A substituição da fife pelo flautim como instrumento de iniciação à flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portovedo, Mariana da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14878
Resumo: O presente Relatório de Estágio é constituído pela descrição do trabalho ao longo do ano letivo 2018/2019 na Academia de Música de Costa Cabral, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de Instrumento - flauta transversal. Além disto, a minha experiência enquanto docente tem-me levantado dúvidas e desafios aos quais procuro continuamente dar resposta, sendo que, um dos mais frequentes é a adaptação inicial ao instrumento, pela sua natureza pouco ergonómica. Por essa razão, o conteúdo de investigação deste relatório é inspirado nessa problemática e tem como objetivo reunir informação e possíveis soluções a ser aplicadas no futuro. O relatório está dividido em três capítulos. No primeiro é apresentada a Academia de Música de Costa Cabral, assim como caracterizada a sua instituição, a equipa de docentes e não docentes existente, a sua oferta educativa e, especificamente, a disciplina de Flauta Transversal. O segundo capítulo é dedicado à Prática de Ensino Supervisionada, onde além de ser apresentado e contextualizado o meu percurso na academia, se inclui a caracterização do perfil escolar e psicológico dos alunos com quem trabalhei, um exemplo de registo de observação e de lecionação e, para concluir, a devido balanço geral do trabalho realizado ao longo do ano. Por fim, o terceiro capítulo, de natureza teórica, traduz-se num projeto de investigação. Com a realização do mesmo, pretendo propor o flautim como alternativa de instrumento introdutório à flauta transversal já que, como é devidamente fundamentado no capítulo III, as soluções que se põem em prática atualmente não anulam na totalidade os problemas que podem diminuir a qualidade do ensino e aprendizagem da flauta na infância. A metodologia utilizada recai, essencialmente, sobre a reflexão de um trabalho de observação e dos resultados de um inquérito destinado a outros professores, comparando-os e fundamentando-os com a revisão da literatura previamente elaborada.
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