conclui-se que os exames são cognitivamente exigentes, sendo que a maioria das questões avalia categorias superiores do processo cognitivo (aplicação e análise) de conhecimento conceptual. Esta investigação demonstra a falta de validade e fiabilidade dos exames de Biologia e Geologia, assim como vários problemas de qualidade técnica.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200011Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200011Lopes,TeresaPrecioso,Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:13Zoai:scielo:S0871-91872022000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:32.724799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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