O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elsa Daniela Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63751
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_20842702a57255bccf2c1515031ca500
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversalPiccolo in the initiation of the learning of the fluteAprendizagemEnsinoFlauta transversalFlautimIniciaçãoFluteInitiationLearningTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, incidindo nos grupos de recrutamento M19 (Flauta Transversal) e M32 (Classes de Conjunto). O estágio decorreu no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga no ano letivo 2017/2018, supervisionado pelo Professor Doutor Nuno Aroso. A intervenção realizada teve como principal objetivo verificar a viabilidade do uso do Flautim na iniciação da aprendizagem da flauta transversal, com base em material didático já existente para este regime e na criação de novas técnicas para ajudar os alunos a adquirirem as competências musicais mais facilmente e de uma maneira mais cómoda. Na fase de observação, foram elaborados relatórios individuais de cada aula, expondo os conteúdos programáticos abordados, as dificuldades ou facilidades técnicas apresentadas pelos alunos, as metodologias adotadas bem como o ambiente e a relação criada entre professor e aluno, contribuindo assim para obter uma maior evolução. Numa segunda fase, foram idealizadas um conjunto de atividades pedagógicas para realizar nas aulas da Prática de Ensino Supervisionada, devidamente planificadas, onde foram abordados os principais aspetos técnicos, como manuseamento do instrumento, postura, embocadura e sonoridade, dedilhação e articulação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados consistiram em relatórios e grelhas de observação de aulas, entrevistas às alunas intervenientes no projeto e ao professor cooperante, e um questionário aos professores de Flauta Transversal de todo o país. Os resultados observados foram satisfatórios, verificando-se uma melhor adaptação ao instrumento e uma melhoria no desenvolvimento da aprendizagem, provando que o Flautim pode ser uma alternativa viável.This report was realized within the scope of the Curriculum Internship of the Master in Music Teaching of the University of Minho, focusing on the recruitment groups M19 (Transverse Flute) and M32 (Ensemble Classes). The internship took place at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga in 2017/2018, supervised by Professor Doctor Nuno Aroso. The main objective of this intervention was to verify the viability of using the Piccolo in the initiation of the learning of the Flute, based on existing didactic material for this regime and the creation of new techniques to help students acquire musical skills more easily and in a more comfortable way. In the observation phase, individual reports were made in each class exposing the contents approached, the technical facilities and difficulties presented by the students, the adopted methodologies as well as the environment and the relationship created between teacher and student, thus contributing to a greater evolution. In a second phase, a set of pedagogical activities were conceived to be carried out in the Supervised Teaching Practice classes, duly planned, which addressed the main technical aspects, such as instrument handling, posture, mouth and sound, fingering and articulation. The instruments used for data collection consisted in observation reports and grids, interviews with the project students and the cooperative teacher, and a questionnaire for Flute teachers from across the country. The observed results were satisfactory, verifying a better instrument adaptation and an increased development in learning, proving that Piccolo can be a viable alternative.Aroso, NunoUniversidade do MinhoCosta, Elsa Daniela Ferreira da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63751por202353125info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:43.927145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
Piccolo in the initiation of the learning of the flute
title O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
spellingShingle O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
Costa, Elsa Daniela Ferreira da
Aprendizagem
Ensino
Flauta transversal
Flautim
Iniciação
Flute
Initiation
Learning
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
title_full O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
title_fullStr O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
title_full_unstemmed O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
title_sort O flautim na iniciação à aprendizagem da flauta transversal
author Costa, Elsa Daniela Ferreira da
author_facet Costa, Elsa Daniela Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aroso, Nuno
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elsa Daniela Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Flauta transversal
Flautim
Iniciação
Flute
Initiation
Learning
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Ensino
Flauta transversal
Flautim
Iniciação
Flute
Initiation
Learning
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63751
url http://hdl.handle.net/1822/63751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202353125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132469828517888