Brincar no espaço público: (Re)qualificação do Bairro das Nogueiras, Teixoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Philippi Müller
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13750
Resumo: O Bairro das Nogueiras está inserido na freguesia do Teixoso, no Município da Covilhã. Construído no ano de 2002, numa zona periférica da freguesia e da própria cidade, este possui um total de 134 fogos destinados à habitação social municipal. A comunidade que ali vive enfrenta diversos problemas de exclusão econômica-social e demanda a criação de espaços públicos de qualidade para o convívio coletivo. Com uma abordagem teóricoprática, esta investigação em arquitetura tem como objetivo a aplicação de uma experiência projetual relacionada ao “brincar” que visa fortalecer laços entre a comunidade do Bairro das Nogueiras. A partir do que foi estudado, essa experiência de projeto visa delinear uma base para possíveis futuras aplicações, por exemplo um projeto mais desenvolvido. Atualmente, as novas tecnologias detêm um grande peso na vida das crianças. Este fator leva com que elas permaneçam em ambientes fechados na maior parte do tempo, problema que se agravou com a pandemia do COVID-19. É bastante consensual que o brincar no espaço público é benéfico, pois favorece o desenvolvimento motor do indivíduo e a sua relação com o meio em que habita. Nessa perspectiva, pretende-se projetar um conjunto de espaços lúdicos no Bairro das Nogueiras, onde as crianças possam vivenciar e expandir a sua imaginação. Para isso, a participação das crianças, através de um laboratório realizado no local de intervenção, gerou momentos de aprendizagem, inclusão e interação entre a comunidade. Espera-se assim que a influência das crianças no desenho destes espaços possibilite um ambiente mais saudável, mais seguro e, não menos importante: concebido com o ponto de vista do utilizador.
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