O videocast na rádio : o caso do programa Wi-Fi da RFM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio, Sofia Brás Baptista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34259
Resumo: A rádio tem sido um dos meios de comunicação que mais tem sofrido alterações devido à internet e à existência dos media sociais. Apesar de muitos considerarem que a rádio estaria a morrer, este medium foi um dos que mais se reinventou ao longo das últimas décadas. A rádio tem criado modos e modelos de comunicação, deixando de ser apenas um medium sonoro e passou a ser um medium de som, de texto, de imagem e de vídeo o que fez emergir um novo conteúdo - o videocast. O interesse por este conteúdo levou à concretização deste trabalho, o qual resulta de um estágio curricular na empresa Grupo Renascença, na RFM, realizado entre junho e dezembro de 2019, na área de produção do programa Wi-Fi. Os objetivos deste estudo foram compreender se o conteúdo videocast é importante/benéfico ou não à rádio e aos seus profissionais, assim como se os ouvintes/seguidores da rádio consomem este tipo de conteúdo. Deste modo, foram definidas duas questões de investigação “De que forma é que o programa Wi-Fi da RFM utiliza o videocast como estratégia de aproximação ao público?” e “Quais as alterações introduzidas na produção radiofónica em sequência da utilização do videocast pelos profissionais?”. Para a dar resposta às questões de investigação foi realizado um estudo exploratório com recurso à observação e análise de 19 videocast e a entrevistas aos profissionais da rádio do programa Wi-Fi. Com este estudo exploratório pode concluir-se que o videocast se tornou um conteúdo essencial e importante para o programa Wi-Fi bem como para os ouvintes. O videocast é de fácil produção e edição, para além de que mostra o que acontece no interior do estúdio, tanto o que é transmitido “on air” como o que ocorrer “off air”, levando a que haja mais interesse por parte do público em ver o conteúdo.
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